Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Também no ECMWF...

A partir de dia 10 parece-me haver uma perturbação em altitude na P.I. Para além de que as apostas nunca são perfeitas, pode sempre acontecer alguma coisa, o que faz ser ainda mais desafiante.

Até ao fim de semana está garantido o calor. A partir daí, como dizes, os modelos mostram uma depressão em altitude a desenvolver-se que pode "baralhar" as contas. Dependendo da posição e trajetória da mesma, podemos ter (ou não) um alívio, pelo menos temporário, das temperaturas. Às vezes precipitamo-nos ao ver cartas com calor "eterno", assumindo que daqui a 10/15 dias vai estar um forno, mas a tal distância por vezes tudo muda num instante. Para já, parece-me um evento significativo de calor, pela sua possível durabilidade, mas ainda está para se saber o quão "durável" será.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,182
Local
Belas
Até ao fim de semana está garantido o calor. A partir daí, como dizes, os modelos mostram uma depressão em altitude a desenvolver-se que pode "baralhar" as contas. Dependendo da posição e trajetória da mesma, podemos ter (ou não) um alívio, pelo menos temporário, das temperaturas. Às vezes precipitamo-nos ao ver cartas com calor "eterno", assumindo que daqui a 10/15 dias vai estar um forno, mas a tal distância por vezes tudo muda num instante. Para já, parece-me um evento significativo de calor, pela sua possível durabilidade, mas ainda está para se saber o quão "durável" será.
Tu foste o vencedor das últimas apostas :p Vai pensado na estação que queres ahah
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,458
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais uma onda de calor cansativa a abusar da secura que o país já leva. Vão ser dias dificeis para os serviços da Proteção Civil.

Estranho é o AA continuamente a passar dos 1040 hPa nos meses de Verão, isto tem que ser estudado...

Dias 8 e 9 parecem ser apontados como os mais quentes, porventura e para o fórum não adormecer se calhar fazíamos uma aposta de temperaturas? @Gilmet @David sf o que acham?


Dia 7 lá está ele em força, 1040 hPa

2d3twrQ.gif
 

RP20

Cirrus
Registo
26 Ago 2021
Mensagens
96
Local
Alto Minho
Na altura que escrevi, o que praticamente todos os modelos estavam a dar para o Alentejo e Ribatejo eram 40/42 ºC ou mais, durante mais de 6/7 dias seguidos, aliado a mínimas tropicais. Excluíndo o GFS com os seus 45/47 graus.
Ter 40/43 graus, durante 7 dias consecutivos (Mínimo), com mínimas de 20/23 é muito quente e poucos anos temos isso no Alentejo. Perigoso para a saúde pública claramente.
Vivi numa casa em Évora, sem ar condicionado, numa semana destas em 2017, com calor acima de 40 vários dias, e mínimas de 20/22. E não é brincadeira nenhuma. Basicamente eram 5 banhos por noite, custar a adormecer, acordar a meio da noite, dormir 4 ou 5 horas por dia no máximo, vários dias seguidos. Com muito frio, é colocar mais mantas na cama e pelo menos, dormir, consegue-se.

Em Portugal tem-se calor extremo (Ou quase..). Frio extremo não existe por cá.
Sobre haver exageros de todas as partes (Os que gostam de frio, ou de calor), concordo contigo.
Frio extremo não existe por cá?

Começou nos finais de Dezembro de 2020 e só terminou em 17 ou 18 de Janeiro de 2021, uma extrema onda de frio que não me recordo, Braga chegou aos -7ºC e foram semanas inteiras com fortes geadas.
Frio extremo também mata e se calhar mais que calor, mas aí talvez ninguém reclamou por aqui.
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Para quem acha que em Portugal nunca faz muito frio , experimente um dia visitar o planalto mirandês em dias de nevoeiro gelado , com temperaturas máximas negativas , muitas vezes prolongando - se por vários dias . Onde uma pessoa se sair do carro ou de casa sem umas boas luvas , sente as mãos a congelar rapidamente . Claro que se nos quisermos comparar com a Sibéria , nunca vai fazer muito frio ( nem aqui nem em boa parte da Europa ) . Infelizmente , este fórum tem poucos membros ativos do extremo norte , parece que o Portugal Meteorológico só existe do rio Douro para baixo .
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Frio extremo não existe por cá?

Começou nos finais de Dezembro de 2020 e só terminou em 17 ou 18 de Janeiro de 2021, uma extrema onda de frio que não me recordo, Braga chegou aos -7ºC e foram semanas inteiras com fortes geadas.
Frio extremo também mata e se calhar mais que calor, mas aí talvez ninguém reclamou por aqui.

É verdade , concordo plenamente . O problema é que neste fórum só conta do rio Douro para baixo .
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)

Casaquinho que é bom

Mas já vi que poderá haver uma tendência ascendente.

Dia 11, a iso 23° aos 850hpa bem próxima do grupo oriental. (ECM)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Mais uma onda de calor cansativa a abusar da secura que o país já leva. Vão ser dias dificeis para os serviços da Proteção Civil.

Estranho é o AA continuamente a passar dos 1040 hPa nos meses de Verão, isto tem que ser estudado...

Dias 8 e 9 parecem ser apontados como os mais quentes, porventura e para o fórum não adormecer se calhar fazíamos uma aposta de temperaturas? @Gilmet @David sf o que acham?
Nunca esquecer que proteção civil somos todos...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,990
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
na verdade nao me lembro de previsões de tantos dias seguidos a rondar os 40 e com mínimas tropicais. :eek: para quem tem de trabalhar na rua tb vai ser o inferno...
Se não passaste pela de 2003, então pode ser (e eu espero que não, obviamente) que vejas o quão desagradável foi para todo nós.
Não desejo a ninguém, foram cerca de 15 dias de sufoco, noites de calor interminável, dias tórridos - e eu não me posso queixar por aí além, pois estou numa das zonas mais temperadas do país em que as noites ainda podem ser relativamente frescas. Muito raramente tenho mínimas tropicais, por vezes nem uma tenho anualmente.

A pressão sobre a rede eléctrica pode ser um desafio, não temos carvão, e as barragens estão esmifradas. Se passarmos sem apagões vai ser muito bom...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.