Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,229
Local
loule-caldeirao

"El investigador también recuerda que, en su último informe, el Panel Intergubernamental del Cambio Climático (IPCC) sí alertó de que la célula de Hadley, un patrón atmosférico de circulación que 'desemboca' en el anticiclón de las Azores se está desplazando, subiendo de latitud."

Esta frase final diz tudo!
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
O IPMA piorou a previsão 10 dias. Pôs mais 1ºC todos os dias sobre a anterior previsão, a começar na quarta-feira. :(
Isto é só o exemplo de Lisboa/Oriente. Vai ser um gasto de energia astronómico, com o ar condicionado. E com as eólicas provavelmente quase paradas, como é habitual nestas situações.

A1hEGP4.jpg
Não é bem assim. Tal como está aí demonstrado, o vento de NO ainda deverá ajudar a refrescar ao final do dia, pelo menos até sábado. Naturalmente quanto mais perto do mar melhor. Por acaso nesta última saída, o GFS está bem mais ameno para Lisboa.
 
Última edição:

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Mesmo com os cortes nas temperaturas acho que era interessante fazermos um concurso de apostas nas temperaturas
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
O IPMA piorou a previsão 10 dias. Pôs mais 1ºC todos os dias sobre a anterior previsão, a começar na quarta-feira. :(
Isto é só o exemplo de Lisboa/Oriente. Vai ser um gasto de energia astronómico, com o ar condicionado. E com as eólicas provavelmente quase paradas, como é habitual nestas situações.

A1hEGP4.jpg
Como é sequer possível máximas de 40º em Lisboa com vento moderado de noroeste?
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,182
Local
Belas
Como é sequer possível máximas de 40º em Lisboa com vento moderado de noroeste?
Não se esqueçam que nesses dias o vento só ataca mesmo ao final da tarde, quando já foi possível atingir-se os 40ºC. Durante o dia o vento deve ser variável.

Eu se for possível vou fugir para Sintra nesses dias :lol:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Se não passaste pela de 2003, então pode ser (e eu espero que não, obviamente) que vejas o quão desagradável foi para todo nós.
Não desejo a ninguém, foram cerca de 15 dias de sufoco, noites de calor interminável, dias tórridos - e eu não me posso queixar por aí além, pois estou numa das zonas mais temperadas do país em que as noites ainda podem ser relativamente frescas. Muito raramente tenho mínimas tropicais, por vezes nem uma tenho anualmente.

A pressão sobre a rede eléctrica pode ser um desafio, não temos carvão, e as barragens estão esmifradas. Se passarmos sem apagões vai ser muito bom...
Tinha 3 anos nessa altura e a única imagem que me vem à memória é de ver um enorme clarão na serra de São Mamede, devido ao grande incêndio que ocorreu. Acredito que também se tenha passado muito mal porque foi um longo período com temperaturas extremas, mas em relação a isso não me recordo de nada, como é normal. Amareleja com mais de 15 dias acima dos 40ºC, Elvas com mais de 10. Em termos de mínimas, Portalegre teve cerca de 10 dias acima dos 25ºC. :wacko:
No entanto, nesse ano, o período entre janeiro e abril não foi mau em termos de precipitação, segundo o boletim. Este ano foi péssimo. Neste momento, aqui no Alto Alentejo, a água das pequenas barragens e dos pegos que se vão aguentando nas ribeiras, está a desaparecer a olhos vistos, penso que vou assistir a um cenário de seca que ainda nunca presenciei.
Situação sem precedentes. Para além de ter chovido mesmo muito pouco, ter um verão com longos períodos de calor extremo era aquilo que menos precisávamos, mas este ano é mesmo para colocar tudo à prova.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
Não se esqueçam que nesses dias o vento só ataca mesmo ao final da tarde, quando já foi possível atingir-se os 40ºC. Durante o dia o vento deve ser variável.

Eu se for possível vou fugir para Sintra nesses dias :lol:
Ah, assim já faz mais sentido...
Mas como é que o IPMA calcula o índice da força do vento para o dia, faz a máxima dos valores horários? É que no sábado, por exemplo, só está previsto 3 horas de vento moderado para Lisboa enquanto as restantes serão de vento fraco e isso resume-se a "dia de vento moderado"? Não me parece ser a forma ideal de resumir...
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ah, assim já faz mais sentido...
Mas como é que o IPMA calcula o índice da força do vento para o dia, faz a máxima dos valores horários? É que no sábado, por exemplo, só está previsto 3 horas de vento moderado para Lisboa enquanto as restantes serão de vento fraco e isso resume-se a "dia de vento moderado"? Não me parece ser a forma ideal de resumir...
Não há nenhuma solução perfeita, normalmente opta-se por mostrar a solução mais relevante, que neste caso são os moderados. Penso ser essa a lógica. Quem quiser mais detalhe ao longo do dia, consegue consultar da forma que o fizeste.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
Não há nenhuma solução perfeita, normalmente opta-se por mostrar a solução mais relevante, que neste caso são os moderados. Penso ser essa a lógica. Quem quiser mais detalhe ao longo do dia, consegue consultar da forma que o fizeste.
Sim, eu concordo que não há uma solução perfeita mas, para o caso do vento, a média não seria melhor que a máxima?
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Sim, eu concordo que não há uma solução perfeita mas, para o caso do vento, a média não seria melhor que a máxima?
Meter uma velocidade média não faz muito sentido. Imagina uma situação de temporal a aparecer no final do dia, em que tens vento fraco o dia todo e depois um pico com 70 km/h. Esse valor seria completamente suavizada pela média, e daria uma ideia errada da situação. Claro que há várias situações possíveis, mas automatizar um produto tem essa desvantagem. Por isso, eu acho aceitável que se opte pela solução mais importante, com mais impacto. Para mais detalhes, o utilizador tem de os procurar, e estão muito facilmente acessíveis.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.