Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vem aí um rio atmosférico?
Ver anexo 1510

Não chega cá, fica pelos Açores. A crista anticiclónica que desce do anticiclone das Ilhas Britânicas até à Madeira nada deixa passar para Leste.

ildmmU9.gif


b48A1NU.gif
pp7Exg7.gif
0yUh0Jy.gif
jiNINxE.gif
1UYyuv6.gif
 


tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Trovoada no Sahara :trovao::D:palmas:
2a8bfa8c407c404f.jpg
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Boas,
Interessantes as previsões dos modelos para o início de Maio com aguaceiros e trovoadas e temperaturas normais para a época.
Posteriormente poderemos ter uma situação mais estável com temperaturas agradáveis e tempo seco.
Assim sendo os primeiros 10 dias de Maio poderá vir a ser caracterizado por temperaturas bem acima do normal(média).
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Boas,
Dia quentinho por aqui... Com cerca de 29c.
Em relação às previsões ainda alguma incerteza mas parece que a partir do dia 4 Maio as temperaturas irão subir paulatinamente e roçarao os 30c a partir do dia 6 Maio.
Recordo que o normal para este mês é de cerca de 20 a 21c a norte e centro e no sul cerca de 23 a 24c.
Resumindo olhando as previsões pelo menos os primeiros 10 dias serão bem acima da média!
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
vem aí o calor em força....
Quanto a trovoadas, nem me lembro do ultimo ano que houve trovoadas de Maio. Sao uma raridade as trovoadas em Portugal, quando noutras décadas vinham sempre, mais ou menos conforme os anos, mas trovoadas nao faltavam. Tantas que houve no passado, às vezes varias em dias seguidos- desde ha uns anos desapareceram de forma consistente de Portugal as trovoadas.
Vamos ver se é este ano que ha trovados em Maio na Zona Oeste.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
vem aí o calor em força....
Quanto a trovoadas, nem me lembro do ultimo ano que houve trovoadas de Maio. Sao uma raridade as trovoadas em Portugal, quando noutras décadas vinham sempre, mais ou menos conforme os anos, mas trovoadas nao faltavam. Tantas que houve no passado, às vezes varias em dias seguidos- desde ha uns anos desapareceram de forma consistente de Portugal as trovoadas.
Vamos ver se é este ano que ha trovados em Maio na Zona Oeste.

O GFS na saída de hoje das 06z põe para Lisboa zero de precipitação e praticamente zero de CAPE até dia 19. :dry:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
GFS 18z: 0,0 mm até dia 19, todos os distritos do Mondego para sul. :rolleyes: O GFS esqueceu-se que estamos em Maio, mês das trovoadas.
Também se deve ter esquecido que estamos em Maio e não em Junho tal como se olha para as previsões, e vê se para os próximos 15 dias temperaturas bem acima do normal, em muitos dos casos ultrapassando até os 30c.
Recordo que o normal para o mês pela normal 71-00, a mesma oscila entre os 20 a 24c.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
depois se calhar, ja no tempo da praia, vamos ter um Junho ou Julho fresco. Isto esta tudo trocado. ja estou como os velhos...
Eu tenho uma opinião bem oposta dessa e acho que este verão vai ser como 2015, 2016 ou 2017 - verões bem quentes um pouco por todo o país. 2020 também foi extremamente quente, mas só no Interior, já que no litoral oeste foi fresco devido à nortada. :hehe:

A realidade é que nada impede de que haja verões extremamente quentes, e vendo o gráfico das anomalias do período quente em Portugal não vejo tendência de diminuição de temperatura! :unsure:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.