Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
No Algarve em Julho de 2005 tínhamos Mira com mais água, assim como Bravura. No Arade tínhamos Funcho e Arade quase secos, mas não havia Odelouca ainda..
Em Odeleite e Beliche estava bem pior do que actualmente.
Portanto não é comparável pois muita coisa mudou com Odelouca
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Bem... que exagero. Mas é que nem há sequer comparação. 2005, 2012 e 2022 continuam no pódio.

Valores da estação de Faro:

2005

Janeiro: 0 mm
Fevereiro: 8 mm
Março: 14,6 mm
Abril: 0,9 mm
Maio: 14,6 mm
Junho: 1,9 mm

Até junho desse ano 64% do território estava em seca extrema, 33% em seca severa e 16% em seca moderada.

2012

Janeiro: 12,3 mm
Fevereiro: 0 mm
Março: 33,9 mm
Abril: 27,8 mm
Maio: 5,1 mm
Junho: 0 mm

Até junho desse ano 56% do território estava em seca extrema, 24% em seca severa, 16% em seca moderada e 4% em seca fraca.

Este ano a situação é bem melhor. E mesmo que chova pouco até junho, a situação continuará a ser bem melhor em comparação com os anos que referi.
Epah desculpa lá mas eu não quero saber de classificações anuais para nada! Muito menos o indíce PDSI.O PDSI não tem em conta os níveis armazenados em barragens e muito menos os valores dos aquíferos. Continuas a ter um déficit que se acentua de ano para ano independentemente se a classificação oficial é de seca fraca, moderada, severa ou extrema.
E qualquer das formas a este ritmo rapidamente se passa para seca severa e depois seca extrema com o avançar do Verão.
A chave aqui é termos anos secos sucessivos e ainda mais após um ano dos mais secos de sempre!
Mas pronto fizeste um bom apanhado dos anos secos ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Epah desculpa lá mas eu não quero saber de classificações anuais para nada! Muito menos o indíce PDSI.O PDSI não tem em conta os níveis armazenados em barragens e muito menos os valores dos aquíferos. Continuas a ter um déficit que se acentua de ano para ano independentemente se a classificação oficial é de seca fraca, moderada, severa ou extrema.
E qualquer das formas a este ritmo rapidamente se passa para seca severa e depois seca extrema com o avançar do Verão.
A chave aqui é termos anos secos sucessivos e ainda mais após um ano dos mais secos de sempre!
Mas pronto fizeste um bom apanhado dos anos secos ;)
Aqui, nem cheguei aos 300 mm ainda. No final de Fevereiro anda tudo entre os 300 e os 400 mm, tirando um ou outro ponto da serra, mas abaixo dos valores médios, fora o calor previsto nesta última semana de Março que mais parece Maio e basta olhar para as alfarrobeiras que este ano, vão dar muita pouca alfarroba e tem sido anos seguidos em que a quebra de produção vai acentuando de ano para ano, desde 2021, no meu caso é assim.

Ninguém no Algave, a nível de política fala na seca, mas até ao Verão vão falar outra vez e nada fazem para resolver.

O Algarve não precisa de mais barragens, se Odelouca nunca encheu desde que foi construída e Beliche e Odeleite não enche desde Março de 2018, ou seja, 5 anos, a obra do Pomarão é para ontem.

A seca nem acabou em Dezembro ainda existia zonas em seca fraca, no final de Março se não tiveres zonas no Algarve e Baixo Alentejo em seca severa não andará muito longe.

Se Abril e Maio falharem e existir temperaturas elevadas, no final de Maio ou Junho já terás seca extrema no Sul.
 
Última edição:

Younger Dryas

Nimbostratus
Registo
8 Nov 2019
Mensagens
957
Local
...
Bonita formação

1679758123057.png
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Aqui, nem cheguei aos 300 mm ainda. No final de Fevereiro anda tudo entre os 300 e os 400 mm, tirando um ou outro ponto da serra, mas abaixo dos valores médios, fora o calor previsto nesta última semana de Março que mais parece Maio e basta olhar para as alfarrobeiras que este ano, vão dar muita pouca alfarroba e tem sido anos seguidos em que a quebra de produção vai acentuando de ano para ano, desde 2021, no meu caso é assim.

Ninguém no Algave, a nível de política fala na seca, mas até ao Verão vão falar outra vez e nada fazem para resolver.

O Algarve não precisa de mais barragens, se Odelouca nunca encheu desde que foi construída e Beliche e Odeleite não enche desde Março de 2018, ou seja, 5 anos, a obra do Pomarão é para ontem.

A seca nem acabou em Dezembro ainda existia zonas em seca fraca, no final de Março se não tiveres zonas no Algarve e Baixo Alentejo em seca severa não andará muito longe.

Se Abril e Maio falharem e existir temperaturas elevadas, no final de Maio ou Junho já terás seca extrema no Sul.
Mantendo-se este padrão quase se pode dizer que é o fim da agricultura de subsistência para muitos. Só grandes projectos com acesso a água poderão ter sucesso. Ainda agora as árvores estão a tentar recuperar do ano passado e já está em vista uma seca Primaveril. As árvores estão tentando recuperar a parte arbustiva e para o ano, quiça seria produtivo. Mínimo dos minímos temos de ter 100mm até 31 Maio!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Pode ser que em julho caiam uns 200mm no sul, não deve ser assim tão difícil. :D:unsure::facepalm:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
-> https://correiodosacores.pt/NewsDetail/ArtMID/383/ArticleID/44135/“201-apenas-uma-quest227o-de-tempo-at233-o-centro-de-um-furac227o-passar-em-cima-de-uma-ilha-dos-A231ores-e-provocar-estragos”-diz-Carlos-Ramalho

Enquanto não há (muitas) previsões oficiais, há novidades (ainda por anunciar no portal oficial)...

Effective on or around May 15, 2023, the National Hurricane Center (NHC) and the Central Pacific Hurricane Center (CPHC) will expand the 5-day Tropical Weather Outlook (TWO) and Graphical Tropical Weather Outlook (GTWO) to 7 days.
The TWO discusses significant areas of disturbed weather across the Atlantic, Eastern North Pacific or Central North Pacific basins and provides separate 2-day (48-hour) and 5-day probabilities of tropical cyclone formation for these disturbances. While the 2-day formation probabilities will remain unchanged, the 5-day formation probabilities will be extended to cover 7 days.
The GTWO is the visual companion of the TWO. The 2-day GTWO will remain unchanged, while the 5-day GTWO will be expanded to 7 days.

-> https://www.nhc.noaa.gov/gtwo.php?basin=atlc&fdays=7

---
On or about May 15, 2023, the National Weather Service (NWS) will operationally implement the track and error cone graphics produced for tropical cyclones in the south Pacific and western north Pacific basins based on forecasts issued by the Joint Typhoon Warning Center (JTWC). These graphics will be generated by the NWS Central Pacific Hurricane Center (CPHC).

-> https://www.nhc.noaa.gov/?cpac ao invés de https://www.metoc.navy.mil/jtwc/jtwc.html

Apesar de não terem tanta fama como os tufões, por vezes há situações dramáticas no Pacífico Sul -> https://www.scoop.co.nz/stories/AK2...-cost-of-our-most-expensive-weather-event.htm & https://www.rnz.co.nz/international...ts-exhausted-after-two-cyclones-in-three-days

Ficando o NHC como 'agregador' de ciclones tropicais (abaixo estão representados os diversos centros responsáveis), só faltaria o Oceano Índico (que é coberto pelo JTWC). Pena.

wmo_tcp.png
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Enquanto não há (muitas) previsões oficiais, há novidades (ainda por anunciar no portal oficial)...

Novidade 1 -> https://www.weather.gov/media/notification/pdf_2023_24/scn23-28_extension_of_two_gtwo_7_days.pdf

Novidade 2 -> https://www.weather.gov/media/notification/pdf_2023_24/scn23-30_w_pac_s_pac_toa_graphics_t2o.pdf; https://www.weather.gov/media/notif...face_wind_speed_pobabilities_graphics_t2o.pdf & https://www.weather.gov/media/notif...cn23-26_tc_track_error_cone_graphics_jtwc.pdf

Paralelamente, e para a malta fascinada com os furacões nos EUA...

Como o portal do WPC por vezes pode ser um bocado para o complicado, vão publicar algumas informações no NHC (=hurricanes.gov) -> https://www.weather.gov/media/notification/pdf_2023_24/scn23-18_wpc_tropical_text_products_t2o.pdf

Effective May 15, 2023, the Weather Prediction Center (WPC) will issue Tropical Cyclone Forecast Discussion (TCD) and Tropical Cyclone Forecast/Advisory (TCM) products that will post to the hurricanes.gov website. WPC serves as the primary tropical cyclone forecast center for inland tropical depressions or post-tropical cyclones that continue to pose a significant rainfall threat with each regular advisory package issued at 0300, 0900, 1500, and 2100 Coordinated Universal Time (UTC).
Currently, WPC operationally issues Tropical Cyclone Public Advisory (TCP) products after the National Hurricane Center (NHC) discontinues advisories on any system with a persistent surface low pressure area that has moved inland in the conterminous U.S. (CONUS), but still poses a threat of heavy rain and flash floods in the CONUS.
 
Última edição:

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
@trovoadas e @algarvio1980, vocês que têm mais anos disto que eu, sabem quando foi a última vez que houve um episódio de chuva generalizado pelo Algarve no mês de julho? Eu recordo-me de um dia nas férias de verão (quando ainda andava na escola, há uns 10-15 anos) em que choveu bem, mas pode ter sido em junho ou agosto já não me lembro bem...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
@trovoadas e @algarvio1980, vocês que têm mais anos disto que eu, sabem quando foi a última vez que houve um episódio de chuva generalizado pelo Algarve no mês de julho? Eu recordo-me de um dia nas férias de verão (quando ainda andava na escola, há uns 10-15 anos) em que choveu bem, mas pode ter sido em junho ou agosto já não me lembro bem...
Penso que terá sido em Agosto de 2007.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
@trovoadas e @algarvio1980, vocês que têm mais anos disto que eu, sabem quando foi a última vez que houve um episódio de chuva generalizado pelo Algarve no mês de julho? Eu recordo-me de um dia nas férias de verão (quando ainda andava na escola, há uns 10-15 anos) em que choveu bem, mas pode ter sido em junho ou agosto já não me lembro bem...
Boas do que me recordo foi o mês de Agosto de 2006 que foi muito bom, em particular no Sotavento , com boas trovoadas e terminando o mês com uns 70mm em muitos locais. Depois um Julho ou final de Junho já nos anos 2000' em que houve um evento, até creio que foi uma frente ativa que passou durante a noite e que rendeu uns 20 a 30mm mais para o interior.
Não são muitos eventos mas parece-me que antes ainda se ía passando alguma coisa durante o Verão basta ver que era recorrente a malta ficar com as tendas alagadas no festival do Sudoeste e isto no ínicio de Agosto!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.