Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
@trovoadas e @algarvio1980, vocês que têm mais anos disto que eu, sabem quando foi a última vez que houve um episódio de chuva generalizado pelo Algarve no mês de julho? Eu recordo-me de um dia nas férias de verão (quando ainda andava na escola, há uns 10-15 anos) em que choveu bem, mas pode ter sido em junho ou agosto já não me lembro bem...
Junho teve 2 eventos mais recentes, a 30 de Junho de 2018 tive 25 mm, no ano passado tive 14 mm no dia 1 de Junho.

Em Agosto lembro-me do 25 de Agosto 2007, antes disso, lembro-me haver alguns Agostos com alguma chuva ou trovoada na 2ª quinzena do mês e era algo frequente antes de 2000, agora é uma raridade existir Agostos com alguma precipitação. .

Em Julho, não lembro-me de chover grande coisa.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Houve um evento de chuva no sotavento algarvio com 40 a 60 mm em Agosto de 2007. Foi uma cut-off espectacular.

Nos anos 90 houve alguns eventos em Agosto, trovoadas que nasciam na serra de Aracena e desciam ao final da tarde, segundo os meus pais estes eventos também ocorriam nos anos 70 e 80.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,820
Local
Lisboa e Alenquer
Estava à espera de boas novidades por aqui, mas exactamente o contrário. Abril a começar bem quente e novo mês de praia.
Acredito num mês de Abril bem regado de chuva, mas isto é quase matéria de fé. A ver vamos ...
Aqui pela região oeste a torneira fechou a meio de Janeiro e a partir daí só caíram uns pingos, verdadeiramente decepcionado com o tempo, este ano devia ser para recuperar a seca de vez e não é isso que se prespectiva.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,306
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta run já é atrasada e, talvez, desactualizada, mas não deixa de ser notável pelo indício de que a falta de precipitação venha a ser um problema muito centrado no sul do território continental, especialmente nestas circulações atlânticas de WSW tangentes ao norte da península e com trajecto dirigido à Bretanha e Ilhas Britânicas.

Apesar de ser o GFS a médio prazo, e uma run das 18z, causa séria apreensão:

UW2u3h5.png
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Houve um evento de chuva no sotavento algarvio com 40 a 60 mm em Agosto de 2007. Foi uma cut-off espectacular.

Nos anos 90 houve alguns eventos em Agosto, trovoadas que nasciam na serra de Aracena e desciam ao final da tarde, segundo os meus pais estes eventos também ocorriam nos anos 70 e 80.
São/foram situações muito pontuais e localizadas. Tanto que a média da precipitação em Julho que contempla essas décadas (1971-2000), é <5mm em grande parte da região sul. Até mesmo <=1mm em algumas regiões do Algarve. Apesar dessas memórias de trovoadas, o que acontece é muitas vezes serem trovoadas secas ou quando chove é num espaço de meia dúzia de km2.

Julho
Julho.JPG


Agosto

Agosto.JPG
 
Estado
Fechado para novas mensagens.