Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mês seco é quando o valor da precipitação média é inferior ou igual a duas vezes a temperatura média nesse mês .
Segundo as normais climatológicas 1981 / 2010 , Viana do Castelo , por exemplo , tem uma precipitação média para o mês de agosto de 38.5 mm e uma temperatura média de 20.8 ° c . Portanto , pode ser considerado um mês seco , mas está ali no limite , no limiar de não ser .
Sim, está ali no limite, mas ainda é seco, o gerês sim, não deve ter meses secos, já no interior há 4/5 meses secos.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O padrão de temperatura da Terra Fria é idêntico ao de Inglaterra, isto no Inverno. Janeiro tem máxima média em torno dos 8 graus em Bragança e não difere muito de Londres. Claro que depois no Verão é mais quente que Inglaterra. Mas no Inverno a Terra Fria transmontana pode ser mais fria que Inglaterra no que diz respeito às temperaturas mínimas. Quando digo isto muita gente mesmo em Portugal não acredita. Já no Verão o Litoral Norte não difere muito de Londres. A capital inglesa tem máxima média em torno dos 24 graus e mínima média em torno dos 15, idêntico ao que se verifica no Litoral Norte. A precipitação no Verão é superior em Londres mas em contrapartida o Litoral Norte tem os nevoeiros…
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

O que é um "mês seco"?
Se for um mês onde a evaporação > precipitação então em Viana do Castelo agosto é um mês seco, pois a evaporação é 99.3mm enquanto a precipitação é 30.6mm pela normal 71-00.
O limiar dos meses considerados "secos" é 30 mm, critério oficial estabelecido há já muitos anos.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O padrão de temperatura da Terra Fria é idêntico ao de Inglaterra, isto no Inverno. Janeiro tem máxima média em torno dos 8 graus em Bragança e não difere muito de Londres. Claro que depois no Verão é mais quente que Inglaterra. Mas no Inverno a Terra Fria transmontana pode ser mais fria que Inglaterra no que diz respeito às temperaturas mínimas. Quando digo isto muita gente mesmo em Portugal não acredita. Já no Verão o Litoral Norte não difere muito de Londres. A capital inglesa tem máxima média em torno dos 24 graus e mínima média em torno dos 15, idêntico ao que se verifica no Litoral Norte. A precipitação no Verão é superior em Londres mas em contrapartida o Litoral Norte tem os nevoeiros…
O clima londrino é algo monótono, tem muitos dias cinzentos, mas a maior parte deles é de chuva fraca, apesar da precipitação média anual ser idêntica á de Évora o clima é distinto do mediterrâneo.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Portugal ( e acrescento também a Península Ibérica ) tem um dos climas mais diversificados da Europa . Temos quase todo o tipo de climas para regiões temperadas , mas a imagem que passa lá fora é que temos um único clima monótono e pobrezinho . É simplesmente deprimente.
Acho que isso se aplica a muitos outros países.
A Suíça, por exemplo, que imagem passa?
No entanto, Lugano e Locarno são para mim cidades meteorologicamente fascinantes. A neve no inverno quando aparece é às camadas, no verão troveja que se farta. No inverno o frio não é exagerado e no verão o calor é suportável. Com praias nos lagos de água limpa e quente (no verão). E já nem falo das paisagens. Top, top! Se pudesse (€€€) ia para lá de férias todos os anos.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Acho que isso se aplica a muitos outros países.
A Suíça, por exemplo, que imagem passa?
No entanto, Lugano e Locarno são para mim cidades meteorologicamente fascinantes. A neve no inverno quando aparece é às camadas, no verão troveja que se farta. No inverno o frio não é exagerado e no verão o calor é suportável. Com praias nos lagos de água limpa e quente (no verão). E já nem falo das paisagens. Top, top! Se pudesse (€€€) ia para lá de férias todos os anos.
Concordo, e adiciono a Itália.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,118
Local
Genval, Bélgica
Acho que isso se aplica a muitos outros países.
A Suíça, por exemplo, que imagem passa?
No entanto, Lugano e Locarno são para mim cidades meteorologicamente fascinantes. A neve no inverno quando aparece é às camadas, no verão troveja que se farta. No inverno o frio não é exagerado e no verão o calor é suportável. Com praias nos lagos de água limpa e quente (no verão). E já nem falo das paisagens. Top, top! Se pudesse (€€€) ia para lá de férias todos os anos.

É verdade! A Suica para mim tem o melhor clima que podia pedir. Verao quente mas suportavel e inverno frio e com neve. A Bélgica é muito monotona, principalmente no Inverno, tipo Londres. No entanto bastava que tivesse mais 200 ou 300 metros de altitude e já teria um clime de inverno mais interessante, com mais neve. O Verao é o que eu gosto: tempestades e trovoada com fartura e quando está calor tem noites tropicais fantasticas.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
879
Local
Albufeira, Algarve
Mês seco é quando o valor da precipitação média é inferior ou igual a duas vezes a temperatura média nesse mês .
Segundo as normais climatológicas 1981 / 2010 , Viana do Castelo , por exemplo , tem uma precipitação média para o mês de agosto de 38.5 mm e uma temperatura média de 20.8 ° c . Portanto , pode ser considerado um mês seco , mas está ali no limite , no limiar de não ser .
O limiar dos meses considerados "secos" é 30 mm, critério oficial estabelecido há já muitos anos.
Parece haver dualidade no critério mas se o critério oficial, como disse o @StormRic, apenas leva em consideração a precipitação então parece-me pobre pois a temperatura e insolação têm impacto na evaporação. O critério mencionado pelo @Crazyrain, que acho que vem da do sistema de classificação de Köppen, parece mais adequado, pois leva em consideração a precipitação e temperatura.

Mas porque não fazer uma subtração entre a precipitação e a evaporação?
Parece-me uma fórmula simples e eficaz:
Evaporação > Precipitação -> Seco;
Precipitação > Evaporação -> Húmido.
 

RP20

Cirrus
Registo
26 Ago 2021
Mensagens
96
Local
Alto Minho
O padrão de temperatura da Terra Fria é idêntico ao de Inglaterra, isto no Inverno. Janeiro tem máxima média em torno dos 8 graus em Bragança e não difere muito de Londres. Claro que depois no Verão é mais quente que Inglaterra. Mas no Inverno a Terra Fria transmontana pode ser mais fria que Inglaterra no que diz respeito às temperaturas mínimas. Quando digo isto muita gente mesmo em Portugal não acredita. Já no Verão o Litoral Norte não difere muito de Londres. A capital inglesa tem máxima média em torno dos 24 graus e mínima média em torno dos 15, idêntico ao que se verifica no Litoral Norte. A precipitação no Verão é superior em Londres mas em contrapartida o Litoral Norte tem os nevoeiros…
Mas isso estás a falar da costa certo? É que até Viana do Castelo tem máximas médias de 26ºC, nem aí Londres é parecida. Agora se me disseres cidades como o Porto ou Esposende, mais expostas á nortada, sim é verdade. Mas ainda assim com muitos mais dias de sol no verão que Londres.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O Verao é o que eu gosto: tempestades e trovoada com fartura e quando está calor tem noites tropicais fantasticas.
Pois, em certas zonas o verão até é interessante, mas não aqui em Portugal continental, que se resume praticamente só a calor, secura e nortada no litoral, claro que de vez em quando há eventos convetivos, mas isso fica restrito a uma pequena área.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Portugal ( e acrescento também a Península Ibérica ) tem um dos climas mais diversificados da Europa . Temos quase todo o tipo de climas para regiões temperadas , mas a imagem que passa lá fora é que temos um único clima monótono e pobrezinho . É simplesmente deprimente.
Não exageremos, quase todo o continente tem clima mediterrâneo, apenas alguns pequenos vales mais secos têm um clima semi-árido. Claro que o clima mediterrâneo das Penhas Douradas e o de VRSA não são exatamente o mesmo, mas o padrão é igual, só varia a intensidade (do calor e seca no verão, e da chuva no inverno)
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Não exageremos, quase todo o continente tem clima mediterrâneo, apenas alguns pequenos vales mais secos têm um clima semi-árido. Claro que o clima mediterrâneo das Penhas Douradas e o de VRSA não são exatamente o mesmo, mas o padrão é igual, só varia a intensidade (do calor e seca no verão, e da chuva no inverno)
E temos pequenos micro climas como a serra de Monchique por exemplo.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
879
Local
Albufeira, Algarve
Pois, em certas zonas o verão até é interessante, mas não aqui em Portugal continental, que se resume praticamente só a calor, secura e nortada no litoral, claro que de vez em quando há eventos convetivos, mas isso fica restrito a uma pequena área.
Principalmente aqui na costa sul. De vez em quando, chego-me a esquecer que as nuvens existem, quando fico algum tempo sem seguir o tempo, com a quantidade de dias seguidos de céu limpo...
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
E temos pequenos micro climas como a serra de Monchique por exemplo.
Mas micro-climas são... micro-climas. Um vale ter mais inversões (e bastante potentes) em comparação com a colina ao lado é extremamente interessante para meteoloucos como nós, mas não qualificam automaticamente um clima extremamente diferente
 
Estado
Fechado para novas mensagens.