Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Tudo indica, por enquanto, que os próximos dias deverão ser muito frustrantes para o pessoal da AML e litoral alentejano. Vai haver muita instabilidade a partir de sexta que não vai favorecer estas zonas devido ao fluxo em arco de SE para NO, ou seja, estaremos no centro da rotunda. É preparar já o Gaviscon para a azia meteorológica. :D
:inocente:
nTWhzXX.gif
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Tornados são "bastante raros" em Portugal, mas podem ocorrer esta tarde.


26/05/23 12:03.

Para esta tarde, é expetável a ocorrência de fenómenos meteorológicos mais extremos nas regiões do Interior e do Litoral Norte.

As previsões meteorológicas para esta sexta-feira são tudo menos animadoras.

Aliás, tudo aponta para a possibilidade de ocorrência de fenómenos mais extremos esta tarde, desde chuva e ventos fortes, passando por trovoadas, aguaceiros e, eventualmente, até, tornados.

Ao Notícias ao Minuto, um especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que os tornados "são bastante raros" em Portugal.

Porém, verificam-se "fatores convectivos" que "indiciam alguma probabilidade" de que isso possa acontecer em certas regiões do país esta tarde.

Nas palavras do especialista, verificam-se hoje "alguns ingredientes" que favorecem o aparecimento de fenómenos dessa natureza, destacando-se a existência de "vento com alguma rotação", como está previsto para esta tarde.

Além disso, estão ainda "reunidas as condições" para a ocorrência de "rajadas de vento e aguaceiros fortes", mas também para a queda de granizo e o aparecimento de trovoada.

O especialista ressalvou, no entanto, que estes fenómenos meteorológicos mais extremos são esperados, essencialmente, nas regiões do Interior e do Litoral Norte.

Questionado sobre se as alterações climáticas tornarão a ocorrência de fenómenos desta natureza mais frequentes, o técnico do IPMA considerou ser "difícil fazer essa associação" de momento.

Ao Notícias ao Minuto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha já revelado, na quarta-feira, que a trovoada e a queda de granizo vão manter-se até à próxima semana.

Isto porque Portugal irá continuar a ter a "influência de núcleos depressionários que, umas vezes, estão mais próximos do território do continente e da zona da Península Ibérica".

Já na próxima semana, a tendência aponta para que "continue uma situação depressionária e com condições para continuar a ocorrer aguaceiros e trovoadas". Haverá ainda "dias pontualmente mais gravosos", com "queda de granizo e rajadas de vento".

Sublinhe-se que o IPMA colocou esta sexta-feira 12 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e trovoada, juntando-se no sábado os outros seis.

O IPMA fala em rajadas fortes de vento, mas nada de tornados, claro que já se sabe que, numa situação de instabilidade, podem surgir tornados ou trombas marinhas associados às células convectivas.

 
Última edição:

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Que trovoadas intensas em Espanha, a rede de DEAs do IPMA registou 2367 DEAs no período das 14:52 às 15:02 :shocking:.

48364375983.png
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,041
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Com o afastamento do nucleo depressionário de Portugal o vento deverá rodar para Sudeste e trazer aquela linha de instabilidade do interior para o litoral, não?

Pode não chegar ao litoral centro e sul. Assim que o núcleo principal zarpar rapidamente para os Açores formar-se-á uma pequena crista de altas pressões entre ele e a depressão de origem térmica/mediterrânica no interior/Leste da península. Voltará a nortada temporariamente. Depois... a circulação geral a sul do potente anticiclone das ilhas britânicas estagnará numa situação "pantanosa" de diversos pequenos núcleos de baixa pressão pouco pronunciados. Instabilidade difícil de localizar no tempo e no espaço.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Assinatura_Consignacao_Radar_Sao_Miguel_08052023_4_site.png


-> https://observador.pt/2022/02/06/ra...res-operacionais-no-ultimo-trimestre-de-2023/

Se for como o da Terceira, e assumindo que não haverão mais atrasos, o radar só estará disponível ao público em 2025. Maravilha...

Os dois radares meteorológicos a instalar nos Açores vão estar operacionais no último trimestre de 2023, ficando localizados nas ilhas de São Miguel e Flores, anunciou no sábado o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

-> https://www.ipma.pt/pt/media/notici...as/textos/Balanco_meios_observacao_meteo_html

Os radares de Coruche e de Loulé entrarão em funcionamento operacional no final do ano de 2023 e os de São Miguel e das Flores, em finais do primeiro trimestre de 2024.

Novamente, já será um enorme feito se a obra estiver pronta no final do primeiro trimestre de 2024 (tal como anunciado na apresentação!). Ainda mais se (o radar) estiver disponível ao público antes de 2025 (como especulo)... -> https://www.ipma.pt/pt/media/notici...Mundial_radar_terceira_acores.html&print=true

Como forma de assinalar esta data, e sublinhando a importância dos sistemas de observação meteorológica na segurança coletiva, informamos que o sistema de radar meteorológico de Terceira/Santa Bárbara (T/SB), na Região Autónoma dos Açores (RAA), inicia a sua exploração em regime operacional hoje, dia 23 de março de 2021, pelas 09:00 UTC (figura 1).
O sistema de radar foi instalado em agosto-setembro de 2020, tendo posteriormente passado por um processo de parametrização global dos diversos componentes, testes e diversos ajustamentos, para melhor se adequar às condições de exploração pretendidas. Esta fase decorreu num período de cerca de 6 meses, durante o qual o radar meteorológico esteve em exploração experimental, tendo já apoiado as atividades do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores (Observatório Afonso Chaves - Ponta Delgada).

Quero uma no Pico da Vara. Depois é 140km/h na via rápida se houver perspetivas de neve :D

• Instalação de estações meteorológicas automáticas de altitude, em São Miguel e nas Flores.

climbing-mountain-climbing.gif
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Como este é o tópico livre, fica aqui uma pergunta idiota: terá D.Afonso Henriques feito um pacto com o Diabo?
Basta ver, que a maior parte da animação ocorre sempre em Espanha, acho que o pacto ainda está em vigor. :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.