Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A tendência é que com o passar dos dias, a instabilidade seja "empurrada", cada vez mais para norte, o que ocorrer no sul será cada vez mais disperso , o que não significa que não se possa formar algo interessante também.
1fca2eaee85f19c0792267a50caa6498.gif
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mas não vejo o porquê de precisarem de proteção contra o mar, com ventos de norte o interior do Alentejo não recebe ar marítimo, recebe ar que já percorreu uma grande extensão de terra...
O vento predominante no Sotavento Algarvio é de sudoeste e não de noroeste. É certo que geralmente, ao final da tarde, o vento costuma rodar para norte/noroeste, mas a essa hora geralmente já não se forma grande coisa...
Já no Barlavento Algarvio o vento predominante é de oeste/noroeste e o oceano está literalmente ao lado. :D
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
O vento predominante no Sotavento Algarvio é de sudoeste e não de noroeste. É certo que geralmente, ao final da tarde, o vento costuma rodar para norte/noroeste, mas a essa hora geralmente já não se forma grande coisa...
Já no Barlavento Algarvio o vento predominante é de oeste/noroeste e o oceano está literalmente ao lado. :D
Sim, referia-me mais ao interior do Alentejo.
Mas atenção que depende do quê que se considera "vento predominante", é que é verdade que na maioria do dia existe uma brisa marinha mas quando o vento roda para norte/noroeste é também a altura mais ventosa de longe e as rajadas, por vezes, duram até às 2–3 da manhã, pelo menos aqui em Albufeira.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:shocking:

Ver anexo 5560

Essa célula registou ~708 DEAs no período de 10min das 17:55 às 18:05.

Não era a única célula com trovoada activa nesse período e na área abrangida pelo mapa IPMA das DEA.
Como é que fizeste a contagem? Seria ainda preciso contar com a variação do total das DEA no mesmo período mas 24 horas antes.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Não era a única célula com trovoada activa nesse período e na área abrangida pelo mapa IPMA das DEA.
Como é que fizeste a contagem? Seria ainda preciso contar com a variação do total das DEA no mesmo período mas 24 horas antes.
Usei JavaScript, no Browser, para contar por mim, um a um, todos os marcadores que estavam na área a vermelho, ou seja, todos os marcadores que tinham latitude superior a ~41.1425 e, ao mesmo tempo, longitude superior a ~−6.6783:

74662973874.png
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer

microcris

Cumulus
Registo
11 Set 2017
Mensagens
112
Local
Arouca / Gafanha da Nazaré
https://www.publico.pt/2023/05/28/a...val-portugal-risco-agua-nao-ha-azeite-2051162

Imaginemos que estes dois anos extremamente secos passam a ser o novo normal, como é que a economia deste país vai aguentar? Em particular a agricultura?
Dizem que a pecuária praticamente irá desaparecer a sul se se mantém o cenário de secas extremas repetidos a cada dois anos.
O nosso governo está muito à frente nessa matéria. Começou por extinguir as Direções Regionais de Agricultura e continua a levar o ministério caminho à total irrelevância. Se não houver agricultura em Portugal, o país não terá um problema com a agricultura. Não há melhor solução para um problema do que aniquilar a fonte do problema.
.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
O nosso governo está muito à frente nessa matéria. Começou por extinguir as Direções Regionais de Agricultura e continua a levar o ministério caminho à total irrelevância. Se não houver agricultura em Portugal, o país não terá um problema com a agricultura. Não há melhor solução para um problema do que aniquilar a fonte do problema.
.
Verdade, bem pensado.
Realmente estamos muito à frente. Excelente!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Usei JavaScript, no Browser, para contar por mim, um a um, todos os marcadores que estavam na área a vermelho, ou seja, todos os marcadores que tinham latitude superior a ~41.1425 e, ao mesmo tempo, longitude superior a ~−6.6783:

Ver anexo 5565
:cool: uau, usas ferramentas que eu não atinjo. Tenho de aprender isso. ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Uma clara situação de NAO negativa, não é muito comum ver o AA a 1036 hPa na véspera de Verão meteorológico.
:hehe:


Ainda mais, o bloqueio das ilhas britânicas estende-se até às +192h, tanto no GFS como no ECMWF. A ISO 20ºC a 850 hPa nem toca na Europa durante dias e dias... A primeira e segunda semanas de Junho podem ter aproximações de cut-offs atlânticas inclusive.

Açores, Madeira e continente (especialmente interior norte/centro) com valores de precipitação acima do normal para a época.

Ver anexo 5570

GFS12Z para +240h:

Ver anexo 5572
Alguém, que vá com uma cana "pescar" aquele acumulado a oeste de Sagres para os Algarves. :D


:cool: uau, usas ferramentas que eu não atinjo. Tenho de aprender isso. ;)
Para sentires-te melhor, eu também não pesco nada disso. :D
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Por acaso olhando aos valores previstos de temperatura a primeira vista me parecem valores perfeitamente normais para o mês de Junho.
Tendo em conta a quantidade de dias acima da média que houve nos últimos meses, acho que merecíamos mais uns dias abaixo da média :D.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
-> https://ds.data.jma.go.jp/tcc/tcc/news/announce_20230530_jra3q.pdf

Infelizmente, a (nova) reanálise não é (ainda) de fácil acesso.

Foram também atualizados os efeitos globais de alguns padrões. Não há só a ENSO -> https://ds.data.jma.go.jp/tcc/tcc/products/climate/ENSO/iobww.html (restantes opções no final da página) & https://ds.data.jma.go.jp/tcc/tcc/products/climate/ENSO/month.html

IOD -> http://www.bom.gov.au/climate/enso/#tabs=Indian-Ocean

ENSO (entre muitas outras opções) -> https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/CWlink/MJO/enso.shtml#discussion
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.