Seguimento Meteorológico Livre - 2024



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
Algo que se esquece muitas vezes por aqui

Expectável porque não faz parte da realidade.

Aqui também não é evento anual, mas os ocasionais são por vezes chatos.

Não tem piada nenhuma -> https://cnnportugal.iol.pt/videos/n...stara-pronto-em-2028/640251c70cf2665294d85151

gJUT7w9.png
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
Os registos ocultam as ilhas do GOc (canto superior direito - 1ª imagem).

44 pés a sul do GOc = 13 metros

pNsDvNG.png


50 pés = 15 metros

QLu00ia.png


Na realidade foram superiores porque são estimativas de satélite.

Em qualquer desastre, a solidariedade é elevada mas dura pouco. Não queiram ficar sem o que têm...
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,970
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Haja ciência para ajudar a compreender os "maluquinhos do tempo"...:w00t:

---

Bem, nesta imagem de massas de ar parece que um núcleo secundário se está a formar a oeste da Madeira (imagem das 18.15h).
Toda aquela massa de ar frio a interagir com uma massa de ar mais amena\saturada de humidade parece estar a conduzir a um forçamento de convecção naquela zona.
Outros olhos poderão ver algo diferente.
O que acham?

eumetsat 1.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Tal e qual :D

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:bombar: nem mais, eu que o diga, nunca digo que apanhei uma molha mas sim uma sessão de terapia!

Eu também acho, mas os modelos é que não conseguem pôr-se de acordo sobre o que acontece a essa satélite (que passou nos Açores esta madrugada/manhã).

UKMO 12z: vai para Marrocos? :unsure:



Para o OPC, não existe... por enquanto...
A_sfc_full_ocean_color_20240328-12h.png

O ARPEGE 12z mantém a previsão de há dias, é uma satélite que vai tangenciar a costa do Sotavento e entrar pela costa de Huelva/Cadiz. Mas acho que se refere a um núcleo satélite que ainda nem sequer existe.

ARPEGE_Press_20240328-12z_0330-12h.png


Da previsão do GFS, que originalmente há dias teve a mesma ideia do ARPEGE, agora já nada se vê.

O ICON-EU manda uns restos (?) para Marrocos.

O ECMWF ignora que exista ali alguma coisa interessante à superfície, e de qualquer modo envia tudo para Marrocos atrás da frente fria.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
:bombar: nem mais, eu que o diga, nunca digo que apanhei uma molha mas sim uma sessão de terapia!


Eu também acho, mas os modelos é que não conseguem pôr-se de acordo sobre o que acontece a essa satélite (que passou nos Açores esta madrugada/manhã).

UKMO 12z: vai para Marrocos? :unsure:
Ver anexo 10991


Para o OPC, não existe... por enquanto...
Ver anexo 10992
O ARPEGE 12z mantém a previsão de há dias, é uma satélite que vai tangenciar a costa do Sotavento e entrar pela costa de Huelva/Cadiz. Mas acho que se refere a um núcleo satélite que ainda nem sequer existe.

Ver anexo 10993

Da previsão do GFS, que originalmente há dias teve a mesma ideia do ARPEGE, agora já nada se vê.

O ICON-EU manda uns restos (?) para Marrocos.

O ECMWF ignora que exista ali alguma coisa interessante à superfície, e de qualquer modo envia tudo para Marrocos atrás da frente fria.
O ARPEGE faz pensar-me numa coisa: Vince, és tu? :D Vem disfarçado de coelho da Páscoa.


A todos desejo uma excelente Páscoa, se forem de viagem aconselha-se prudência já que as condições meteorológicas não serão as melhores. :thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,970
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Uma boa Páscoa a todos os membros do Fórum.
Agora um reparo, será que o que aconteceu nos Açores não será já culpa da corrente do Golfo do México que segundo os cientistas estará para entrar em colapso, a mim cheira me que sim.
O Vórtice Polar pode estar na origem deste evento. Não me parece que haja razões para suspeitar do "colapso" da corrente do golfo.
Até porque situações destas eram mais usuais há décadas e a corrente do golfo estava de "saúde".


Uma Santa Páscoa para todos
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,970
Local
Paços de Ferreira, 292 mts


A circulação do "Nelson" é retrógrada, parece que poderá potenciar a instabilidade daquela linha nebulosa que tem origem nas Terras de Labrador e passa nos Açores.