Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Que eu me lembre as últimas ondas de frio, são quando acontece em especial no nordeste transmontano, nevoeiro com sincelo, quase 24h e as temperaturas dificilmente são positivas. Fora isso, sim é cada vez mais difícil ocorrer ondas de frio.

• Gosto
Reactions: Aine
Que eu me lembre as últimas ondas de frio, são quando acontece em especial no nordeste transmontano, nevoeiro com sincelo, quase 24h e as temperaturas dificilmente são positivas. Fora isso, sim é cada vez mais difícil ocorrer ondas de frio.
Sim, essas situações, são muito mais pontuais hoje em dia, em comparação com o século passado....

Sim, essas situações, são muito mais pontuais hoje em dia, em comparação com o século passado....

Só de ler e tentar imaginar o frio que fez nesse Fevereiro, em que Só o Cabo Carvoeiro e Sagres não tiveram temperaturas mínimas abaixo de zero é surreal, até estou todo arrrrreepiado... :cold:

• Gosto
Reactions: Aine e Cesar
As temperaturas não são anormais, o anormal é a duração deste evento de calor que se avizinha. Uma coisa é ter um pico de 43-44ºC e outra muito diferente é ter temperaturas superiores a 38ºC durante uma semana inteira (e uma sequência de >40ºC durante pelo menos 4 dias), que é o que está previsto para o interior alentejano neste momento: :scared:
xRIz5lBh.png
Ter uma situação em que a duração de temperaturas >35ºC ou a rondar os 40ºC é muito significativa, é muito pior do que ter um pico de 2/3 dias em que se possam até bater recordes.

Entretanto, o ECMWF não mostra um único dia sem a ISO 20 sobre o território a partir de quinta-feira até às 360h, o que significa sempre temperaturas superiores a 35ºC nas regiões mais quentes. O GFS mostra uma cut-off no início de agosto que poderia fazer descer a dorsal, mas é o único intervalo e cuja probabilidade de desaparecer é elevada.

Vá lá que tivemos este alívio nestas últimas 2 semanas, mas de fresco e outonal este verão não tem nada. Quem diz isso ou vive junto ao mar na costa Oeste ou então é daquelas pessoas que não pode ver céu nublado no verão. :huhlmao: São as únicas razões que vejo para tal.

Com corrente de leste em perspetiva e nortada mais enfraquecida até mesmo no Litoral poderá aquecer bastante. Por exemplo Lisboa conta já com a previsão de 5 dias entre 37ºC e 39ºC, o que é bastante significativo. Pode diminuir e é ir acompanhando, mas claramente espera-se um novo período bastante quente em boa parte do território para o final deste mês.