Que eu me lembre as últimas ondas de frio, são quando acontece em especial no nordeste transmontano, nevoeiro com sincelo, quase 24h e as temperaturas dificilmente são positivas. Fora isso, sim é cada vez mais difícil ocorrer ondas de frio.
Que eu me lembre as últimas ondas de frio, são quando acontece em especial no nordeste transmontano, nevoeiro com sincelo, quase 24h e as temperaturas dificilmente são positivas. Fora isso, sim é cada vez mais difícil ocorrer ondas de frio.
Só de ler e tentar imaginar o frio que fez nesse Fevereiro, em que Só o Cabo Carvoeiro e Sagres não tiveram temperaturas mínimas abaixo de zero é surreal, até estou todo arrrrreepiado...
As temperaturas não são anormais, o anormal é a duração deste evento de calor que se avizinha. Uma coisa é ter um pico de 43-44ºC e outra muito diferente é ter temperaturas superiores a 38ºC durante uma semana inteira (e uma sequência de >40ºC durante pelo menos 4 dias), que é o que está previsto para o interior alentejano neste momento:
Ter uma situação em que a duração de temperaturas >35ºC ou a rondar os 40ºC é muito significativa, é muito pior do que ter um pico de 2/3 dias em que se possam até bater recordes.
Entretanto, o ECMWF não mostra um único dia sem a ISO 20 sobre o território a partir de quinta-feira até às 360h, o que significa sempre temperaturas superiores a 35ºC nas regiões mais quentes. O GFS mostra uma cut-off no início de agosto que poderia fazer descer a dorsal, mas é o único intervalo e cuja probabilidade de desaparecer é elevada.
Vá lá que tivemos este alívio nestas últimas 2 semanas, mas de fresco e outonal este verão não tem nada. Quem diz isso ou vive junto ao mar na costa Oeste ou então é daquelas pessoas que não pode ver céu nublado no verão. São as únicas razões que vejo para tal.
Com corrente de leste em perspetiva e nortada mais enfraquecida até mesmo no Litoral poderá aquecer bastante. Por exemplo Lisboa conta já com a previsão de 5 dias entre 37ºC e 39ºC, o que é bastante significativo. Pode diminuir e é ir acompanhando, mas claramente espera-se um novo período bastante quente em boa parte do território para o final deste mês.
Só de ler e tentar imaginar o frio que fez nesse Fevereiro, em que Só o Cabo Carvoeiro e Sagres não tiveram temperaturas mínimas abaixo de zero é surreal, até estou todo arrrrreepiado...
Não discordando da ideia geral que no passado havia mais episódios de frio, não há comparação nos registos com o que se passou nesse fevereiro de 1956, para se ter noção o 2. º fevereiro mais frio foi em 1932 e foi mais de 2 ºC mais quente que esse recorde de 1956! Aqui pode-se ver a aberração que esse mês foi, mesmo no meio de um período mais frio que o atual:
Isto já se vai tornando um "classico" do exagero, quase todos os verões temos os 50ºc em Portugal colocados pelo GFS, que felizmente nunca se concretizam, e eu espero que continue assim
Expressões muito corretas para um climatologista transmitir ao público. Além disso, parece que nos últimos anos sentimos falta deste "verdadeiro calor de verão". Não deve viver no mesmo país que eu, de certeza.
Expressões muito corretas para um climatologista transmitir ao público. Além disso, parece que nos últimos anos sentimos falta deste "verdadeiro calor de verão". Não deve viver no mesmo país que eu, de certeza.
É normal que o alerta do IPMA fosse dado com uma antecedência curta pois os modelos numéricos de previsão do tempo são incapazes de antecipar em horas ou dias estes fenómenos locais de curta duração.