Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Bem só agora ouvi esse Mário Marques dizer que que não tem havido calor de verão nos últimos anos, que autêntico disparate. Esse sr. deve viver à beira-mar e passar os dias no escritório com ar condicionado, e se é climatologista, como pode dizer aquilo? :facepalm::buh:

Edit: o S. MM, devia dar uma vista de olhos aos boletins climatológicos do IPMA relativos aos verões passados, eu dei e não vi o verão inexistente... antes pelo contrário...,

Bem só agora ouvi esse Mário Marques dizer que que não tem havido calor de verão nos últimos anos, que autêntico disparate. Esse sr. deve viver à beira-mar e passar os dias no escritório com ar condicionado, e se é climatologista, como pode dizer aquilo? :facepalm::buh:
Sinceramente, a comunicação social dá demasiado tempo de antena a esse senhor...

Porque não é climatologista, é bruxo, ainda estou à espera dos Invernos frios que ele prevê todos os anos. :D

Porque não é climatologista, é bruxo, ainda estou à espera dos Invernos frios que ele prevê todos os anos. :D
Não me digas, que é agora que vem aí o inverno mais frio dos últimos 100 anos, como temos lido na internet há pelo menos 10 anos?!... :malandro:

Ora, a minha vida profissional, quer ao nível da docência universitária na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, quer ao nível da investigação no Instituto Dom Luiz, e, sobretudo, a minha senioridade como docente e investigador, fazem com que conheça praticamente a totalidade dos meteorologistas e climatologistas portugueses e um número razoavelmente elevado de meteorologistas e climatologistas internacionais. Por isso, estranhei que o “climatologista” Mário Marques nunca se tivesse cruzado com a minha vida profissional.
Uma breve incursão no LinkedIn fez-me saber que Mário Marques se classifica como climatologista, meteorologista, agrometeorologista, professor e horticultor. Ora, não havendo, infelizmente, nenhum organismo em Portugal que regulamente as profissões de climatologista e de meteorologista, não me restou outra alternativa que não a de olhar para as suas credenciais académicas. Fiquei a saber que Mário Marques frequentou os dois primeiros anos do Curso de Gestão Industrial do Instituto Politécnico da Guarda (1992-1994), os dois primeiros anos do Curso de Gestão Agrícola da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1994-1996) e que tem uma Licenciatura em Geografia, Ordenamento do Território e Climatologia Aplicada da Universidade do Porto (2000-2007), uma Pós-Graduação em Gestão Integrada de Riscos Naturais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2005-2006), um Curso de Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida e Manuseamento de Extintores, um Curso de Árbitro de Futebol e um Curso de Estratégias de Negociação. Se Mário Marques é indubitavelmente um polímato dos tempos modernos, a verdade é que, de acordo com o que lista no LinkedIn, lhe faltam duas especialidades essenciais para quem se arroga ter conhecimentos para prever o que quer que seja em meteorologia: refiro-me a uma sólida formação matemática e física de base! Seria, por isso, muito bom que Mário Marques comprovasse as suas competências em matéria de Meteorologia Física, Meteorologia Dinâmica, Modelação Atmosférica e Previsão do Tempo.

Uma vez que o artigo que coloquei nem todos conseguem ler, ficam apenas os excertos mais "esclarecedores".

Eu posso estar enganado, mas o Mário Marques costuma ser convidado pela SIC /SIC Noticias. Por outro lado, vemos por diversas vezes os meteorologistas do IPMA a falar para a RTP. A questão que coloco é, a SIC recorre a pseudo-"pseudo-meteorologistas" porque não consegue ter a participação/contribuição dos técnicos do IPMA? Quando existe eventos de natureza que o justifique, é o IPMA que chama as TV's (todas) às suas instalações para fazer reportagem? Ou são as TV's que tomam a iniciativa de consultar o IPMA para os técnicos darem o seu testemunho?

A resposta a esta questão pode (ou não) justificar porque pseudo-"pseudo-meteorologistas" aparecem periodicamente na TV.

Note-se que as aspas são precisamente porque eu não estou em condições de avaliar se o senhor é ou não meteologista/climatologista.

Uma vez que o artigo que coloquei nem todos conseguem ler, ficam apenas os excertos mais "esclarecedores".

A minha avó paterna, nascida a 1 de Janeiro de 1900, tinha uma expressão para se referir a pessoas assim: 'não dá nada em lado nenhum'.

Climatologista?

Pois, está tudo explicado então. Não coloco em causa as habilitações das pessoas, mas pelos vistos era caso para tal. Na televisão tudo conta e dá-se mais tempo de antena a quem lá vai mandar uns "bitaites" do que às entidades competentes só porque acham que acertam nas previsões.
Grande parte das vezes que se fala de meteorologia na SIC e na CNN aparece o Mário Marques a falar e ainda nunca entendi isso quando temos profissionais no IPMA.

A partir do momento em que diz que nos últimos anos não tem havido calor de verdadeiro verão perde logo a credibilidade toda, pois tal não é verdade. Basta ir verificar os boletins. Às vezes até me parece que tem um discurso negacionista.

Não costumo seguir as conversas de Mário Marques mas pelo que tenho lido aqui parece-me que o discurso dele tem alguma tonalidade negacionista das alterações climáticas? Isso poderia explicar esta teoria dele dos verões menos quentes do que antes, discurso alinhado com certos lobbies.
Não parece um negacionista a falar, a não ser que dizer-se que "era preciso parar por completo, muito mais rigoroso e apocalíptico do que a pandemia" seja visto como negacionista pelo polo oposto ao dos negacionistas.

Última edição:
Não parece um negacionista a falar, a não ser que dizer-se que "era preciso parar por completo, muito mais rigoroso e apocalíptico do que a pandemia" seja visto como negacionista pelo polo oposto ao dos negacionistas.

Lendo isso não parece, pois não, mas então como é que tal frase se articula com sugerir que não tem havido "calor de verão" ou "os invernos frios" que vêm aí?
Ainda bem que não sigo as intervenções de Mário Marques pois parece-me que o discurso é "conforme a direcção do vento" ou o que chama mais a atenção. Dispenso e nem me interessa se subscreve ou não as conclusões da esmagadora maioria dos cientistas mundiais.