Uma breve incursão no LinkedIn fez-me saber que Mário Marques se classifica como climatologista, meteorologista, agrometeorologista, professor e horticultor. Ora, não havendo, infelizmente, nenhum organismo em Portugal que regulamente as profissões de climatologista e de meteorologista, não me restou outra alternativa que não a de olhar para as suas credenciais académicas. Fiquei a saber que Mário Marques frequentou os dois primeiros anos do Curso de Gestão Industrial do Instituto Politécnico da Guarda (1992-1994), os dois primeiros anos do Curso de Gestão Agrícola da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1994-1996) e que tem uma Licenciatura em Geografia, Ordenamento do Território e Climatologia Aplicada da Universidade do Porto (2000-2007), uma Pós-Graduação em Gestão Integrada de Riscos Naturais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2005-2006), um Curso de Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida e Manuseamento de Extintores, um Curso de Árbitro de Futebol e um Curso de Estratégias de Negociação. Se Mário Marques é indubitavelmente um polímato dos tempos modernos, a verdade é que, de acordo com o que lista no LinkedIn, lhe faltam duas especialidades essenciais para quem se arroga ter conhecimentos para prever o que quer que seja em meteorologia: refiro-me a uma sólida formação matemática e física de base! Seria, por isso, muito bom que Mário Marques comprovasse as suas competências em matéria de Meteorologia Física, Meteorologia Dinâmica, Modelação Atmosférica e Previsão do Tempo.