Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Com tecnologias avançadas de monitorização e previsão, permite dados em tempo real, precisos e acessíveis a todos. Os utilizadores podem planear atividades, viagens ou eventos com maior segurança e antecipação. A integração de mapas interativos e alertas personalizados aumenta a utilidade diária. Além disso, a plataforma fomenta a educação meteorológica e a consciência ambiental, tornando-se uma ferramenta indispensável para profissionais e entusiastas do clima.
Isto é uma ideia para acrescentar à descrição do tópico, certo? Talvez seja mais o mote do fórum...
O seguimento livre acaba por ser o menos representativo aqui no fórum. É um bocado a bandalheira :D
Em todo o caso obrigado pelo contributo ;)

A situação para o sul está péssima! Ora dá uns aguaceiros ora tira mas sempre a muita distância. Vai ser difícil ter algo este mês! Nem à distância os modelos inventam muito!
Para o tuga continua bom... Siga!
Screenshot_20251013_135234_Video Player.webp

o IPMA está assim para a zona de Lisboa, não sei se devo ficar contentes com aquelas pingas a partir de domingo, ou triste por ter a ideia que amanhã vai retirar tudo, ou então pode ser que melhore.
o que parece é que vamos continuar a ter temperaturas altas para o mês de outubro, já nada que admire.

Captura de ecrã 2025-10-13, às 19.03.24.webp

Olhando para as previsões a médio/longo prazo diria que Portugal Continental terá uma repetição do outono de 2022, com temperaturas bastante acima da média, muita chuva a norte e pouca chuva a sul. As previsões a longo prazo pelo menos apontam nessa direção, veremos o que acontece... :unsure:

Qual o Outubro mais seco de sempre? Este certamente irá rivalizar com os mais secos.
Recordo-me que o Outubro de 2019 foi particularmente seco no Algarve mas ainda assim não tão seco. Houveram umas frentes fracas senão estou em erro. Já agora esse Outono resumiu-se a 1 semana de chuva em Dezembro...
A particularidade agora prende-se com o facto de ser geral ao país mas isso há-de mudar a norte mas não sei se salvará o mês.

Qual o Outubro mais seco de sempre? Este certamente irá rivalizar com os mais secos.
Recordo-me que o Outubro de 2019 foi particularmente seco no Algarve mas ainda assim não tão seco. Houveram umas frentes fracas senão estou em erro. Já agora esse Outono resumiu-se a 1 semana de chuva em Dezembro...
A particularidade agora prende-se com o facto de ser geral ao país mas isso há-de mudar a norte mas não sei se salvará o mês.
O mês de outubro mais seco foi em 1941. 2019 ficou com cerca de 80% em relação à normal a nível nacional, mas houve um cenário muito díspare entre o Norte e o Sul.
2017 continua a ser o mais seco desde 2000 e o mais quente de sempre.

Em relação à precipitação, este outubro depende muito do padrão que irá dominar a partir de dia 19/20. Neste momento, ao que tudo indica será um padrão de rios atmosféricos com resultado de uma grande assimetria Norte/Sul, tal como em 2019. No entanto, muitos cortes e mudanças podem haver até lá.
Se o GFS levar a melhor, outubro de 2025 pode muito bem competir com 1941. Caso seja o cenário do ECMWF a concretizar-se, já será diferente. Veremos.

Boa tarde . Estou a ver que já têm o link com a estação nos Carris que o Rui Barbosa e o Carlos Araújo instalaram . Quanto ás caminhadas organizadas pelo Rui , são altamente recomendadas , ainda este Sábado fiz uma com ele .O Rui além do grande conhecimento que tem da serra , com ele não nos perdemos , também é um grande conhecedor da toponimia e das tradições das povoações que vivem na area do PNPG.

O mês de outubro mais seco foi em 1941. 2019 ficou com cerca de 80% em relação à normal a nível nacional, mas houve um cenário muito díspare entre o Norte e o Sul.
2017 continua a ser o mais seco desde 2000 e o mais quente de sempre.

Em relação à precipitação, este outubro depende muito do padrão que irá dominar a partir de dia 19/20. Neste momento, ao que tudo indica será um padrão de rios atmosféricos com resultado de uma grande assimetria Norte/Sul, tal como em 2019. No entanto, muitos cortes e mudanças podem haver até lá.
Se o GFS levar a melhor, outubro de 2025 pode muito bem competir com 1941. Caso seja o cenário do ECMWF a concretizar-se, já será diferente. Veremos.
Este outono dificilmente será como o de 2019. Novembro de 2019, apesar dos rios atmosféricos, foi um mês particularmente frio, inclusive em comparação com a média de 1971-2000. Até ao momento não vejo nenhum cenário a médio/longo prazo que possa trazer tempo mais frio do que o normal para Portugal Continental, até onde a vista alcança só vejo anomalias positivas de temperatura para essa zona. :calor:

Por isso é que eu digo que este outono deverá ser como o de 2022. Pelo menos outubro parece que vai seguir por esse caminho, agora é ver novembro. :hmm:

Sim, o mais notável são as temperaturas com significativas anomalias positivas. Sempre foi normal haver uns dias mais quentes, mas de forma tão consistente não é comum.

Estive no Norte de Itália este fim de semana e as temperaturas registadas por lá durante esses dias eram próximas do que deveríamos ter por cá também (entre 18ºC a 20ºC). Nem é preciso ir muito longe, as temperaturas que temos ao dia de hoje em alguns pontos do território são mais típicas de outubro, mas nos próximos dias vão voltar a aumentar, prevendo-se que se mantenha entre os 28ºC e os 30ºC até perto de dia 20. Claro que pode haver uma 2ª quinzena bem fresca que torne a anomalia positiva da 1ª quinzena menos significativa, mas não deixa de ser fora do normal esta persistência.

Em relação à precipitação, já o disse aqui algumas vezes e considero que está cada vez mais irregular. Dou como exemplo o facto de no ano hidrológico 2024/2025, o mês de outubro ter sido o mais chuvoso em Arronches com 245mm. Desses, 202mm foram registados em 4 dias. Posteriormente tivemos um dezembro apenas com 6mm.
Em 2022, dezembro superou os 400mm mensais, o que é uma loucura para a região, mas cerca de 300mm foram registados em menos de 10 dias e as consequências foram evidentes. Esse restante inverno foi pouco chuvoso, bem como a primavera de 2023 e a situação em termos de pastagens foi bastante crítica, por exemplo. Sempre foi dito que uma das consequências das alterações climáticas era este cenário e tem-se verificado.

Os últimos 3 anos hidrológicos foram bons no Alto Alentejo, mas podemos vir a entrar num novo ciclo seco durante os próximos anos. Faz parte, sempre fez, mas podem vir a ser mais extremos e duradouros. Entre 2017 e 2022 foi assim, com as primaveras de 2018 e 2020 a evitar um cenário mais catastrófico, mas foi um período que demonstrou que não estamos preparados para o futuro. Apenas tivemos alguma sorte, mas pode não ser sempre assim.
Curiosamente, nunca mais ouvi falar de projetos para o combate à seca no futuro. Como é habitual, só falam muito quando já está tudo nas últimas.
Lembro-me de estar na praia em Outubro no Algarve, mas também me lembro que foram 4 ou 5 dias, não 1 mes inteiro...
Temos efectivamente cada vez mais 6 meses de Verão e isso dá que pensar...
E os nossos Invernos também (pelo menos aqui em Lisboa) , são tudo menos frios...
E o que tenho achado curioso é que sigo as previsões de Madrid e lá que é interior tem estado todos os dias mais frescos do que aqui...

vou ser sincero, já não posso com isto, fartinho mesmo, entrar em Outubro com praticamente 33ºC e as previsões só indicam 30ºC+ até ao infinito com praticamente chuva nenhuma...só daqui a 12/13 dias mostra algo o que não quer dizer absolutamente nada

estou a um passo de começar a chorar do inverno inexistente de tal desespero :lol:
Estou solidária contigo, ainda esta semana em Lisboa voltei a dormir só de lencol e esqueci-me de arrefecer o quarto, nao dormi nada porque o maldito chegou aos 24,5..
E também apesar de refrescar a partir especialmente de dia 19, não me parece que seja grande coisa...
Maldito país, maldito verão que dura 6 meses!

E o que tenho achado curioso é que sigo as previsões de Madrid e lá que é interior tem estado todos os dias mais frescos do que aqui...
É normal, a nortada tem sido fraca e a corrente de Leste tem predominado. As temperaturas mais altas têm sido registadas no Ribatejo e Vale do Sado e não nas regiões mais interiores do Alentejo como é habitual nestas circunstâncias.
Além disso, considerando que nos últimos dias houve uma bolsa de ar frio sobre o Levante Espanhol, quanto mais para Leste, mais fresco esteve.

Já passei dois invernos em Lisboa e se houve coisa que não fez, foi frio. Já nem no Alentejo vejo as geadas que via há uns bons anos atrás, quanto mais.

Mesmo que venha alguma chuva na próxima semana, as temperaturas vão continuar a rondar os 25ºC em muitos locais. No lugar das cut-off's típicas de outono passam a predominar os rios atmosféricos que nada têm de interessante.

Enfim, novos tempos!