trovoadas
Cumulonimbus
A situação para o sul está péssima! Ora dá uns aguaceiros ora tira mas sempre a muita distância. Vai ser difícil ter algo este mês! Nem à distância os modelos inventam muito!
Isto é uma ideia para acrescentar à descrição do tópico, certo? Talvez seja mais o mote do fórum...Com tecnologias avançadas de monitorização e previsão, permite dados em tempo real, precisos e acessíveis a todos. Os utilizadores podem planear atividades, viagens ou eventos com maior segurança e antecipação. A integração de mapas interativos e alertas personalizados aumenta a utilidade diária. Além disso, a plataforma fomenta a educação meteorológica e a consciência ambiental, tornando-se uma ferramenta indispensável para profissionais e entusiastas do clima.
Para o tuga continua bom... Siga!A situação para o sul está péssima! Ora dá uns aguaceiros ora tira mas sempre a muita distância. Vai ser difícil ter algo este mês! Nem à distância os modelos inventam muito!
Sim nem uma linha ou palavra sobre "mau-tempo" !Para o tuga continua bom... Siga!Ver anexo 25840
O mês de outubro mais seco foi em 1941. 2019 ficou com cerca de 80% em relação à normal a nível nacional, mas houve um cenário muito díspare entre o Norte e o Sul.Qual o Outubro mais seco de sempre? Este certamente irá rivalizar com os mais secos.
Recordo-me que o Outubro de 2019 foi particularmente seco no Algarve mas ainda assim não tão seco. Houveram umas frentes fracas senão estou em erro. Já agora esse Outono resumiu-se a 1 semana de chuva em Dezembro...
A particularidade agora prende-se com o facto de ser geral ao país mas isso há-de mudar a norte mas não sei se salvará o mês.
Qual o Outubro mais seco de sempre? Este certamente irá rivalizar com os mais secos.
Recordo-me que o Outubro de 2019 foi particularmente seco no Algarve mas ainda assim não tão seco. Houveram umas frentes fracas senão estou em erro. Já agora esse Outono resumiu-se a 1 semana de chuva em Dezembro...
A particularidade agora prende-se com o facto de ser geral ao país mas isso há-de mudar a norte mas não sei se salvará o mês.
Este outono dificilmente será como o de 2019. Novembro de 2019, apesar dos rios atmosféricos, foi um mês particularmente frio, inclusive em comparação com a média de 1971-2000. Até ao momento não vejo nenhum cenário a médio/longo prazo que possa trazer tempo mais frio do que o normal para Portugal Continental, até onde a vista alcança só vejo anomalias positivas de temperatura para essa zona.O mês de outubro mais seco foi em 1941. 2019 ficou com cerca de 80% em relação à normal a nível nacional, mas houve um cenário muito díspare entre o Norte e o Sul.
2017 continua a ser o mais seco desde 2000 e o mais quente de sempre.
Em relação à precipitação, este outubro depende muito do padrão que irá dominar a partir de dia 19/20. Neste momento, ao que tudo indica será um padrão de rios atmosféricos com resultado de uma grande assimetria Norte/Sul, tal como em 2019. No entanto, muitos cortes e mudanças podem haver até lá.
Se o GFS levar a melhor, outubro de 2025 pode muito bem competir com 1941. Caso seja o cenário do ECMWF a concretizar-se, já será diferente. Veremos.
Lembro-me de estar na praia em Outubro no Algarve, mas também me lembro que foram 4 ou 5 dias, não 1 mes inteiro...Sim, o mais notável são as temperaturas com significativas anomalias positivas. Sempre foi normal haver uns dias mais quentes, mas de forma tão consistente não é comum.
Estive no Norte de Itália este fim de semana e as temperaturas registadas por lá durante esses dias eram próximas do que deveríamos ter por cá também (entre 18ºC a 20ºC). Nem é preciso ir muito longe, as temperaturas que temos ao dia de hoje em alguns pontos do território são mais típicas de outubro, mas nos próximos dias vão voltar a aumentar, prevendo-se que se mantenha entre os 28ºC e os 30ºC até perto de dia 20. Claro que pode haver uma 2ª quinzena bem fresca que torne a anomalia positiva da 1ª quinzena menos significativa, mas não deixa de ser fora do normal esta persistência.
Em relação à precipitação, já o disse aqui algumas vezes e considero que está cada vez mais irregular. Dou como exemplo o facto de no ano hidrológico 2024/2025, o mês de outubro ter sido o mais chuvoso em Arronches com 245mm. Desses, 202mm foram registados em 4 dias. Posteriormente tivemos um dezembro apenas com 6mm.
Em 2022, dezembro superou os 400mm mensais, o que é uma loucura para a região, mas cerca de 300mm foram registados em menos de 10 dias e as consequências foram evidentes. Esse restante inverno foi pouco chuvoso, bem como a primavera de 2023 e a situação em termos de pastagens foi bastante crítica, por exemplo. Sempre foi dito que uma das consequências das alterações climáticas era este cenário e tem-se verificado.
Os últimos 3 anos hidrológicos foram bons no Alto Alentejo, mas podemos vir a entrar num novo ciclo seco durante os próximos anos. Faz parte, sempre fez, mas podem vir a ser mais extremos e duradouros. Entre 2017 e 2022 foi assim, com as primaveras de 2018 e 2020 a evitar um cenário mais catastrófico, mas foi um período que demonstrou que não estamos preparados para o futuro. Apenas tivemos alguma sorte, mas pode não ser sempre assim.
Curiosamente, nunca mais ouvi falar de projetos para o combate à seca no futuro. Como é habitual, só falam muito quando já está tudo nas últimas.
Estou solidária contigo, ainda esta semana em Lisboa voltei a dormir só de lencol e esqueci-me de arrefecer o quarto, nao dormi nada porque o maldito chegou aos 24,5..vou ser sincero, já não posso com isto, fartinho mesmo, entrar em Outubro com praticamente 33ºC e as previsões só indicam 30ºC+ até ao infinito com praticamente chuva nenhuma...só daqui a 12/13 dias mostra algo o que não quer dizer absolutamente nada
estou a um passo de começar a chorar do inverno inexistente de tal desespero![]()
É normal, a nortada tem sido fraca e a corrente de Leste tem predominado. As temperaturas mais altas têm sido registadas no Ribatejo e Vale do Sado e não nas regiões mais interiores do Alentejo como é habitual nestas circunstâncias.E o que tenho achado curioso é que sigo as previsões de Madrid e lá que é interior tem estado todos os dias mais frescos do que aqui...