https://user.eumetsat.int/news-events/news/fci-day-snow-fog-rgb-on-eumet-view---
(Integrated Forecasting System = IFS, o principal modelo a que a vasta maioria chama de ECMWF)
https://user.eumetsat.int/news-events/news/fci-day-snow-fog-rgb-on-eumet-view
Será menos normal, mas temos de pensar que a zona centro tem áreas de montanha, ou pré-montanha, que tem uma pluviometria generosa, dos vários quadrantes marítimos.Parece-me invulgar esta circulação de Dezembro, em geral em média de WNW, trazendo sucessivas frentes que começam pelo Noroeste mas é no Litoral Centro que deixam, comparativamente em relação ao que é normal, mais chuva. Isto para os locais menos interiores. Muitas estações de Aveiro para sul já têm acumulados maiores do que as grandes cidades do Norte.![]()

Podem ter a cota mas não têm a precipitaçãoOs modelos estao a delirar com cotas 0 para inicios de janeiro ?
Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

Podem ter a cota mas não têm a precipitação![]()
O GFS já há várias saídas que insiste em cotas baixíssimas para o litoral , o que é invulgar . Pode até não vir nada , mas também pode vir aí para os inícios de janeiro uma siberiana com possibilidade de se associar a alguma depressão retrógrada e isso pelo menos faz - nos sonhar .Podem ter a cota mas não têm a precipitação![]()

Eu acho que é o contrário, se a neve não cair logo a Oeste da fronteira, porque a Leste, em Espanha é que ela vai estar e bastante.Ainda estou esperançoso de ver algo domingo se não morrer tudo na praia com a precipitação a não penetrar mais para leste.
Não vejo frio algum de especial nos modelos.
Aguardemos.

Estava a falar das bandas de precipitação que se vêm nesse mapa a oeste dos distritos de Bragança e da Guarda e no SW do distrito da Guarda.Eu acho que é o contrário, se a neve não cair logo a Oeste da fronteira, porque a Leste, em Espanha é que ela vai estar e bastante.
Ver anexo 27979

Saída das 6h do GFS já mete mais precipitação para cá durante as horas de maior frio.