Disto ninguém fala. Podíamos facilmente ter prevenido tudo isto...
Disto ninguém fala. Podíamos facilmente ter prevenido tudo isto...

Disto ninguém fala. Podíamos facilmente ter prevenido tudo isto...

Úuuuiiii, Jaaassuusssss, tanto disparate junto. Obrigado @ClaudiaRM .
Para quando uma mega tempestade dedicada a ti? Certamente farias estragos...![]()
Já tive em Novembro. Não te lembras? Por acaso não causou assim grandes estragos porque, por acaso, nesse mês não abortei. Calhou...
Disto ninguém fala. Podíamos facilmente ter prevenido tudo isto...
Assumindo que está correto, será o que está no canto superior direito?
Ver anexo 30858
(Não estou a querer gozar com a pergunta, atenção. Tanto podes ter visto e saberes que não está correto ou simplesmente não ter visto. Ontem andei à procura do telefone com ele na mão a servir de lanterna uns segundos a mais do que aqueles que gostaria de admitir)
14:05UTC:
A culpa é do Ventura, como dizia o outro.
1 hora depois, facilmente desmentido.Se virem os dados das estações meteorológicas amadoras disponíveis na rede wunderground, só existe uma estação com dados significativos ao nível do vento a da praia da tocha e mesmo assim tenho algumas dúvidas da fiabilidade dessa estação, pois apesar de ter apresentado valor de intensidade média do vento superior a 60km/h, a rajada máxima não ultrapassou is 81,km/h.
Eu acho que anda muita gente com os nervos à flor da pele, esta tempestade não tem Sting Jet, é uma tempestade/depressão normal de inverno para Portugal continental.
Mas percebo a ansiedade e o nervosismo, principalmente nas pessoas e regiões afectadas pela tempestade Kristin. Solos saturados, estruturas danificadas, etc...
Vamos manter a calma.
Se virem os dados das estações meteorológicas amadoras disponíveis na rede wunderground, só existe uma estação com dados significativos ao nível do vento a da praia da tocha e mesmo assim tenho algumas dúvidas da fiabilidade dessa estação, pois apesar de ter apresentado valor de intensidade média do vento superior a 60km/h, a rajada máxima não ultrapassou is 81,km/h e a nível de precipitação deixa a desejar, 900mm..., claramente não está a reportar correctamente.
As rajadas mais fortes têm sido entre a zona de Coimbra e Porto.tenho estado também a acompanhar e sim, concordo, parece-me que até agora tudo dentro do normal, um dia de inverno.
acresce ao já existente risco, naturalmente a fragilidade das zonas mais afetadas pela Kristin, mas isso já sabiamos.
Lendo a previsão descritiva do IPMA, diria que falharam, pois falavam em rajadas até 120km/h no norte, mas não era ao final do dia, pois essa mesma previsão descritiva diz que ao final do dia a intensidade do vento diminuía.1 hora depois, facilmente desmentido.
Vamos ver pois as rajadas acho que podem ter passado dos 120km/hLendo a previsão descritiva do IPMA, diria que falharam, pois falavam em rajadas até 120km/h no norte, mas não era ao final do dia, pois essa mesma previsão descritiva diz que ao final do dia a intensidade do vento diminuía.
Agora, como podemos ler no tópico de seguimento do litoral norte no distrito do Porto estão a ocorrer rajadas superiores a 90km/h e inferiores a 120km/h.
Aquando da minha intervenção, referia-me ao suposto StingJet. Que não ocorreu e ainda bem.
Eu não faço as minhas intervenções ao calhas, eu disse o que disse com base nos dados que eu tinha.
Se falhei peço imensa desculpa aos membros do fórum.
Só? Isso é uma nuvem perdida por lá! Nem dá para regar as couvesGrazalema continua a acumular, 51,8 mm desde a meia-noite, e a subir.
