Dias Miguel
Cumulonimbus
Impressionante a velocidade da tempestade Kristin, pois o centro está quase a chegar às Baleares neste momento...
Vale o que vale, cada um com a sua opinião...
No dia 13 de dezembro de 2022, a população do distrito de Portalegre também foi para a cama sem aviso vermelho e acordou com um grau de destruição sem precedentes devido às cheias.A maior parte das pessoas do distrito de Leiria foi para a cama sem haver um aviso vermelho de vento lançado no distrito. Isso é factual. Não estou a dizer que com aviso vermelho lançado às 20h ou 21h não tinham sido levantadas telhas, mas é um apontamento que pode e deve ser feito.
Deve haver maior alinhamento entre a comunicação da ANPC e os avisos do IPMA. A maior parte dos frequentadores deste fórum pode fazer a distinção, mas a maioria da população em geral leu foi as letras garrafais "Porto, Aveiro e Coimbra em aviso vermelho".
A comunicação entre o IPMA e A ANEPC existe e está bem oelada. A maior parte das pessoas em Leiria foi para a cama sem aviso vermelho, mas foram com uma mensagem no seu telemóvel que referia que era expectável vento na ordem dos 140km/h, incluíndo Leiria e Coimbra. Em todos os canais, desde ontem à tarde não se falou de outra coisa. As autoridades estavam informadas sobre o "landfall" poder ser mais a norte ou mais a sul. Em praticamente todas as intrevenções da AENCP e do IPMA se referiu a incerteza dos modelos em relação à trajetória. Claro que há sempre problemas, há sempre falhas... mas neste episódio acho muito hipócrita apontar o dedo ao IPMA, principalmente por pessoas que nem formação na área têm e que muitas vezes o fazem porque necessitam para promover os seus negócios. E com isto me refiro ao Mário Marques, suposto "climatologista". A culpa principalmente é das redações que falam em combate à desinformação mas que depois colcoam estas personagem a falar o que querem e lhes apetece, e alguém tem de ter coragem para o dizer.A maior parte das pessoas do distrito de Leiria foi para a cama sem haver um aviso vermelho de vento lançado no distrito. Isso é factual. Não estou a dizer que com aviso vermelho lançado às 20h ou 21h não tinham sido levantadas telhas, mas é um apontamento que pode e deve ser feito.
Deve haver maior alinhamento entre a comunicação da ANPC e os avisos do IPMA. A maior parte dos frequentadores deste fórum pode fazer a distinção, mas a maioria da população em geral leu foi as letras garrafais "Porto, Aveiro e Coimbra em aviso vermelho".
Deste lado da fronteira temos de esperar até amanhã para saber os dados do IPMAA Kristin deixou uma rajada de 174 km/h na Sierra Nevada e 150 km/h em Brozas (Caceres).
.
.
É triste... mas assim se vai aprendendo (ou não, conhecendo a "raça") aos poucos e poucos, neste pobre país, em que tudo é velho e/ou precisa de manutenção e geralmente está mal dimensionado que a famosa máxima "se não caíu naquele dia, também já não cai mais" não é de todo verdade.Estou em choque
partidarismos á parte chega de tempestades ;-)
"O Mário Marques é basicamente um charlatão que não sabe do que fala e no fim diz sempre que está certo" e "o IPMA podia ter posto um aviso vermelho no distrito de Leiria mais cedo devido à dispersão que havia nos modelos e à possibilidade real deste ser afetado" podem ser ambas verdadeA comunicação entre o IPMA e A ANEPC existe e está bem oelada. A maior parte das pessoas foi para a cama sem aviso vermelho, mas foram com uma mensagem no seu telemóvel que referia que era expectável vento na ordem dos 140km/h, incluíndo Leiria e Coimbra. Em todos os canais, desde ontem à tarde não se falou de outra coisa. As autoridades estavam informadas sobre o "landfall" poder ser mais a norte ou mais a sul. Em praticamente todas as intrevenções da AENCP e do IPMA se referiu a incerteza dos modelos em relação à trajetória. Claro que há sempre problemas, há sempre falhas... mas neste episódio acho muito hipócrita apontar o dedo ao IPMA, principalmente por pessoas que nem formação na área têm e que muitas vezes o fazem porque necessitam para promover os seus negócios. E com isto me refiro ao Mário Marques, suposto "climatologista". A culpa principalmente é das redações que falam em combate à desinformação mas que depois colcoam estas personagem a falar o que querem e lhes apetece, e alguém tem de ter coragem para o dizer.
Entendo o que dizes sim!"O Mário Marques é basicamente um charlatão que não sabe do que fala e no fim diz sempre que está certo" e "o IPMA podia ter posto um aviso vermelho no distrito de Leiria mais cedo devido à dispersão que havia nos modelos e à possibilidade real deste ser afetado" podem ser ambas verdade
~123 qph.
Se a Protecção Civil disse que podia ser de Viana a Setúbal e dado a incerteza do local de impacto, o IPMA poderia ter colocado essa zona toda com aviso vermelho, mas não era isso que iria alterar o panorama e ninguém vai fazer mudar com aviso vermelho. Portanto, não temos política de prevenção e que foi durante a noite e mesmo assim, causou 4 mortos, imaginem que fosse ao final do dia ou durante o dia. Se dá aviso vermelho devia ser regra ficar em casa e só sair em caso de emergência."O Mário Marques é basicamente um charlatão que não sabe do que fala e no fim diz sempre que está certo" e "o IPMA podia ter posto um aviso vermelho no distrito de Leiria mais cedo devido à dispersão que havia nos modelos e à possibilidade real deste ser afetado" podem ser ambas verdade