Seguimento Meteorológico Livre - 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Lendo a previsão descritiva do IPMA, diria que falharam, pois falavam em rajadas até 120km/h no norte, mas não era ao final do dia, pois essa mesma previsão descritiva diz que ao final do dia a intensidade do vento diminuía.
Agora, como podemos ler no tópico de seguimento do litoral norte no distrito do Porto estão a ocorrer rajadas superiores a 90km/h e inferiores a 120km/h.
Aquando da minha intervenção, referia-me ao suposto StingJet. Que não ocorreu e ainda bem.
Eu não faço as minhas intervenções ao calhas, eu disse o que disse com base nos dados que eu tinha.
Se falhei peço imensa desculpa aos membros do fórum.
Não faz sentido tirar conclusões ou fazer suposições quando o centro da depressão ainda nem tinha atingido a costa. Há várias estações amadoras entre Coimbra e o Porto, sobretudo no litoral, que registaram rajadas superiores a 110 km/h, incluindo pelo menos uma que chegou aos 120 km/h. É importante não sermos alarmistas, concordo, mas nem tanto 8 nem tanto 80.

Lendo a previsão descritiva do IPMA, diria que falharam, pois falavam em rajadas até 120km/h no norte, mas não era ao final do dia, pois essa mesma previsão descritiva diz que ao final do dia a intensidade do vento diminuía.
Agora, como podemos ler no tópico de seguimento do litoral norte no distrito do Porto estão a ocorrer rajadas superiores a 90km/h e inferiores a 120km/h.
Aquando da minha intervenção, referia-me ao suposto StingJet. Que não ocorreu e ainda bem.
Eu não faço as minhas intervenções ao calhas, eu disse o que disse com base nos dados que eu tinha.
Se falhei peço imensa desculpa aos membros do fórum.
Isso fez-me lembrar aquele climatologista que não me lembro do nome e que está em todos os canais, dizer por volta das 8:30 da manhã que a Kristin tinha sido mais fraca do que se esperava
Por aqui, concelho de Nelas, distrito de Viseu está uma ventania. Não sei se terá ficado atrás do da Kristen.
Ps: isto com base no barulhómetro mas em termos de duração, está a durar mais

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Isso fez-me lembrar aquele climatologista que não me lembro do nome e que está em todos os canais, dizer por volta das 8:30 da manhã que a Kristin tinha sido mais fraca do que se esperava
Por aqui, concelho de Nelas, distrito de Viseu está uma ventania. Não sei se terá ficado atrás do da Kristen.
Ps: isto com base no barulhómetro mas em termos de duração, está a durar mais

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
Espera, esse mesmo "climatologista" teve o desplante de dizer que tinha previsto o StingJet a entrar na zona de Leiria, pelo menos 12 horas ou mais , depois de ter ocorrido, ups...
Quem me dera ganhar o que ele ganha, deve receber milhares de euros por mês, afinal é sempre chamado para comentar qualquer coisa na sic noticias, na rpnoticias na cnn portugal, na cmtv, e para ser sincero não sei se também na now, seja o que for esse "gajo" tem de ser banido da tv .
Porquê? É claramente um "tacho", falha muitas vezes. E ainda por cima, não existem mais climatologistas em Portugal? Só ele?
....

Meteorologia

Entrevista SIC Notícias

Depressão Marta só está a entrar em Portugal "agora", mas haverá um "alívio temporário" no domingo.

Há 25 minutos

A chuva e vento fortes darão uma 'trégua' no dia da segunda volta das eleições presidenciais, mas terça e quarta-feira serão "dias críticos", com muitas horas de precipitação, por vezes forte.

A depressão Marta só entrou em Portugal ao final da tarde deste sábado, mas as previsões apontam para uma 'trégua' no domingo, adianta a meteorologista do IPMA Ângela Lourenço. Depois do "alívio", a chuva regressa em força na terça-feira.

A meteorologista do IPMA Ângela Lourenço explica, em entrevista na SIC Notícias, que a depressão Marta, a terceira em duas semanas, estava no Atlântico, tem vindo a deslocar-se para Península Ibérica e está a entrar pela região Norte "agora", por volta das 18:30.

A superfície frontal fria, associada à tempestade Marta, "atravessou o território nas primeiras horas do dia de hoje" e foi isso - e não propriamente a depressão - que provocou o agravamento das condições meteorológicas.

"Houve aqui talvez um problema de comunicação. A depressão está agora a atravessar o território, a superfície frontal fria atravessou-o pela parte mais a Sul nas primeiras horas do dia de hoje", acrescenta.

A maior preocupação é agora o litoral Norte e Centro, com precipitação e vento fortes.

A meteorologista afasta que a depressão Marta seja idêntica à Kristin:

"São situações diferentes, caraterísticas e estruturas diferentes. Não estamos à espera de valores de rajadas registadas como na Kristin."

E quais são as previsões para os próximos dias?

A depressão Marta dirige-se depois para Espanha, que será afetada às primeiras horas da manhã.

Haverá, por isso, um "alívio temporário" no domingo, com precipitação mais dispersa e fraca e sol em alguns locais.

"A partir da tarde, gradualmente do litoral para o interior, vamos ter um novo sistema frontal que irá começar a afetar o território. Podemos ter chuva mais gradual a partir da tarde", acrescenta Ângela Lourenço.

Essa precipitação será já um efeito de uma "nova ondulação frontal", que irá afetar-nos com uma depressão que está centrada no Atlântico.

Na próxima semana, as previsões apontam para "tempo severo", com precipitação persistente e por vezes forte na terça e na quarta-feira. E mais a Norte na quinta-feira.

"Os dias 10 e 11 serão críticos, com muitas horas a chover", reforça.

No final da semana, haverá um "alívio" na região Sul, com chuva menos intensa e persistente. Mas as regiões Norte e Centro continuarão com "a passagem sucessiva de ondulações frontais".

O Antílope não volta tão cedo.
2DHcg0t.jpeg
O Antílope bem quer voltar das suas férias, mas o tempo não está a cooperar...
Cld1kzb.jpeg

É impressão minha, ou lá se foi o radar de Arouca?

Enviado do meu 2506BPN68G através do Tapatalk
Ontem (acho) houve umas horas que esteve tudo em baixo, depois esteve só o de Arouca em baixo um tempo, depois voltou. Às vezes acontece, e hoje está meio agreste, de facto.. entretanto em Espanha vão montar mais um em Salamanca, já desenrasca qualquer coisa.

(...) entretanto em Espanha vão montar mais um em Salamanca, já desenrasca qualquer coisa.
Isso seria/será muito bom para o acompanhamento do interior centro e norte em especial nas precipitações convectivas.

Isso seria/será muito bom para o acompanhamento do interior centro e norte em especial nas precipitações convectivas.
Exatamente o meu pensamento, e sê-lo-á especialmente porque os deles têm produtos (disponíveis para o público) ligeiramente diferentes e têm uma taxa de atualização mais rápida, apesar de (infelizmente) ser menos frequente.

Basicamente a única área que lhes falta cobrir de Portugal é com aquele radar, em princípio. Naturalmente presumo que seja para esse efeito para poderem saber o que se aproxima vindo do nosso lado e, tal como nós, nem sempre podem depender do IPMA.

Edit:

Guadramiro - bem pertinho da fronteira, e isto numa zona de fronteira que se aproxima mais do mar que a restante

Última edição:
Epa, entre a excitação constante das páginas amadoras e a quase inexistente comunicação do IPMA com a população, venha o diabo e escolha. As pessoas estão saturadas da ineficiência do IPMA.
Quando é que o IPMA não comunicou os eventos previstos nas últimas semanas? Podemos criticar o modo como alguma comunicação é realizada - comunicação essa que é da responsabilidade da ANPC e não do IPMA - mas não podemos dizer que não existiu comunicação. O que não tem faltados nas últimas 3 semanas é meteorologistas do IPMA na televisão.

Quando é que o IPMA não comunicou os eventos previstos nas últimas semanas? Podemos criticar o modo como alguma comunicação é realizada - comunicação essa que é da responsabilidade da ANPC e não do IPMA - mas não podemos dizer que não existiu comunicação. O que não tem faltados nas últimas 3 semanas é meteorologistas do IPMA na televisão.
O que as pessoas querem é mais presença nas redes sociais. Hoje em dia, seja em que área for, se não tens uma presença eficaz nas plataformas digitais, com comunicação adaptada ao público, gráficos simples que expliquem o essencial e vídeos claros, não tens nada. Falta proximidade com as pessoas. Se a fonte oficial não garante essa comunicação, o espaço acaba inevitavelmente por ser ocupado por páginas amadoras que vêm tapar esse vazio.

Epa, entre a excitação constante das páginas amadoras e a quase inexistente comunicação do IPMA com a população, venha o diabo e escolha. As pessoas estão mais saturadas da ineficiência do IPMA, isso é um facto.

Pois, e sem uma fonte competente (neste sentido, e alguns outros) cria-se um vácuo que ainda dá mais aso a esse tipo de publicações se espalharem, e pior, serem levadas a sério.

Eu, por exemplo, não vejo televisão, a única informação a que tenho acesso do IPMA é aquela que procuro, se estivesse toda no site e fosse mais frequente e completa não era mau, de maneira nenhuma. Na minha opinião, claro.

• Gosto
Reactions: joselamego