Seguimento Meteorológico Livre - 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
No tempo em que nós chegámos ao fórum as redes sociais eram rudimentares, a comunicação era muito menor, e fomos capazes de aprender, certo? Porque é que agora as pessoas deixaram de ser capazes de o fazer?
Porque é que estamos a falar como se a meteorologia fosse automaticamente interessante para o cidadão comum? Nós, meteoloucos, não somos o cidadão comum e não podemos ver as coisas apenas pelas nossas lentes.

E hoje o contexto é muito diferente. A maior parte das pessoas consome informação principalmente através das redes sociais e tende a ignorar os canais oficiais. A ideia não é substituir a autonomia de quem quer aprender, mas adaptar a comunicação à forma como o público se informa atualmente, criando conteúdos que despertem curiosidade e interesse, sem deixar de promover a aprendizagem e a literacia meteorológica.

Ou até envolver pessoal das páginas amadoras para ajudar na comunicação, através de animações, narrações, vídeos simples. Convidar influenciadores ou figuras públicas da sociedade portuguesa para realizar campanhas específicas (sobre seca, cheias, prevenção, etc..). Ou criar conteúdos sobre sismos, meteorologia, oceanos… Há tantas possibilidades!
Tudo isto são ferramentas que aproximam o público.

A primeira parte dificilmente ia acabar bem :D

O resto requer tempo e recursos que provavelmente não têm.

Não é fácil transmitir em pequenos segmentos os conteúdos mínimos para se fazer uma previsão autodidata básica. O público em geral quer cada vez mais em menos tempo mas isso nem sempre é possível.

Contra mim se calhar escrevo porque sabe-se lá que besteiras escrevo. A malta que sabe da poda e que raramente escreve é que vai avaliando :D

Felizmente, e ao contrário de muitas outras disciplinas, é possível evitar os livros técnicos e ainda assim adquirir um conhecimento bastante razoável na meteorologia. Na altura aprendi muito com este (:D) mas as modernices sempre aparecem.

No tempo em que nós chegámos ao fórum as redes sociais eram rudimentares, a comunicação era muito menor, e fomos capazes de aprender, certo? Porque é que agora as pessoas deixaram de ser capazes de o fazer?

Porque estão cada vez mais estúpidas. Sei que não é politicamente correcto dizer mas é verdade. É a minha opinião que resulta do que constato todos os dias. Nunca tivemos tantos recursos à mão de semear como agora e nunca tivemos tanta incapacidade para os utilizar de forma inteligente.

O resto requer tempo e recursos que provavelmente não têm.
Os recursos aparecem quando se percebe a real necessidade. Pelo que vejo aqui, parece que ainda não é algo prioritário, nem provavelmente será nos próximos tempos. Enquanto isso, continuaremos a ver uma proliferação de páginas amadoras, boas e más, com tudo o que isso implica. :D

Não é fácil transmitir em pequenos segmentos os conteúdos mínimos para se fazer uma previsão autodidata básica. O público em geral quer cada vez mais em menos tempo mas isso nem sempre é possível.
Eu acho que é possível. Por isso é que as páginas amadoras atraem tanta gente.

Última edição:
Para concluir, basta ler os comentários deste post. Este rapaz, independentemente de ter sido alarmista ou não (eu acho que não o foi, mas há quem discorde), ganhou enorme notoriedade simplesmente por ter avisado com firmeza sobre a tempestade Kristin, enquanto o IPMA não conseguiu comunicar de forma tão eficaz.

As pessoas estão visivelmente gratas, porque na perceção delas o IPMA acabou por subestimar a situação. Aqui, no entanto, já entram também outros ressentimentos mais amplos contra a ineficiência do Estado e da Proteção Civil nas primeiras horas, e, de forma indireta, o IPMA também acaba por ser incluído nesse mesmo julgamento.

No fundo, é um exemplo claro de como uma comunicação ágil e assertiva pode ganhar mais confiança do público do que informação “oficial” que não chega a tempo ou de forma envolvente.

Para concluir, basta ler os comentários deste post. Este rapaz, independentemente de ter sido alarmista ou não (eu acho que não o foi, mas há quem discorde), ganhou enorme notoriedade simplesmente por ter avisado com firmeza sobre a tempestade Kristin, enquanto o IPMA não conseguiu comunicar de forma tão eficaz.

As pessoas estão visivelmente gratas, porque na perceção delas o IPMA acabou por subestimar a situação. Aqui, no entanto, já entram também outros ressentimentos mais amplos contra a ineficiência do Estado e da Proteção Civil nas primeiras horas, e, de forma indireta, o IPMA também acaba por ser incluído nesse mesmo julgamento.

No fundo, é um exemplo claro de como uma comunicação ágil e assertiva pode ganhar mais confiança do público do que informação “oficial” que não chega a tempo ou de forma envolvente.

Existe uma diferença enorme entre essas páginas e o Ipma. Essas se errarem ninguém lhe cobra nada e se for possível até fazem uma publicação a dizer que acertaram apesar de ter errado. No caso do Ipma tudo é cobrado, até quando acertam, como foi o caso,
Se calhar o problema está mesmo em quem vê que a comunicação tem que ser feita para criancinhas burrinhas de todo, que preferem perder tempo a ver big brothers e afins e a seguir páginas que só dizem porcaria nas redes sociais.
Se calhar percebi mal, mas o que tu dizes é que comunicar tem de ir ao encontro ao que o cidadão quer, às suas percepções por mais erradas e estúpidas que possam ser. Isso não é comunicar, isso é vender conteúdo e é exatamente essa ideia que nos tem levado (mundo inteiro) a ter cada vez mais gente a seguir e a acreditar em coisas falsas e a ignorar a verdade.
Há coisas a melhorar no Ipma? Há, mas a verdade é que desta vez acertaram e sem provocar alarmismo, que diga-se foi criado por muitas das páginas ligadas à meteo.

Porque estão cada vez mais estúpidas. Sei que não é politicamente correcto dizer mas é verdade. É a minha opinião que resulta do que constato todos os dias. Nunca tivemos tantos recursos à mão de semear como agora e nunca tivemos tanta incapacidade para os utilizar de forma inteligente.

A IA vai fazer piorar as capacidades intelectuais de autonomia de pensamento e aprendizagem. Uma sociedade encarcerada na rede global de IA, cada vez mais facilmente manipulável. Já está a acontecer.

Existe uma diferença enorme entre essas páginas e o Ipma. Essas se errarem ninguém lhe cobra nada e se for possível até fazem uma publicação a dizer que acertaram apesar de ter errado. No caso do Ipma tudo é cobrado, até quando acertam, como foi o caso,
Se calhar o problema está mesmo em quem vê que a comunicação tem que ser feita para criancinhas burrinhas de todo, que preferem perder tempo a ver big brothers e afins e a seguir páginas que só dizem porcaria nas redes sociais.
Se calhar percebi mal, mas o que tu dizes é que comunicar tem de ir ao encontro ao que o cidadão quer, às suas percepções por mais erradas e estúpidas que possam ser. Isso não é comunicar, isso é vender conteúdo e é exatamente essa ideia que nos tem levado (mundo inteiro) a ter cada vez mais gente a seguir e a acreditar em coisas falsas e a ignorar a verdade.
Há coisas a melhorar no Ipma? Há, mas a verdade é que desta vez acertaram e sem provocar alarmismo, que diga-se foi criado por muitas das páginas ligadas à meteo.
Concordo que o IPMA é muito mais escrutinado do que páginas amadoras e que não deve criar alarmismo. Mais uma vez, aqui ninguém está a pedir alarmismos.

Comunicar melhor não é infantilizar nem “vender conteúdo”. É fazer literacia científica usando os canais onde a população já está, como já escrevi anteriormente. As melhores instituições científicas do mundo (NOAA, Met Office, JMA) fazem isso sem perder rigor.

Se o IPMA não ocupa esse espaço, alguém vai ocupar, e nem sempre bem. As páginas amadoras não surgem do nada! Elas surgem porque:
- há procura por informação mais imediata;

- há falta de contextualização oficial;

- há ausência de pedagogia contínua.

Se o IPMA comunicasse melhor, com conteúdos educativos e alertas estratégicos, parte desse público provavelmente consumiria informação oficial em vez de se apoiar apenas em páginas amadoras.

Quanto melhor comunica o IPMA, menos espaço há para interpretações erradas, menos autoridade têm páginas alarmistas e mais fácil é desmentir ruído.

Isto até era fácil de resolver.
Acabava-se com o IPMA... e já agora com os cursos de meteorologia. 3 meses de chat gpt e dá-se um certificado de formação.
Previsões passam a ser dadas nas redes sociais apenas, e para informar os poucos que olham para a tv, convida-se obrigatoriamente para passar em todos os canais, pelo menos uma vez por dia, um ou outro climatologista altamente referenciado, formado na universidade da vida.

Para quê complicar...

Não esquecer que os experts que andam aí nas redes sociais saíram todos daqui e todos sabemos o porquê de eles saírem daqui.

Eles saíram porque aqui no fórum existiu uma regra básica e faz dele uma casa aonde aprendemos algo todos os dias, porque eles todos faziam previsões alarmistas sempre que chovia, era sempre tornados, ventos ferozes, precipitações do outro mundo, granizo do tamanho de bolas de futebol e quem gere ou modera esta casa, soube colocar um travão nisso e foram vender o seu peixe para as redes sociais.

O IPMA tem sabido lidar muito bem com as tempestades, avisos colocados antepadamente, informação dada com bastante rigor, o resto é só propaganda ao extremismo, se o modelo prevê 100 km/h eu vou dizer 160 km/h.

Temos IA que podemos utilizar para aprendermos mais sobre a meteorologia sobretudo em termos técnicos e isso é sempre de realçar.

Eu como não sigo nenhuma página e raramente consulto essas páginas, por mim, não vejo nenhuma relevância para mim essas páginas.

Tenho blog e nunca fui pelo alarmismo, faço previsões baseadas nos modelos e sempre pautei-me pelo rigor e sempre utilizei fontes credíveis para publicar o que seja, um método totalmente diferente e isso não atrai público. Atrair até atrai, mas não capta os seguidores que essas páginas têm, mas prefiro ter um blog com tigor do que ser uma página sensacionalista.

Isto até era fácil de resolver.
Acabava-se com o IPMA... e já agora com os cursos de meteorologia. 3 meses de chat gpt e dá-se um certificado de formação.
Previsões passam a ser dadas nas redes sociais apenas, e para informar os poucos que olham para a tv, convida-se obrigatoriamente para passar em todos os canais, pelo menos uma vez por dia, um ou outro climatologista altamente referenciado, formado na universidade da vida.

Para quê complicar...
É precisamente essa visão redutora e a desvalorização de uma comunicação próxima com a população que depois alimentam o descontentamento em relação ao IPMA e abrem espaço ao surgimento destas páginas. Olha, é como o outro diz, "depois não se queixem". Venham mais páginas, de preferência boas e que não sejam alarmistas eheh.

Tenho blog e nunca fui pelo alarmismo, faço previsões baseadas nos modelos e sempre pautei-me pelo rigor e sempre utilizei fontes credíveis para publicar o que seja, um método totalmente diferente e isso não atrai público. Atrair até atrai, mas não capta os seguidores que essas páginas têm, mas prefiro ter um blog com tigor do que ser uma página sensacionalista.
Dá perfeitamente para ficar no meio. Não é preciso ser sensacionalista para captar a atenção do público.

Basta criar formas de comunicação de proximidade, porque é isso que as pessoas procuram. A ciência apresentada de forma crua raramente cria essa ligação, mas é possível aproximá-la do público sem recorrer a alarmismos nem a dramatizações.

Boa comunicação não dilui a ciência. Torna-a mais compreensível, relevante e eficaz.

• Gosto
Reactions: Heat
Estou inscrito neste magnífico forum há cerca de 20 Anos, nunca liguei a essas páginas sensacionalistas. Informação credível e de "pés bem assentes na terra" é aqui. Claro que irá haver exageros e pessoas exageradas. Já vi de tudo aqui. Uns choram porque não chove no Sul, outros porque não neva no norte, outros desejavam ter um tornado a porta etc etc...
Meus poucos posts nestes anos todos indicam só uma coisa... Que não vou falar daquilo que não sei. Não sou meteorologo mas sou meteorolouco se não sei não vou inventar.

A IA vai fazer piorar as capacidades intelectuais de autonomia de pensamento e aprendizagem. Uma sociedade encarcerada na rede global de IA, cada vez mais facilmente manipulável. Já está a acontecer.

Claro que já está a acontecer. Todos os dias há anémonas no Twitter a fazer perguntas estúpidas ao 'Grok' e a discutirem com a 'máquina' quando não gostam da resposta. A primeira coisa que me ocorre sempre que vejo isto é se em casa também se põem a discutir com o microondas ou a air fryer...

O tuga :lmao: a beber um vinhozinho e a comer um chouriço

1000008993.webp

Última edição: