Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
sol é no verão, no inverno é chuva ou pelo menos céu muito nublado

Não existe país nenhum do mundo que não faça sol no Inverno, sendo o Alentejo uma região rica na agricultura que seria dessa região se não fizesse sol no Inverno e sempre a chover.

O teu desejo no Inverno é o mesmo desejo que tens no Verão, no Inverno é chover todos os dias, no Verão é teres 50ºC todos os dias.

Quando os nossos desejos se sobrepõem à nossa realidade é muito difícil de encarar quando as coisas saem completamente ao contrário.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré e jonas_87


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
MeteoAlentejo eu sei que sempre queremos mais e melhor e por vezes nesses nossos desejos, entramos em devaneios ilógicos que seriam bonitos para as estatísticas, mas péssimos para a vida do dia a dia! No teu caso um Novembro com 145mm de precipitação é um mês bem acima do normal certamente! Deves ter duplicado a precipitação habitual neste mês que hoje acaba. Beja que está ai pertinho (cerca de 30km), apresenta na normal 71-00 uma precipitação acumulada em Novembro de 71,8mm.
Tiveste inclusive dois dias de acumulados bem bons: dias 11 com 29,2mm e dia 23 com 30,2mm. Não é para todos aqui no interior raiano. :D
Tivemos "azar" é certo, vimos passar belas depressões aqui ao lado muitas vezes sem cair gota por estas bandas. Mas ainda assim aí no baixo Alentejo raiano foi menos mal! ;)
O melhor acumulado diário que aqui registei foi de 18mm, ou seja cerca de metade dos teus 30,2mm! E o meu mês apesar de bom (o melhor registo que tive até hoje desde 2010), ficou bem abaixo do teu acumulado mensal. Registei um total de "apenas" 102,2mm.

Esta conversa toda apenas para te mostrar que há quem tenha ficado pior! :cool:
E não convém esquecer onde moramos e não entrar em comparações com a precipitação do litoral ou com as temperaturas mínimas de Trás os Montes!
Aqui é o Alentejo, também temos chuva por vezes forte e de destaque, em especial associada eventos convectivos e também há frio e geadas, mas a neve não abunda.

Olha o Dezembro não sei como será. Apenas sei que a normal 71-00 aqui da terrinha é de 91,6mm e é o mês mais chuvoso.
Agora venha lá o frio, que este tempo "morno" já chateia!
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e james

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
têm de ligar um bocado menos as médias até porque são falaciosas é verdade que representam uma generalidade mas não se esqueçam que se um ano chove 200 e no seguinte 0 a media dá 100, um valor nunca registado daí que medias ponderadas ou outras ferramentas estatísticas também são uteis
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
têm de ligar um bocado menos as médias até porque são falaciosas é verdade que representam uma generalidade mas não se esqueçam que se um ano chove 200 e no seguinte 0 a media dá 100, um valor nunca registado daí que medias ponderadas ou outras ferramentas estatísticas também são uteis

Até certo ponto compreendo o que dizes. Mas por algum motivo elas têm uma amostragem de 30 anos... ;)

Mas servem para isso mesmo, ter uma ideia.

Edit: para corrigir o numero de anos de uma normal meteorológica, que por engano coloquei 20 e são 30 anos.
Obrigado pela correcção Aurélio!
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
têm de ligar um bocado menos as médias até porque são falaciosas é verdade que representam uma generalidade mas não se esqueçam que se um ano chove 200 e no seguinte 0 a media dá 100, um valor nunca registado daí que medias ponderadas ou outras ferramentas estatísticas também são uteis

Presumo que esteja falando, mais em probabilidade de maior numero de anos mais secos ou mais chuvosos,
Por exemplo ele pode ser uma média de 70 mm, mas essa média pode ter 5 anos com 200 mm e 15 muito secos por exemplo, e a região dele é mais sensivel para isso pois quando o mês é particularmente seco nota-se mais na região dele !
Não existe país nenhum do mundo que não faça sol no Inverno, sendo o Alentejo uma região rica na agricultura que seria dessa região se não fizesse sol no Inverno e sempre a chover.

O teu desejo no Inverno é o mesmo desejo que tens no Verão, no Inverno é chover todos os dias, no Verão é teres 50ºC todos os dias.

Quando os nossos desejos se sobrepõem à nossa realidade é muito difícil de encarar quando as coisas saem completamente ao contrário.

O que o MeteoAlentejo diz é totalmente verdade e apenas espelha aquilo que sente na sua região .....
Falas em realidade mas a realidade e pode ser apenas um ciclo climática que estamos a sul a perder muita precipitação no Inverno (Dez/Jan/Fev)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Choveu bastante em Novembro, mas de inverno não teve nada. Anomalia positiva na temperatura, imensas plantas a florir e a enorme quantidade de insectos que ainda se observa. Uns dias mais frescos e umas geadas também fazem parte do nosso clima.

Penso que também Novembro deve ter sido dos meses mais quentes de sempre !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Chega a Dezembro e é isto, pelo menos, eu vejo ali precipitação na 4ª feira, por isso, não é assim tão mau e uma 1 ou 2 semanas de sol já fazem falta, depois de um mês de Novembro bastante generoso em termos de chuva, o que eu quero agora é uns belos dias de sol, para levantar o ego e a auto-estima, porque Novembro foi demasiado cinzento. :lmao:

Já agora, devias saber que as estações de transição (Primavera e Outono) são as melhores em termos de precipitação para as regiões do sul, são as estações onde existe mais probabilidades de ocorrerem cut-off's, e não é por andar todos os dias a lamuriar-se, a chorar ou a lamentar-se que as coisas vão mudar.

Que venha 2 semanas de sol que é preciso. :D

Sim que venha agora 1 ou 2 semanas de sol, porque saber bem, mas será que será apenas 1 ou 2 semanas de sol, nos ultimos 15 anos quantos anos tivemos com Dezembro, Janeiro e Fevereiro a serem chuvosos ?
Através de um colega do Forum peguei num ficheiro com dados de Aeroporto de Faro entre 1958-1988, e constatei que a precipitação era bem mais uniforme entre Outono e Inverno com uma primavera mais seca do que actualmente em que basicamente Novembro até Fevereiro estavam quase ao mesmo nível.
O clima actual sim é composta por Outonos e Primaveras mais chuvosas, e por Invernos bem mais secos, e mais frios ....
Penso que teremos tendência a uma certa tropicalização do nosso clima !
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não existe país nenhum do mundo que não faça sol no Inverno, sendo o Alentejo uma região rica na agricultura que seria dessa região se não fizesse sol no Inverno e sempre a chover.

O teu desejo no Inverno é o mesmo desejo que tens no Verão, no Inverno é chover todos os dias, no Verão é teres 50ºC todos os dias.

Quando os nossos desejos se sobrepõem à nossa realidade é muito difícil de encarar quando as coisas saem completamente ao contrário.

Exatamente .

Sol , no inverno no Alentejo , também há em fartura .
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Choveu bastante em Novembro, mas de inverno não teve nada. Anomalia positiva na temperatura, imensas plantas a florir e a enorme quantidade de insectos que ainda se observa. Uns dias mais frescos e umas geadas também fazem parte do nosso clima.

Ou seja , um mês típico de outono . No ano passado , é que parecia inverno , com tempo seco e muito frio ( também uma situação típica do nosso inverno ) .

Quando vejo pessoas a suspirar pelo frio , lembro - me do meu avô me dizer que frio a sério só aparecia depois do Natal . E comecei a reparar que os carvalhos , por exemplo , uma das árvores mais típicas da minha região só começam a perder a maioria das folhas pouco antes do Natal e só começam a nascer novamente só praticamente em abril .

E pesquisei um pouco e descobri que antigamente , a maioria dos nevões ocorriam em janeiro , fevereiro , março e até abril . Outras pessoas antigas que eu convivi também diziam que frio , frio era entre o Natal e a Páscoa .

Porém , nos últimos anos , novembro parece que começou a fi car mais frio e março mais quente . Se calhar , este ano , estamos a regressar a uma situação mais típica de outrora .
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Um bom meteolouco gosta de todos os tipos de tempo, por mais monótono que seja terá sempre a esperança que tudo aquilo é passageiro, já que é uma ciência extremamente variável e há sempre coisas a observar desse estado actual de tempo. Posso dizer que tanto gostei da seca de 2004/2005 como gostei o inverno de 2009/2010, cujo o ano de 2010 foi o mais chuvoso de sempre em Lisboa essencialmente Janeiro e Fevereiro. Agora se me perguntarem qual preferia, claro que diria o inverno de 2009/2010 por motivos de gosto, as secas, os ventos extremos as chuvas em demasia, o calor e frio extremos tem tudo o seu fascínio para testar limites e limitações da própria natureza e populações. Aqui no forum temos todos os tipos de pessoas, tanto pessoas que gostam de frios extremos como gostam de calor extremo e até mesmo algumas que não gostam de trovoada isso são os gostos pessoais de cada um. Agora alguém que já acompanhe isto desde quase que nasceu tem que entender que tem que ser imparcial e perceber que não há bom tempo ou mau tempo, há aquele que é e não vale a pena lamentarmo-nos porque ele não muda, logo o importante é acompanhar prever e gozar seja o que for.

E não se esqueçam de uma coisa, vale mais ser meteolouco aqui que na Argélia ou Gronelândia, nas latitudes médias (onde estamos) podemos ter de tudo, sinto-me abençoado por ser meteolouco aqui, um dos melhores sítios do mundo :viva::uau:.
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Um bom meteolouco gosta de todos os tipos de tempo, por mais monótono que seja terá sempre a esperança que tudo aquilo é passageiro, já que é uma ciência extremamente variável e há sempre coisas a observar desse estado actual de tempo. Posso dizer que tanto gostei da seca de 2004/2005 como gostei o inverno de 2009/2010, cujo o ano de 2010 foi o mais chuvoso de sempre em Lisboa essencialmente Janeiro e Fevereiro. Agora se me perguntarem qual preferia, claro que diria o inverno de 2009/2010 por motivos de gosto, as secas, os ventos extremos as chuvas em demasia, o calor e frio extremos tem tudo o seu fascínio para testar limites e limitações da própria natureza e populações. Aqui no forum temos todos os tipos de pessoas, tanto pessoas que gostam de frios extremos como gostam de calor extremo e até mesmo algumas que não gostam de trovoada isso são os gostos pessoais de cada um. Agora alguém que já acompanhe isto desde quase que nasceu tem que entender que tem que ser imparcial e perceber que não há bom tempo ou mau tempo, há aquele que é e não vale a pena lamentarmo-nos porque ele não muda, logo o importante é acompanhar prever e gozar seja o que for.

E não se esqueçam de uma coisa, vale mais ser meteolouco aqui que na Argélia ou Gronelândia, nas latitudes médias (onde estamos) podemos ter de tudo, sinto-me abençoado por ser meteolouco aqui, um dos melhores sítios do mundo :viva::uau:.

Sim aqui temos todo o tipo de pessoas, mas também temos aqueles que podem dizer tudo e mais alguma coisa, e ninguém os recrimina, mas quando alguém do Alentejo e Algarve se queixa .... começam a dizer que têm que aceitar o clima da região bla bla bla bla ...
Por exemplo Lisboa tem uma média de precipitação em Novembro de pouco mais de 100 mm enquanto que Beja, que é o sitio mais perto de Serpa com normais climatológicas tem média de pouco mais de 70 mm, embora porventura Serpa possa ter se calhar de média uns 60 mm .....
Agora será que as diferenças são assim tantas quanto isso, e olhem até podia comparar Lisboa e Faro por exemplo, que tanto dizem que não retrata o clima de Portugal bla bla ... ,mas tem de média pouco menos do que Lisboa, isto até Dezembro porque depois é diferente !
E já agora pergunto quantas vezes quando chove em Lisboa e mais acima para cima ainda vêm dizer ... por aqui apenas 30 mm, ou apenas 40 mm ou apenas 60 mm.

Deixem o MeteoAlentejo em paz, ele tem todo o direito de reclamar o que quiser, dado que os outros ainda andam sempre a dizer .... apenas isto,. apenas aquilo !
Comparem o numero de vezes que o MeteoAlentejo reclama comparativamente a outros que por ca andam !
Estou pensando em criar um ficheiro excel com cada nome e com o numero de queixas do tempo de cada membro, penso que os dados iriam surpreender ! ;)

Por isso cada vez me dá vontade de participar menos neste Forum, e quem está mais a sul cada vez participa menos ;)
Estive de férias e já em apetece ir de férias outra vez ...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.