Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.


vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Não sabia onde meter isto, mas achei a notícia engraçada :D

ng3677844.JPG


« Uns diziam "extraterrestres", outros diziam "fim do mundo". Mas era só um fenómeno meteorológico.

Uma formação nebulosa estranha surgiu esta segunda-feira sobre o estado australiano de Vitória, despertando a curiosidade dos habitantes das pequenas cidades nesta região do litoral da Austrália.

Os habitantes da cidade de Wonthaggi, perto de Melbourne, lançaram-se para as redes sociais para comentar a nuvem, que se tratava, afinal, de um fenómeno de nuvem perfurada, ouFallstreak Hole.

Este fenómeno acontece quando algumas das gotas de água de uma nuvem congelam e se tornam em cristais de gelo, caindo abaixo da camada nebulosa, e deixando assim um buraco.

O meteorologista local, Michael Efron, explicou aos media de Fairfax que o arco-íris dentro da nuvem era um fenómeno de "iridescência", que acontece quando "as gotículas de água estão a reunir luz".

Antes do esclarecimento, porém, os utilizadores do Twitter já se tinham lançado em especulação sobre o que teria causado a nuvem, sendo que alguns já diziam tratar-se de extraterrestres ou do fim do mundo. »

Notícia no DN
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Não sabia onde meter isto, mas achei a notícia engraçada :D

ng3677844.JPG


« Uns diziam "extraterrestres", outros diziam "fim do mundo". Mas era só um fenómeno meteorológico.

Uma formação nebulosa estranha surgiu esta segunda-feira sobre o estado australiano de Vitória, despertando a curiosidade dos habitantes das pequenas cidades nesta região do litoral da Austrália.

Os habitantes da cidade de Wonthaggi, perto de Melbourne, lançaram-se para as redes sociais para comentar a nuvem, que se tratava, afinal, de um fenómeno de nuvem perfurada, ouFallstreak Hole.

Este fenómeno acontece quando algumas das gotas de água de uma nuvem congelam e se tornam em cristais de gelo, caindo abaixo da camada nebulosa, e deixando assim um buraco.

O meteorologista local, Michael Efron, explicou aos media de Fairfax que o arco-íris dentro da nuvem era um fenómeno de "iridescência", que acontece quando "as gotículas de água estão a reunir luz".

Antes do esclarecimento, porém, os utilizadores do Twitter já se tinham lançado em especulação sobre o que teria causado a nuvem, sendo que alguns já diziam tratar-se de extraterrestres ou do fim do mundo. »

Notícia no DN

Era a bandeira do Gana num drone :lmao:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Todos os anos é a mesma coisa, chegamos a Dezembro e é isto....

O que seria um Dezembro em condições para ti ? É nesta altura que o anticiclone começa a reforçar a sua pressão devido ao arrefecimento da atmosfera.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu posso responder por ele, um acumulado mensal na ordem dos 400 mm. :D

Exagero. Isso seria chato, valeria mais chover faseadamente, cerca de 5/15 mm por dia com temperaturas a rondar os 2ºC/3ºC, alternando com noites frias de céu limpo e -3ºC e -4ºC. E dias de sol sem VENTO (algo totalmente impossível pelo litoral) com máximas de 1ºC e 2ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim, eu sei que foi exagero, a ideia era mesmo essa, talvez assim ele ficasse realmente satisfeito. :D
_______

Quero observar umas boas geadas nos dias 7 e 8 de Dezembro, vamos ver se tenho sorte.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Todos os anos é a mesma coisa, chegamos a Dezembro e é isto....

Chega a Dezembro e é isto, pelo menos, eu vejo ali precipitação na 4ª feira, por isso, não é assim tão mau e uma 1 ou 2 semanas de sol já fazem falta, depois de um mês de Novembro bastante generoso em termos de chuva, o que eu quero agora é uns belos dias de sol, para levantar o ego e a auto-estima, porque Novembro foi demasiado cinzento. :lmao:

Já agora, devias saber que as estações de transição (Primavera e Outono) são as melhores em termos de precipitação para as regiões do sul, são as estações onde existe mais probabilidades de ocorrerem cut-off's, e não é por andar todos os dias a lamuriar-se, a chorar ou a lamentar-se que as coisas vão mudar.

Que venha 2 semanas de sol que é preciso. :D
 
  • Gosto
Reactions: Rachie e jonas_87

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
As duas primeiras semanas de Dezembro são quase sempre secas ou chuva fraca, raro o Dezembro que começa molhado, só se de trás já vier tempo seco. O finais de Dezembro/partir próximo do Natal é quando o padrão recomeça de chuva e por vezes associado a frio, aí é que começa o inverno. Já Janeiro por vezes começa molhado e acaba seco, por vezes o inverso também é uma altura com "humores" esquisitos. É mais fácil Fevereiro e Março serem chuvosos que por vezes Janeiro.
 
Última edição:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Choveu bastante em Novembro, mas de inverno não teve nada. Anomalia positiva na temperatura, imensas plantas a florir e a enorme quantidade de insectos que ainda se observa. Uns dias mais frescos e umas geadas também fazem parte do nosso clima.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.