Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Um dos métodos pessoais que eu costumo , já a muitos anos , utilizar (e sem qualquer base cientifica , apenas pessoal ) para avaliar se o verão ainda vai durar ou se o outono se aproxima , e observar a azáfama / velocidade das formigas . Tenho observado , já a anos , que o aparecimento de filas de formigas , a sua azáfama e velocidade e a tentativa de entrar dentro das casas aumenta quando já não falta muito para surgirem as primeiras tempestades de outono . Notei que esse bulício das formigas aumentou na semana passada .

No ano passado , aumentou logo no inicio de agosto , prenuncio do que viria a ser o mês de setembro extraordinariamente chuvoso que tivemos .

Eu também tenho visto por aqui muitas formigas ultimamente, até são daquelas maiores, tenho visto elas levarem todas as sementes que vão encontrando pelo chão, elas das tantas vezes que passam pelo mesmo carreiro, que até o deixam impecável, todo limpo de detritos.
 


camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
é o Apocalipse, na verdade é muito natural, como ja disse em muitos post's o que acontece é que só agora deram por éla. Geralmente depois de alturas com grande calor quando se avizinham chuvas aparecem muitas formigas aladas é o ciclo natural só é estranho quando o vemos pela primeira vez
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Faz bastante sentido que as formigas apareçam nestas ocasiões, eu não acho nada estranho ou inusitado. Eu só bati muito mal foi este ano, na entrada da primavera, quando vi dezenas de caracóis no passeio público. Por momentos pensei que tivesse enlouquecido, que fosse um devaneio surrealista, pois só depois soube que era assim, caracóis e vermes pelo chão às dezenas, que se seguiam às chuvas.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
E já lá vão 5 saídas do GFS em que o cenário de prolongamento da seca é terrível. É caso para dizer que o GFS passou ontem (dia 1) do oito para o oitenta:sad::angry:.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
E por falar em insectos, hoje dei-me conta de uma situação que não sei se terá a ver com a época do ano ou não, pois constatei que num vaso novo de cat grass (centeio, creio eu) havia uma infestação de mosquinhas pequeninas. As sementes tinham germinado ontem e já estavam a ganhar altura, mas foi tudo para o lixo.
O mais estranho é que o vaso estava na varanda, logo abaixo do condensador do A/C, assim estava a levar com pelo menos algum vento e talvez mesmo algum calor (não que o condensador chegue a aquecer muito o ambiente em dias de temperatura normal), o que geralmente afasta os insectos da varanda. Estava a experimentar uma marca nova de cat grass, e cresci inúmeros vasos durante toda a primavera sem ter qualquer problema, mas com outra marca.
Será que tem a ver com a estação do ano? Será que o substrato já veio contaminado?
Já comprei um vaso da marca que nunca me deu problemas, mas agora fiquei com medo de começar a cultivá-lo...
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
E por falar em insectos, hoje dei-me conta de uma situação que não sei se terá a ver com a época do ano ou não, pois constatei que num vaso novo de cat grass (centeio, creio eu) havia uma infestação de mosquinhas pequeninas. As sementes tinham germinado ontem e já estavam a ganhar altura, mas foi tudo para o lixo.
O mais estranho é que o vaso estava na varanda, logo abaixo do condensador do A/C, assim estava a levar com pelo menos algum vento e talvez mesmo algum calor (não que o condensador chegue a aquecer muito o ambiente em dias de temperatura normal), o que geralmente afasta os insectos da varanda. Estava a experimentar uma marca nova de cat grass, e cresci inúmeros vasos durante toda a primavera sem ter qualquer problema, mas com outra marca.
Será que tem a ver com a estação do ano? Será que o substrato já veio contaminado?
Já comprei um vaso da marca que nunca me deu problemas, mas agora fiquei com medo de começar a cultivá-lo...
Eu que trabalho numa zona de campo tenho notado que este tipo de mosca aparece imensas vezes! Não podemos ter uma janela aberta, nem nada, porque vêm aos bandos! Não sei se é o mesmo tipo, nem nunca tinha visto este insecto, mas têm aparecido muito.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,947
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Lá está o GFS a mostrar algo já na 2º quinzena de Setembro, com tendência para algumas frentes atravessarem o território:

WrvhMQ3.png


UE1DcZO.png


O ECMWF também mostra algo:

XzrzGIP.png


Ainda muito distante, mas pode ser que as coisas animem um pouco na 2º quinzena. A 1ª quinzena de Setembro ( a não ser que alguma alteração drástica ocorra entretanto) parece-me que já estará mais ou menos definida :unsure:
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Eu que trabalho numa zona de campo tenho notado que este tipo de mosca aparece imensas vezes! Não podemos ter uma janela aberta, nem nada, porque vêm aos bandos! Não sei se é o mesmo tipo, nem nunca tinha visto este insecto, mas têm aparecido muito.

Bem, nada como fazer uma nova experiência, assim já preparei outro vasinho, desta vez com a marca que nunca deu problemas.
Eu não consegui identificar o insecto, sei que era muito pequenino, mas não sei dizer se é igual ao da foto. Andei a pesquisar e encontrei algumas páginas que falam em fungus gnats, que seriam uma espécie de mosquito que não morde, e que se multiplica em raízes encharcadas e com bolor. Parece que ataca muito os vasinhos de cat grass. Se for este o insecto, então provavelmente ele atacou as raízes que se formaram após a primeira e segunda regas, que tendem a ser mais generosas, e isso em dois dias. Isto significaria que já não há calor para secar as raízes, e que talvez este outono por se estabelecer já esteja mais fresco que a primavera passada, quando isso não aconteceu. Vai ser preciso, neste caso, muito cuidado para plantar destes vasinhos nos próximos tempos, pois mesmo que os insectos não ataquem, os fungos vão ser um problema.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
E preciso chuva , esta tudo verde - amarelado , agosto voltou a chover abaixo da media ( já são demasiados meses a chover abaixo da media ) .

De qualquer das formas , a primeira quinzena de setembro tem sempre tendencia para ser quente e seca , na segunda e que começa a aparecer alguma animação mais a serio .

Estou confiante que e apenas uma questão de tempo aguardar pela primeira grande " bomba " .

P. S . os modelos , volta e meia , ameaçam com qualquer coisa ali por volta dos dias 12/ 15 . Analisando o historial , muitas vezes quando o Atlântico esta muito ativo , com furacões a ameaçar os Acores , curiosamente muitas vezes vem parar ao Continente qualquer coisa a meio do mês curiosamente ( como em 2006 ou em 2010 , por exemplo ) .

E geralmente nestes casos , os modelos só modelam estas situações em cima da hora ( penso que seja talvez por cavarem rápida e inesperadamente ) .
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Enfim mais uma vez os grandes beneficiados vão ser os do litoral norte, há outras regiões mais necessitadas mas S.Pedro teima em não ajudar.

@manelmeteo o litoral norte será sempre o grande beneficiado, dada a sua orografia de Portugal Continental.
BMrjK42.png

Esperemos que a nossa região e, principalmente o Alentejo e o Algarve, também beneficiem destas precipitações que surgem nos modelos a médio e longo prazo. Acredito que este outono irá beneficiar todo o continente com o elemento líquido que tanta falta faz. ;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,947
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
@manelmeteo o litoral norte será sempre o grande beneficiado, dada a sua orografia de Portugal Continental.
BMrjK42.png

Esperemos que a nossa região e, principalmente o Alentejo e o Algarve, também beneficiem destas precipitações que surgem nos modelos a médio e longo prazo. Acredito que este outono irá beneficiar todo o continente com o elemento líquido que tanta falta faz. ;)

Ora nem mais, estamos a falar da zona mais chuvosa do País (com locais que atingem ou ultrapassam os 3000 mm anuais na Serra do Gerês ) e uma das mais chuvosas da Europa. Este ano não tem chovido o que é normal, estamos também em défice..

As médias de precipitação anual são bem mais elevadas do que noutras regiões de Portugal nomeadamente do Sul.

Estamos a falar de "campeonatos " diferentes ..:D Claro que a chuva é desejável para todo o Pais, nomeadamente mais a sul, mas nesta próxima situação, e se nada se alterar, será o Norte o maior beneficiado :rain:
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.