Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.


Andredomino

Cirrus
Registo
12 Set 2015
Mensagens
4
Local
Vila do Conde
12006483_484205058407226_7477335928053048857_o.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguem me explica que tipo de nuvem é esta e o porque de estar com este formato? Agradecido

:thumbsup: Bem vindo e boa foto, bem observado!
São nuvens baixas, estratos, normalmente responsáveis pelas situações de nevoeiro. São muito sensíveis à turbulência dos níveis baixos causada pela interacção dos ventos, em geral fracos, com a topografia do terreno, construção urbana, etc.
Também podem estar um pouco mais altas, no nível médio inferior, e serem altostratus com formas desta vez produzidas pela propagação da turbulência e topografia aos níveis mais acima. Precisava de se ver a situação em relação ao horizonte para se avaliar melhor a sua altitude.
 

Andredomino

Cirrus
Registo
12 Set 2015
Mensagens
4
Local
Vila do Conde
:thumbsup: Bem vindo e boa foto, bem observado!
São nuvens baixas, estratos, normalmente responsáveis pelas situações de nevoeiro. São muito sensíveis à turbulência dos níveis baixos causada pela interacção dos ventos, em geral fracos, com a topografia do terreno, construção urbana, etc.
Também podem estar um pouco mais altas, no nível médio inferior, e serem altostratus com formas desta vez produzidas pela propagação da turbulência e topografia aos níveis mais acima. Precisava de se ver a situação em relação ao horizonte para se avaliar melhor a sua altitude.
Boas, elas estavam mais ou menos 2/3 km de altitude
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Só para dizer que já não oiço um trovão que seja desde Abril.:facepalm:
Vai me valendo os vídeos do YouTube se não, já nem me lembrava como era o ribombar dos trovões. Saudades...
 
  • Gosto
Reactions: manelmeteo

manelmeteo

Cirrus
Registo
22 Jul 2015
Mensagens
56
Local
Portalegre- 700 metros( salão frio)/ Vidigueira
O ECM já está a ir atrás do GFS e começou a corta na chuva para o sul :facepalm::angry::brucelee::mad:
O normal portanto, eu disse que aos poucos a chuva para o sul ia desaparecendo e assim foi, eu também tenho uma casa aí para o baixo Alentejo e vejo que os terrenos estão sequíssimos, eu costumo dizer que os modelos são como os políticos é só cortes.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Então é a segunda hipótese que indiquei, talvez. Mesmo assim ainda podem considerar-se estratos e não altostratus.
Também as vi e pareceram-me alto-estratos, embora numa situação de certa indefinição. Talvez numa camada intermédia entre nuvens baixas e médias. Seriam undulatus?
Estava bonito o panorama, mas havia pouca luz aqui na zona e não fui a tempo de fazer uma fotografia decente.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Andredomino

Cirrus
Registo
12 Set 2015
Mensagens
4
Local
Vila do Conde
Eu estou no Norte por isso ainda vou apanhar com o temporal. Alguem me sabe dizer quais sao as previsoes para terca a noite? Vi num site 127mm de chuva e muita trovoada e chuva forte...será?
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
A previsão de uma tarde de céu muito nublado e possibilidade de chuva fraca foi um fiasco, neste momento céu limpo.
Quarta-feira esperamos outro fiasco.... já não há paciência :angry::disgust::dry::evilmad:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Eu estou no Norte por isso ainda vou apanhar com o temporal. Alguem me sabe dizer quais sao as previsoes para terca a noite? Vi num site 127mm de chuva e muita trovoada e chuva forte...será?

Trovoada se houver só na quarta-feira no pós-frontal. Durante a passagem da frente deverá haver apenas chuva e vento, ambos com bastante força.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.