Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Ora nem mais, estamos a falar da zona mais chuvosa do País (com locais que atingem ou ultrapassam os 3000 mm anuais na Serra do Gerês ) e uma das mais chuvosas da Europa. Este ano não tem chovido o que é normal, estamos também em défice..

@Snifa, belos dias que passei numa semana de férias em agosto no Gerês, na qual as manhãs acordavam fresquinhas, os dias passavam sem grandes loucuras de temperatura e houve anoiteceres onde a chuva fez acto de presença ;)
Para quem está habituado a meses a fio com temperaturas de 30ºC e muito, é uma bênção :)
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não e só a Serra do Geres que tem valores superiores a 3000 mm anuais , a Serra da Peneda também tem . E , na minha opinião , e uma região mais humida que o próprio Geres , observa - se por la em maior quantidade uma flora mais caraterística de latitudes mais setentrionais , como o vidoeiro , o teixo e prados naturais .
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Não e só a Serra do Geres que tem valores superiores a 3000 mm anuais , a Serra da Peneda também tem . E , na minha opinião , e uma região mais humida que o próprio Geres , observa - se por la em maior quantidade uma flora mais caraterística de latitudes mais setentrionais , como o vidoeiro , o teixo e prados naturais .

(Off topic) @james, quando falei em Gerês queria referir-me a toda a área do parque nacional, pois nessas férias percorri tanto a Peneda como o Gerês ;)
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Será um fim-de-semana de alguma chuva! Embora ache que não vá ser um episódio extraordinário... mesmo no litoral norte! O melhor virá depois :)


Offtopic: Espero que as Feiras Novas de Ponte de Lima não sejam afetadas! Pelo menos espero que não chova na noite de 12/13! :) (Os modelos para já são simpáticos...)
O ditado diz que quando chove nas Festas da Sra da Agonia em Viana (o que aconteceu), não chove nas Feiras Novas...
Só pena é que já nada seja como era antigamente!:buh:
 
Última edição:

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Será um fim-de-semana de alguma chuva! Embora ache que não vá ser um episódio extraordinário... mesmo no litoral norte! O melhor virá depois :)


Offtopic: Espero que as Feiras Novas de Ponte de Lima não sejam afetadas! Pelo menos espero que não chova na noite de 12/13! :) (Os modelos para já são simpáticos...)
O ditado diz que quando chove nas Festas da Sra da Agonia em Viana (o que aconteceu), não chove nas Feiras Novas...
Só pena é que já nada seja como era antigamente!:buh:
Pois, não sei não, há alguma probabilidade que chova na noite de Sábado para Domingo, não te parece? Com chuva ou sem chuva estou lá na noite, já apanhei muitas chuvadas nas noites das Feiras Novas :D
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Pois, não sei não, há alguma probabilidade que chova na noite de Sábado para Domingo, não te parece? Com chuva ou sem chuva estou lá na noite, já apanhei muitas chuvadas nas noites das Feiras Novas :D

Probabilidade há... embora me parece ser mais elevada na madrugada e manhã de Sábado!
Eu tenho memória de uma noite de Sábado de Feiras Novas aqui há uns anos em que apanhei uma valente carga de água... acho que foram as de 2012! :lol: Na feira a malta das tendas estava sempre a despejar daquelas bombas (água que se acumula nas ditas tendas), entre as quais eu fui um dos contemplados com um valente banho!
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Probabilidade há... embora me parece ser mais elevada na madrugada e manhã de Sábado!
Eu tenho memória de uma noite de Sábado de Feiras Novas aqui há uns anos em que apanhei uma valente carga de água... acho que foram as de 2012! :lol: Na feira a malta das tendas estava sempre a despejar daquelas bombas (água que se acumula nas ditas tendas), entre as quais eu fui um dos contemplados com um valente banho!
Não precisas de ir muito longe, o ano passado na madrugada de domingo um aguaceiro forte despejou 15 mm numa hora, ficamos todos encharcados, mas a festa continuou há mesma :D. E sim madrugada de Sábado para Domingo é quando o pessoal mais sai, ainda para mais este ano vem o Kura meter música, Há possibilidade diria de 50% de chuva.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Bem, nada como fazer uma nova experiência, assim já preparei outro vasinho, desta vez com a marca que nunca deu problemas.
Eu não consegui identificar o insecto, sei que era muito pequenino, mas não sei dizer se é igual ao da foto. Andei a pesquisar e encontrei algumas páginas que falam em fungus gnats, que seriam uma espécie de mosquito que não morde, e que se multiplica em raízes encharcadas e com bolor. Parece que ataca muito os vasinhos de cat grass. Se for este o insecto, então provavelmente ele atacou as raízes que se formaram após a primeira e segunda regas, que tendem a ser mais generosas, e isso em dois dias. Isto significaria que já não há calor para secar as raízes, e que talvez este outono por se estabelecer já esteja mais fresco que a primavera passada, quando isso não aconteceu. Vai ser preciso, neste caso, muito cuidado para plantar destes vasinhos nos próximos tempos, pois mesmo que os insectos não ataquem, os fungos vão ser um problema.

Update: apesar de ter regado bem menos, acabou por acontecer o mesmo com o novo vasinho. A infestação não foi tão estrondosa desta vez, mas vai tudo para o lixo de novo.
Parece-me que a resposta ao problema tem a ver com a mudança de estação, que embora ainda seja pouco perceptível para nós, assim não é para a Natureza.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bem fui agora ver o WindGuru e até fiquei abismado quando vi que para a proxima quinta-feira, dia 17, a previsão de 23.5mm.
Deve ficar só mesmo pela iusão, visto que ainda falta mais de 1 semana.
É uma pena pois se se concretizasse seria uma óptima ajuda na luta contra a seca, e nas muitas árvores que poderão nao aguentar muito mais tempo com a falta de água.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Tentando traçar um paralelo com certo humor, e obviamente com o maior respeito por todos quantos frequentam o fórum, mas ainda hoje me recordei das eleições legislativas de 1 de Outubro de 1995 - há 20 anos portanto -, e que depuseram o então Primeiro-Ministro Cavaco Silva. Encontrávamo-nos nessa altura também numa situação complicada de seca em todo o território continental, e após as eleições, e subsequente mudança de cor política do Governo, a chuva chegou finalmente e em quantidades consideráveis se bem me recordo. :)

Como escrevi antes, estou apenas a traçar um paralelo com esta situação de 2015, com uma dose de humor à mistura e sem querer ferir quaisquer susceptibilidades, e muito menos querendo sequer entrar na arena política. Espero que não tenham levado a mal. ;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.