Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
aiii, até me dói o coração quando vejo os meteogramas assim :sad:

o85iep.png
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
aiii, até me dói o coração quando vejo os meteogramas assim :sad:

o85iep.png

É complicado... A chuva não vai estar no programa tempos mais próximos, mas esperemos que na segunda metade de Novembro a situação mude.
 
  • Gosto
Reactions: david 6

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Não sei se é o melhor sitio para perguntar, mas como costuma ser a Serra da Estrela em termos de neve na semana entre o natal e a passagem de ano?

Depende dos anos, tanto pode ter 1 metro de neve como absolutamente zero! Para este ano ainda não dá para ter nenhuma ideia de como vais estar.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Dá para começar a perceber que provavelmente vamos ter AA o mês todo, portanto chuva de jeito tão depressa não vamos ter, que venham pelo menos umas geadas senão este tempo tornar-se monótono.

Podemos estar a entrar num evento semelhante ao que aconteceu ainda nem há um ano onde se atingiram valores recorde de pressão atmosférica
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Podemos estar a entrar num evento semelhante ao que aconteceu ainda nem há um ano onde se atingiram valores recorde de pressão atmosférica

Pressões atmosféricas mais altas geralmente acontecem depois do solstício de Dezembro no Hemisfério norte, em Janeiro (um pouco antes, um pouco depois) se o padrão for favorável ao anticiclone, com frio seco e forte subsidência do ar.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não sei se por influência do " El nino ", mas este ano, que está a chegar ao fim, pór aqui foi uma miséria. Quase todos os meses com precipitacao abaixo da média, exceto Setembro e Outubro, pouquíssimas tempestades, zero de trovoadas, uma miséria.

Agora que as saídas dos modelos já abrangem o final de Novembro e prevêm meia dúzia de mm, este mês está perto de bater o recorde como um dos menos chuvosos de sempre, pelo menos por aqui.
E as previsões mensais mostram a primeira quinzena de dezembro com AA a continuar a reinar...

Que venha o próximo ano, pois este meteorologicamente foi muito mau! :evilmad::buh:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Não sei se por influência do " El nino ", mas este ano, que está a chegar ao fim, pór aqui foi uma miséria. Quase todos os meses com precipitacao abaixo da média, exceto Setembro e Outubro, pouquíssimas tempestades, zero de trovoadas, uma miséria.

Agora que as saídas dos modelos já abrangem o final de Novembro e prevêm meia dúzia de mm, este mês está perto de bater o recorde como um dos menos chuvosos de sempre, pelo menos por aqui.
E as previsões mensais mostram a primeira quinzena de dezembro com AA a continuar a reinar...

Que venha o próximo ano, pois este meteorologicamente foi muito mau! :evilmad::buh:
Acho que não és o único, este ano para os amantes de meteorologia tem sido mau:disgust: pelo menos até agora e como disseste dificilmente isto animará, por aqui também todos os meses abaixo da média na precipitação exceto Abril que ficou na média e outubro.
 
  • Gosto
Reactions: james

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
2015 tem sido o pior/monótono ano que tenho memória, meterologicamente falando.

:suicidio:
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Para animar a malta deixo umas cartas para o início de Dezembro.. :D

gfs-0-288.png


xKolJqM.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Estamos prestes a entrar em dezembro e continuam as temperaturas acima dos 20°C em alguns locais, temperaturas mínimas abaixo dos 5°C só ainda houve 2/3 vezes desde que me registei aqui no fórum, naquele episodio de frio do inicio da semana... chuva nem vê-la, se isto continuar acima não tarda muito a seca volta, alias em alguns locais ainda nem desapareceu, este ano tem sido mesmo para mostrar como o clima tem estado a mudar....
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Calma, que em 2008, também tivemos um Outono monótono como tudo depois o inverno foi histórico ( ainda me lembro das máximas de 2 graus e de estradas cortadas devido a neve a poucos km do mar:D) .

Mas reconheço que este tempo vai aborrecido como tudo, ainda hoje me senti tentado a desligar o aquecimento em minha casa. A 3 semanas do natal, algo não vai bem. :intrigante:

E possível que o " El nino " esteja também a ter alguma influência nisto a par das alterações climáticas ( o termo aquecimento global está a ser abandonado, atenção) .

Cada vez há mais fenómenos extremos fora de época. Dou 3 exemplos para a minha zona este ano:
1 - a maior tempestade de vento ocorreu em maio
2- a maior vaga de calor ocorreu no final maio / início Junho
3 - o maior período de chuva intensa e continua ocorreu no início de Setembro

Três exemplos que neste é noutros anos tem vindo a ocorrer cada vez mais fora de época!

Se calhar, ainda levamos com uma vaga de frio em Abril ou maio, nunca se sabe...


Para já, não se vislumbra nada de extraordinário para os próximos tempos. Enquanto que a costa leste da América do Norte não começar a ter grande instabilidade, para cá não vem nada de jeito. :mad:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.