Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Isso não é verdade, são situações complicadas, mas o estofex também mete nível 1. Um nível 1 é "nada de especial" ?

myQIBuB.png

Bom mas então os modelos estão redondamente enganados, não sei o que terá acontecido, por acaso já tinha visto isso também, não sei o que se estará a passar:huh:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Bom mas então os modelos estão redondamente enganados, não sei o que terá acontecido, por acaso já tinha visto isso também, não sei o que se estará a passar:huh:

Porque é que são os modelos a estarem enganados e não o Estofex?


Que eu saiba eles não tem nenhum modelo próprio. A não ser que tenham as suas razões, mas acho que é arriscado. :intrigante:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Porque é que são os modelos a estarem enganados e não o Estofex?


Que eu saiba eles não tem nenhum modelo próprio. A não ser que tenham as suas razões, mas acho que é arriscado. :intrigante:

É que nem precipitação nem humidade abundante para gerar convecção os modelos apresentam, os meteorologistas do ESTOFEX bem como o Stormy devem estar a enxergar qualquer coisa mais além que os modelos numéricos. Acho que só o dia de amanhã dirá.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

É que nem precipitação nem humidade abundante para gerar convecção os modelos apresentam, os meteorologistas do ESTOFEX bem como o Stormy devem estar a enxergar qualquer coisa mais além que os modelos numéricos. Acho que só o dia de amanhã dirá.

São previsões, e têm que ser encaradas como tal, certamente têm a sua base e fundamentação.:thumbsup:

Nestas situações de convecção tanto pode dar para muito como para pouco ou nada , é ir acompanhando o satélite que é mais certo:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Bom dia,

Olhando aos modelos para aqui a chover será somente na Terça Feira ....

Aí para o dia de hoje e até amanhã, alguns modelos como o GFS mostram sempre alguma instabilidade, outros como o ECM nem mostram nada, e outros como o Stormy e o Estofex vêm uma grande tempestade :lol::lol:

Seja como for a instabilidade está garantida para alguns pelo menos para os próximos 8 dias ....
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

alguns modelos como o GFS mostram sempre alguma instabilidade, outros como o ECM nem mostram nada, e outros como o Stormy e o Estofex vêm uma grande tempestade :lol::lol:

De facto tanto o Stormy como o Estofex estão a ver algo que os outros modelos não vêem, mas isso não quer dizer que não estejam corretos, resta-nos aguardar para ver quem modela melhor esta situação.
 

Jawa

Cirrus
Registo
9 Set 2014
Mensagens
14
Local
Oeste
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Stormy e o Estofex vêm uma grande tempestade :lol::lol:

E qual é a tua provisão em termos de probabilidades (entre 0 % a 100 %) de acontecer "uma grande tempestade" ?

Parece que a mesma mensagem colocada antes no Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014 foi atrofiada ... :surprise:
 

casr26

Cumulus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
323
Local
2550 - 1400
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Amigos não comecem a divagar nem a fazer do tópico dos modelos um tópico de discussão de previsões, isso já foi sobejamente discutido por estas bandas... é certo que o Stormy por vezes peca por excesso nas suas previsões, mas isso também acontece porque ele também (pelo que venho acompanhando mesmo quando não era participante activo por aqui) é um apaixonado pelo tema e por vezes deixa a sua veia de aficcionado pelos fenómenos toldar-lhe um pouco algumas interpretações... no entanto também é certo que algumas das precisões por ele feita chegaram a ser bem mais precisas do que do próprio IPMA... as previsões são isso mesmo por isso respeitem-nas como tal e por favor não façam aqui offtopic senão daqui a pouco lá têm aqui bate boca sobre esta situação!

Stormy as palavras que escrevi não são com intuito depreciativo, acompanho as tuas previsões há um bom tempo e fica aqui o meu apreço pessoal por elas, grande abraço :)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Amigos não comecem a divagar nem a fazer do tópico dos modelos um tópico de discussão de previsões, isso já foi sobejamente discutido por estas bandas... é certo que o Stormy por vezes peca por excesso nas suas previsões, mas isso também acontece porque ele também (pelo que venho acompanhando mesmo quando não era participante activo por aqui) é um apaixonado pelo tema e por vezes deixa a sua veia de aficcionado pelos fenómenos toldar-lhe um pouco algumas interpretações... no entanto também é certo que algumas das precisões por ele feita chegaram a ser bem mais precisas do que do próprio IPMA... as previsões são isso mesmo por isso respeitem-nas como tal e por favor não façam aqui offtopic senão daqui a pouco lá têm aqui bate boca sobre esta situação!

Stormy as palavras que escrevi não são com intuito depreciativo, acompanho as tuas previsões há um bom tempo e fica aqui o meu apreço pessoal por elas, grande abraço :)

Da minha parte só achei o comportamento dos modelos algo estranho ao ínicio, isto porque que neste momento colocaram até já alguma precipitação e humidade na zona que o Stromy delimitou a Amarelo para hoje:D

Não quis com os meus comentários mostrar desapreço pelas previsões do Stormy, aliás nem gosto muito de ver as suas previsões a serem criticadas quando estão erradas, acho isso uma falta de compreensão para quem não tem todas as ferramentas disponíveis :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.