Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Aqui pelo Norte , vivemos um mês de março seco , poderá vir a ser um dos mais secos de sempre ( os modelos não vislumbram nada de consistente ) . Porem , também não me posso queixar muito , tendo em conta que por aqui o inverno nem foi muito mau .

No entanto , esta subida das temperaturas máximas e normal na transição inverno - primavera , não vem sol e calor a partir de agora , isto só la para julho ( pelo menos no Norte ) .

Mais para a frente haverá alternância de períodos mais quentes com períodos mais frios ( no ano passado ocorreu queda de neve já junho ia adiantado) e a chuva regressara , podendo instalar - se por períodos algo prolongados ( pode e não ser em grande quantidade , as previsões sazonais não estão famosas ) .
 


MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Alguém aqui no forum tem aquele vídeo que fizeram há alguns anos atrás do Hitler falando sobre as temperaturas em Serpa? :p
Gostava de revê-lo
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Os modelos começam a delinear tempo bem quente para o fim do mês , de fazer inveja a muitos dias no verão . A seca não quer dar tréguas .
Um dia destes ainda vamos ter uma vaga de calor em janeiro .

Temos que nos resignar a um futuro quente , seco e sem neve . Aquecimento global não da hipótese .
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
PK1IaYp.jpg


Boas o que é aquela cena que esta rodeada?
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não se vislumbra a mudança deste padrão , e AA ate perder de vista , primavera com uma estabilidade digna dos potentes AA de janeiro ou agosto .

Ontem ainda se vislumbrava qualquer coisa la para a Pascoa , mas já começa a desvanecer - se , pois o AA e rei e senhor das nossas bandas .
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Mas o que mais me espanta não e estar céu limpo por períodos algo prolongados , isso sempre aconteceu . O que mais me surpreende e a mudança climática que esta em curso e que nos esta a barahar . 2013 tive o verão mais quente de sempre , 2014 um dos mais chuvosos , setembro 2014 teve tempestades dignas de inverno com cheias , arvores derrubadas e chegou a chover 40 horas consecutivas. Novembro 2013 , em pleno outono , foi dos mais frios de sempre , a primavera do ano passado teve a meio uma grande vaga de calor e já quase em julho quase uma vaga de frio com neve nas serras do Norte .

E podia dizer muito mais , eu estava renitente mas agora também acho que esta em curso uma alteração climática. Não se sabe o que vem a seguir mas esta a ficar mais emocionante .
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,326
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E podia dizer muito mais , eu estava renitente mas agora também acho que esta em curso uma alteração climática.

Mesmo assim, e sem querer pôr em causa a alteração climática cujos indicadores se vão acumulando, ao pesquisarmos bem para trás, nos registos do século passado ou até mais atrás, encontramos inúmeros episódios com acumulação de extremos e bizarrias climáticas que pôem as presentes na perspectiva mais correcta. A variabilidade interanual e intersazonal típica da nossa região surpreende-nos frequentemente, surpresa essa que se apoia sempre na memória curta que temos dos fenómenos atmosféricos.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
S
Mesmo assim, e sem querer pôr em causa a alteração climática cujos indicadores se vão acumulando, ao pesquisarmos bem para trás, nos registos do século passado ou até mais atrás, encontramos inúmeros episódios com acumulação de extremos e bizarrias climáticas que pôem as presentes na perspectiva mais correcta. A variabilidade interanual e intersazonal típica da nossa região surpreende-nos frequentemente, surpresa essa que se apoia sempre na memória curta que temos dos fenómenos atmosféricos.



Sim , tambem pode ser algo que ocorre ciclicamente .
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,652
Local
Açores
E podia dizer muito mais , eu estava renitente mas agora também acho que esta em curso uma alteração climática. Não se sabe o que vem a seguir mas esta a ficar mais emocionante .

O grande problema dos registos meterológicos, a meu ver, é que nunca são suficientes. Regemo-nos pela média de 30 anos. Se tivéssemos registos de 1000 anos também não seria suficiente. Porque o tempo há 5000 anos era diferente. A questão mais pertinente é: Quão depressa podem os padrões meterológicos mudar face a um determinado conjunto de circunstâncias?

Há uns tempos dei o exemplo do Bangladesh:

Global weather changes worsen this. Bangladesh’s average peak-summer temperature in May has climbed to 28.1 degrees Celsius (83 Fahrenheit) in 1990-2009 from 26.9 in 1900-1930, and could rise to 31.5 degrees in 2080-2099, World Bank data show. Average June rainfall has dropped to 467.1 millimeter from 517.5 in that time.

http://www.bloomberg.com/news/artic...ce-bangladesh-farmers-to-look-inland-for-jobs

Isto é uma mudança muito preocupante. É um dos locais mais densamente povoados no mundo.

Será que a mudança climática é gradual e mais leve ou uma acumulação gradual que se reflete numa mudança violenta no espaço de poucos anos/décadas? 30 anos na história da Terra é pouco mas 30 anos de seca na Califórnia destrói a sétima maior economia do mundo e implica o deslocamento forçado de dezenas de milhões.

Se tomarmos o caso dos vulcões, os padrões podem mudar muito rapidamente.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,652
Local
Açores
Previsão mensal do ipma deita por terra a possibilidade de chuva de jeito no melhor mês antes do verão : abril .

Com previsões de um verão quente , acho que começa a perspetivar - se um cenário de terror a vários níveis .

No site só se vê a de 2012. Onde está a de 2015?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.