Seguimento - Novembro 2005

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Seringador disse:
A Linha 492, ou a 528, 534,540, etc, reside na diferença da entre aespessura 1000 -500mb é medida na unidade de dezenas de metros.

Como o ar se comporta quase como um gás ideal e, a distância vertical é proporcional ao excesso do volume de uma área numa superfície especificada, a espessura entre dois níveis da pressão é proporcional à temperatura média do ar entre aqueles níveis. Assim, valores baixos de espessura significam ar relativamente frio.
A linha 540 é destacada, desde que esta linha começou a ser usada frequentemente, em geral indica a divisão entre a chuva e a neve para baixas altitudes. Quando ocorrer precipitação, onde a espessura está abaixo de 540dam, é geralmente de neve. Se a espessura estiver acima de 540dam, é geralmente chuva (ou "sleet" se o ar ao lado da superfície for abaixo de zero). Portanto quanto mais baixo melhor, normalmente a linha 528dam é neve na superfície, mas já se tem detectado casos (mais raros) que neva na superfície a 534dam.
Não sei se me fiz entender? :confused:
Tens aqui o exemplo que mencionei, repara no cimo do H sobre a Gronelândia
http://www.wetterzentrale.de/pics/brack4a.gif
Obrigadão pela explicação!
Já tinha pensado várias vezes o que eram aquela linhas tracejadas no mapa de isóbaras que indicaste, julgava que tinha a ver com a corrente de jacto, mas estava bem enganado.
Explicaste a relação entre os "dam" e a forma de precipitação ser de chuva ou neve, no entanto na mensagem anterior referiste que um "dam" muito baixo também é um indicador dum Anticiclone (na Groenlândia); é assim?
 
Última edição:


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:
Obrigadão pela explicação!
Já tinha pensado várias vezes o que eram aquela linhas tracejadas no mapa de isóbaras que indicaste, julgava que tinha a ver com a corrente de jacto, mas estava bem enganado.
Explicaste a relação entre os "dam" e a forma de precipitação ser de chuva ou neve, no entanto na mensagem anterior referiste que um "dam" muito baixo também é um indicador dum Anticiclone (na Groenlândia); é assim?

Sim pq como referi a Dam é a diferença entre 1000-500mb mas, é uma relação entre a circulação massas de ar mas, se estiver associada a uma frente ou depressão onde ocorra precipitação e chama-se dam por ser o indicador que relaciona estes dois aspectos :)
 
Última edição:

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,098
Local
Covilhã - 775m
Covilhã (775m)

Dados Próprios de 10/11/2005:

TMáx: 13,9
TMín: 5,0

Esta noite registei de mínima 2,9 e às 8,30 estavam 4,5.

Como estou na encosta, as mínimas não são demasiado baixas em noites anticiclónicas, os recordes da zona costumam ficar para a zona próxima ao rio Zêzere. Claro que nesta análise não estou a incluir o Maciço Central da Serra da Estrela, porque as mínimas na Nave de Santo António, Covão D'Ametade, Vale do Rossim, devem ser interessantes.

Saudações serranas.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu agora em minha casa tenho 7.3ºC e a descer desde as 13h quando atingi a máxima de 9.3ºC. Está MUITO vento que deve deixar a sensação termica perto de 0ºC!

A minima foi de 3.8ºC (1.7ºC na estação).
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,476
Local
Bragança (675m)
Esta tarde, a 1300m (Serra da Nogueira), estava a chover e também caíram uns aguaceiros de graupel. É provável que caia alguma neve por lá esta noite.

 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Bem, parece que afinal não nevou nem vai nevar grande coisa em Portugal, principalmente devido á ausência de precipitação... Eu aqui tenho 1.3ºC com céu pouco nublado :(

Até agora nevou na Serra da Estrela, Gerês, Barroso, Larouco, Marão e pouco mais... :nugget:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Zoelae disse:
Oi fil como é k estão os ceus neste momento aí em Bragança?

Á hora que perguntaste estava céu quase limpo, agora ás 08:30 está encoberto mas a temperatura subiu muito e tenho agora 3.7ºC. A ver se neva pelo menos nas montanhas... :rolleyes:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Na Guarda esteve a nevar e ainda está debilmente, assim como noutras localidades da Beira Interior. Talvez tenha mesmo nevado em Miranda do Douro. Daqui de minha casa consigo ver neve em Montesinho, mas na cidade não vi sequer cair uma unica gota ou floco de neve :(

Agora tenho 8.1ºC, até no Alentejo está mais frio :lol: