Seguimento - Novembro 2006

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
impressionante a imagem k ilustra o que se passou esta noite em todo o territorio nacional:

oaemajfvvwscdvjhqyaftv1.jpg
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Há alguns minutos, um aguaceiro provocou a descida da temperatura de 11,5ºC para 8,1ºC, o valor mínimo do dia. Ainda há pouco era possível ver um aguaceiro de neve a cair na Sanábria, mas a quantidade ainda é pouca para deixar, no solo, uma acumulação que seja visível a esta distância.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,103
Local
Covilhã - 775m
Segundo a Lusa, parece que a neve já fez a sua aparição na Serra:

Neve cai pela primeira vez este Outono na Serra da Estrela
A neve começou hoje a cair na Serra da Estrela, na zona dos Piornos, pela primeira vez este Outono.
As autoridades responsáveis vão começar a espalhar sal na estrada, para manter a circulação.
As previsões meteorológicas apontam para a continuação de queda de neve nos próximos dias.
Entre outras precauções, os automobilistas que cruzem a Serra da Estrela devem estar sempre prevenidos com correntes para neve.
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Pessoal, entrou agora á tarde aquilo que já se esperava, eu saí de casa por volta das 14h30 e de um aguaceiro moderado, veio o que eu nunca esperaria: tinha a temperatura fixada nos 14º e acabei nos 7º!!!!!!!!!!!!
estava a cerca de 100/150m de altitude.. incrível!
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Pessoal, entrou agora á tarde aquilo que já se esperava, eu saí de casa por volta das 14h30 e de um aguaceiro moderado, veio o que eu nunca esperaria: tinha a temperatura fixada nos 14º e acabei nos 7º!!!!!!!!!!!!
estava a cerca de 100/150m de altitude.. incrível!

Boas, mais uma das coisas importantes para a queda de neve é o tipo de formação nebulosa onde ocorre precipitação e estas são as melhores;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
aqui fica mais uma noticia do IM

Instituto de Meteorologia realiza no próximo dia 21 de Novembro, pelas 10:30h, na sua Sede em Lisboa, o Workshop "Meteorologistas e Jornalistas: Linguagens diferentes, funções diferentes, interesses Comuns", destinado a jornalistas e pessoal técnico do IM, tendo por objectivo a aproximação e discussão de pontos comuns entre ambas as profissões.


Os trabalhos iniciam-se com uma recepção a todos os participantes, seguida de uma breve apresentação do IM e comunicações sobre os desafios que se colocam às diversas áreas de intervenção do IM, nomeadamente à Meteorologia, Climatologia e Sismologia, bem como a relação entre o IM e os jornalistas.

Neste Workshop haverá ainda lugar a um debate, numa tentativa de focar a melhoria das relações entre o IM e a Comunicação Social.

fonte : http://www.meteo.pt/pt/media/noticias/Workshop_OCS

PArece-me bastante bem...esperemos que os jornalistas consigam aproveitar e deixem de dizer barbaridades na tv...:angry: :angry:
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
URGENTE!!!!:w00t: :surprise:
alguém que tem uma camara fotografica e tire uma foto a um espectacular cumulusnimbo a Norte do porto!!! Sobre o mar...
é o verdadeiro cogumelo gigante:w00t: :w00t: :w00t:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas
Por aqui um dia muito calminho nem um aguaceiro e sol todo o dia com céu pouco nublado a minha mínima foi alta 14,3ºC a máxima foi de 15,7ºC da para ver o efeito da entrada de ar frio máxima junto da mínima e agora já vou com 14,8ºC se td correr bem é esta noite que chego aos 10ºC:unsure:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Boas, por cá a máxima foi de 16,1ºC por volta das 14h e neste momento tenho 11,7ºC e a descer com uma boa velocidade, há meia hora tinha mais um grau! :eek:. E 1013 hPa, que contínua lentamente a subir.
Aqui não há-de ser tão acentuado como a norte da S. da Estrela, mas ainda assim se nota. Já alguém confirmou se nevou ou não na Estrela :unsure:

O Serrano ou Spiritmind que digam alguma coisa ou então o mag0 que tb vive na área. ;)

Edito apenas para acrescentar que também não choveu nada no dia de hoje por aqui, mas o céu tem estado parcialmente nublado e com aspecto ameaçador.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,103
Local
Covilhã - 775m
Kimcarvalho, já coloquei num post anterior a notícia da Agência Lusa que refere a queda de neve na Serra da Estrela, portanto parece que isto está mesmo confirmado. Lá por cima deve continuar a nevar, porque às 16 horas estava 1.4 graus nas Penhas Douradas com precipitação, não sei é se será suficiente para a neve aguentar no solo.

Saudações serranas.
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Aí vem a neve!!! Penhas Douradas têm apenas 1,4ºC e está a ocorrer precipitação lá...
E o atlântico está cheio de ovelhitas k parece dirigirem-se para cá!! Está noite vai ser de festa nas zonas de montanha

Os registos no fórum têm tido um crescimento exponencial estes últimos dias!! Fixe:cold:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Kimcarvalho, já coloquei num post anterior a notícia da Agência Lusa que refere a queda de neve na Serra da Estrela, portanto parece que isto está mesmo confirmado. Lá por cima deve continuar a nevar, porque às 16 horas estava 1.4 graus nas Penhas Douradas com precipitação, não sei é se será suficiente para a neve aguentar no solo.

Suadações serranas.

Sim, mas por isso mesmo é que agora tinha colocado a questão. A info só da agência lusa, não me convence de todo, vou tentar ligar para o Centro de Limpeza de Neve.
Eu se morasse aí já lá estava arriba! :w00t: