Seguimento - Novembro 2006

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
O que vos parece?





É da granulada não é granizo, o granizo não tem este tipo de comportamento, digo eu. A super celula foi brutal, fiquei com 8º ás 12.00h, e tinha 15, imaginem isto uns mais há frente :D :D :D :D

Eu sei que nós até sonhamos com neve :cool:, e este não deixa de ser um fenómeno espectacular :w00t:, mas isso parece granizo :unsure: e para acumular assim deve ter caído em boa quantidade. Eu já aqui, vi cair assim uma vez em Setembro, há muitos anos. Foi em tal quantidade que no dia seguinte ainda havia gelo nos locais mais abrigados! :shocking:
A neve granular (ou graupel), tem pouca densidade, ou seja ao tacto cada grão esmaga-se com extrema facilidade e o granizo não. Até visto de perto têm diferença considerável, pois a neve granular parece como "rendilhada" e o grão do granizo é mais compacto e duro (é gelo). Pelo menos é assim que eu os tenho visto, especialmente na S. da Estrela.;)

Neste zoom que fiz a uma das tuas fotos vê-se bem o gelo, logo foi isto que me levou a afirmar que seja granizo:

nevegranizola0.jpg



Aqui deixo 2 fotos minhas de neve granulada:

pdvd005mediumxs7.jpg

pdvd003mediumov8.jpg


E aqui um pequeno filme com neve granulada a cair na S. da Estrela:
[MEDIA]http://www.youtube.com/watch?v=5gDiEuHoXvg[/MEDIA]

E este é do género do que aí pode ter acontecido, na California (16MAR06)
[MEDIA]http://www.youtube.com/watch?v=38Svm49zQZo[/MEDIA]

Com tudo isto não pretendo negar nem afirmar nada. Apenas tentar perceber melhor o que aí se terá passado. Essas fotos são à mesma cota onde vives LUPER?
Enfim seja o que for foi uma experiência muito agradável! Parabéns! :thumbsup:

Relativamente aos dados de hoje por aqui:

Dia calmo com um aguaceiro bastante forte e curto :(, pelas 13H. a máxima foi de 14,8ºC e de mínima 8ºC.

Neste momento tenho 9,4ºC e 1016 hPa, com céu limpo.
 
Última edição:


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Eu sei que nós até sonhamos com neve :cool:, e este não deixa de ser um fenómeno espectacular :w00t:, mas isso parece granizo :unsure: e para acumular assim deve ter caído em boa quantidade. Eu já aqui, vi cair assim uma vez em Setembro, há muitos anos. Foi em tal quantidade que no dia seguinte ainda havia gelo nos locais mais abrigados! :shocking:
A neve granular (ou graupel), tem pouca densidade, ou seja ao tacto cada grão esmaga-se com extrema facilidade e o granizo não. Até visto de perto têm diferença considerável, pois a neve granular parece como "rendilhada" e o grão do granizo é mais compacto e duro (é gelo). Pelo menos é assim que eu os tenho visto, especialmente na S. da Estrela.;)

Neste zoom que fiz a uma das tuas fotos vê-se bem o gelo, logo foi isto que me levou a afirmar que seja granizo:

nevegranizola0.jpg



Aqui deixo 2 fotos minhas de neve granulada:

pdvd005mediumxs7.jpg

pdvd003mediumov8.jpg


E aqui um pequeno filme com neve granulada a cair na S. da Estrela:

http://www.youtube.com/watch?v=7NE8c9CG1X4

Com tudo isto não pretendo negar nem afirmar nada. Apenas tentar perceber melhor o que aí se terá passado. Essas fotos são à mesma cota onde vives LUPER?
Enfim seja o que for foi uma experiência muito agradável! Parabéns! :thumbsup:

Relativamente aos dados de hoje por aqui:

Dia calmo com um aguaceiro bastante forte e curto :( , pelas 13H. a máxima foi de 14,8ºC e de mínima 8ºC.

Neste momento tenho 9,4ºC e 1016 hPa, copm céu limpo.

Deve estar a uma cota 20m + -:w00t: , mas a forma como acumulou é diferente do granizo, vi disto muitas vezes no caramulo. É difwerente do granizo normal e a quantidade é brutal
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Hoje registei a mínima mais baixa desta temporada (2,4ºC). Durante a noite ainda choveu um pouco e também se formou nevoeiro.



Neste momento 6,2ºC com o céu nublado.
 

Ledo

Cirrus
Registo
3 Jan 2006
Mensagens
94
Local
Vila do Coronado (137m)
Isto será Verdade?? :surprise:
(precipitação no Porto)


Eu moro a cerca de 4-5km em linha recta do aeroporto e posso dizer que desde que me apercebi, chuvia bastante desde as 19:30, com pequenas interrupções até pouco depois das 21h. De vez em quando havia uns periodos mais fortes e acompanhada de trovoada!

Agora não sei dizer face à chuva que caiu, se é compatível com esses valores ou não!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Bons dias
Aqui a minha mínima foi de apenas 8,2ºC... Luper tiveste 5ºC:huh: :unsure: neste momento depois de um aguaceiro moderado que não estava previsto para esta zona hoje tenho uma temperatura de 13,9ºC e 1021hpa;)
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Hoje também tive a noite mais fresca deste Outono com 8,2ºC, tendo superado os 8,5º do dia 17/11 pp. :)
Neste momento estão 15,3ºC e 1019 hpa :rolleyes:
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Em Benfica, céu encoberto com alto-estratos,vento sudoeste, 15 ºC e uma noite passada com alguns aguaceiros e trovoada ao longe, no mar.
A versão final do video do dia 24 em » http://meteopt.blogspot.com/2006/11/flashfloods-azenhas-do-mar-20061124.html#comments

Hoje vou até Cascais ver a ondulação marítima :cool:
Que inveja dessas fotos de neve na Estrela (gostava era de estar no Gerês, em Pitões - lá também deve ter nevado):cold:
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Em Benfica, céu encoberto com alto-estratos,vento sudoeste, 15 ºC e uma noite passada com alguns aguaceiros e trovoada ao longe, no mar.
A versão final do video do dia 24 em » http://meteopt.blogspot.com/2006/11/flashfloods-azenhas-do-mar-20061124.html#comments

Hoje vou até Cascais ver a ondulação marítima :cool:
Que inveja dessas fotos de neve na Estrela (gostava era de estar no Gerês, em Pitões - lá também deve ter nevado):cold:

Magnifica reportagem Luis. :)
Acho que esta reportagem será sem dúvida nomeada para uma das categorias dos futuros prémios Meteopt. :w00t:

Já agora por aqui no momento estão 15,7ºC com séu nublado :rolleyes:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Por aqui a mín: 8ºC e a máx: 15ºC.
Neste momento 1021 hPa com céu pouco nublado e 12,5ºC. O dia ficou marcado pleo denso nevoeiro que permaneceu toda a noite e boa parte da manhã.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Aqui máxima do dia de 16,8ºC agora tenho 15,4ºC e céu muito nublado a minima hoje vai ser bem mais alta do que na ultima noite em que tive 8,2ºC.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Em minha casa mínima de 3,4ºC ás 00:02 (as nuvens estragaram tudo :mad:) e máxima de 11,2ºC. Neste momento 8,9ºC, 83% e 1019,0 hPa com céu muito nublado, logo a temperatura desce muito devagar :disgust: