Seguimento - Novembro de 2007



M

Membro excluído 274

Akguem me pode explicar porque estão a descer tanto as temperaturas no norte tanto em vales como em altitude (Lamas de Mouro por exemplo) e na beira interior não??? Tipo são diferenças abismais!!!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Às 00h Carrazeda, Mirandela e Lamas de Mouro e Mirando do Douro as estações oficiais do país com temperatura mais baixa.


00002200711180127hp4.jpg



00003200711180128gc4.jpg
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Poxas os habitantes de Carrazeda devem estar com os dentes a bater.
A sorte deles é que devem dar ali a lareira, é pena que este ano não posso acender a minha. :sad:

Tambem a temperatura daqui é sempre alta.

pelo que me lembro de ouvir no IM a estaçao nao fica mesmo na vila, fica num vale ou encosta ao pe de uma fabrica ou la o que era.. portanto é provavel que ainda haja uns graus de diferença para onde moram as pessoas.. mesmo assim.. GELO :D
alguem falou aqui nos valores de carrazeda num site qq? nao entendi mt bem, nao sei qual é o site :(
mas nao acredito mt que estejam correctos ou actualizados nesse site.. confio no valor que esta no site do IM, se vem directamente da rede deles.. a localizaçao é que pode nao ser (acho que nao é mm) a melhor da estaçao
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Akguem me pode explicar porque estão a descer tanto as temperaturas no norte tanto em vales como em altitude (Lamas de Mouro por exemplo) e na beira interior não??? Tipo são diferenças abismais!!!

Também não tenho explicação :confused:

Lamas de Mouro é tudo menos num sítio baixo (800/900m). Isto de inversão térmica não tem nada... cá em baixo em Melgaço ainda registo 2ºC.
 
M

Membro excluído 274

Também não tenho explicação :confused:

Lamas de Mouro é tudo menos num sítio baixo (800/900m). Isto de inversão térmica não tem nada... cá em baixo em Melgaço ainda registo 2ºC.

Até Sintra esta a ter temperaturas mais baixas! Estou agora mesmo com 8.1ºC...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
realmente ha umas variaçoes brutais.. acho que sera por nao ser uma massa de ar fria assim generalizada a varios niveis, como se veria numa incursao fria aos 850hPa.. é mesmo mais uma questao de arrefecimentos nocturnos pois o ar esta realmente mt calmo e mt mt seco! entao nestes casos sim é mt mais importantes pequenos fenomenos locais, dai talvez uma explicaçao para tantos valores dispares entre estaçoes nao mt longe.. nomeadamente inversoes, efeitos dos vales, levantar ou nao vento, brisas de montanha..etc.. so iamos la estudando a geografia de cada estaçao ate à exaustao :D

qto a de lamas de mouro, de facto é alto, mas a questao aqui nao é altitude absoluta, mas sim altitude relativa em relaçao ao terreno a volta. acho que lamas de mouro apesar de estar a uns 800m, esta num sitio mais baixo que a zona a volta com uma extensao bem razoavel ainda.. logo, nao deixa de ser uma depressao ou vale ou seja o que for, e o ar frio "cai" para la na mesma..mas pronto mais 1x é dificil, sao caracteristicas mt particulares de cada local, que respondem de forma diferente a cada situaçao sinoptica particular..

seja como for, sendo uma noite em que pequenos detalhes de geografia ou da simples localizaçao da estaçao fazem tanta diferença, nao vamos chegar a grandes conclusoes, se calhar 100m ao lado de uma estaçao que ta com -6º tao uns 0º p.ex.. hj é dificil tirar grandes conclusoes.. vamos ficar por esta.. ta frio! :D tou a brincar, é bem discutir isto, ajuda a perceber mais coisas ;) de qq forma realmente, apesar de se tratar de arrefecimento nocturno, da ideia de a massa de ar frio nos niveis baixos parecer ir avançando do interior para o litoral na regiao norte