Seguimento - Outubro 2006



Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu acho as temperaturas das estações automáticas fiáveis salvo alguns casos mais pontuais (por exemplo Aljezur). O objectivo das estações é representar as temperaturas na cidade mas isso nem sempre acontece, especialmente se a cidade for acidentada e/ou grande, como provavelmente acontece com Setúbal. Estar junto ao mar nem sempre quer dizer que tenha que ter mínimas suaves e acho que tudo depende da localização da estação. Por exemplo em janeiro de 2005 a mínima de Portimão foi de -4,7ºC, a de Faro foi de 1,3ºC e a do Porto foi de -0,1ºC! A de Setubal foi de -3,9ºC e em Évora na mesma latitude mas no interior foi de -4,0ºC. Todos os dados das estações automáticas são submetidas a validação e portanto não são finais (penso eu de que!).

Hoje a estação automática de Bragança teve uma mínima de 5,1ºC (e está mal localizada para as mínimas) e a minha mínima foi de 7,6ºC :sad:. Sem dúvida que o abrigo pendurado debaixo duma árvore está a afectar as minhas medições... A máxima foi de 19,7ºC ás 12:57. Neste momento 18,3ºC, 50% e 1017,7hPa.

Segundo o Dan , Miranda do Douro teve mínima de 3,2ºC e Lamas de Mouro mínima de 3,5ºC :)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Mas por ex: o IM ás 14h UTC tinha 26,5ºC em Setúbal mas como é isso possível se eu neste momento tenho 22,8ºC que é a máxima até ao momento!Eu vou até a rua e sei distinguir o que são 26ºC e 26 só se tiverem ao sol!!:lol:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Por Melgaço a máxima deverá ficar nos 19.9ºC que é a temperatura actual.
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Mas por ex: o IM ás 14h UTC tinha 26,5ºC em Setúbal mas como é isso possível se eu neste momento tenho 22,8ºC que é a máxima até ao momento!Eu vou até a rua e sei distinguir o que são 26ºC e 26 só se tiverem ao sol!!:lol:

O abrigo desapareceu....:lmao: :lmao:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
O abrigo desapareceu....:lmao: :lmao:

Já não me admiro de nada aposto que está esquecida a estação pelo que Duncan me disse a estação está numa escola não muito longe do rio!!Ora máis uma razão para não ser tão quente e pelo que tenho visto tem sempre temperaturas muito mais altas do que as minhas e eu moro mais afastado do rio!!:hehe:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
E se repararem a pressão atmosférica já está a cair aos poucos eu de manha tinha 1018hpa e neste momento tenho 1014hpa;) a temperatura está nos 22,5ºC a máxima até ao momento foi 23,3ºC...
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Eu acho as temperaturas das estações automáticas fiáveis salvo alguns casos mais pontuais (por exemplo Aljezur). O objectivo das estações é representar as temperaturas na cidade mas isso nem sempre acontece, especialmente se a cidade for acidentada e/ou grande, como provavelmente acontece com Setúbal. Estar junto ao mar nem sempre quer dizer que tenha que ter mínimas suaves e acho que tudo depende da localização da estação. Por exemplo em janeiro de 2005 a mínima de Portimão foi de -4,7ºC, a de Faro foi de 1,3ºC e a do Porto foi de -0,1ºC! A de Setubal foi de -3,9ºC e em Évora na mesma latitude mas no interior foi de -4,0ºC. Todos os dados das estações automáticas são submetidas a validação e portanto não são finais (penso eu de que!).

Hoje a estação automática de Bragança teve uma mínima de 5,1ºC (e está mal localizada para as mínimas) e a minha mínima foi de 7,6ºC :sad:. Sem dúvida que o abrigo pendurado debaixo duma árvore está a afectar as minhas medições... A máxima foi de 19,7ºC ás 12:57. Neste momento 18,3ºC, 50% e 1017,7hPa.

Segundo o Dan , Miranda do Douro teve mínima de 3,2ºC e Lamas de Mouro mínima de 3,5ºC :)

Dan e Fil, como conseguem esses registos de Miranda do Douro?

Please, para mim é muito importante ter acesso a essa informação? :p
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Uuupss, no meu último post não queria colocar a interrogação, queria mesmo afirmar, ou seja, esses registos de Miranda do Douro são mesmo muito importantes para mim ... ;)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Uuupss, no meu último post não queria colocar a interrogação, queria mesmo afirmar, ou seja, esses registos de Miranda do Douro são mesmo muito importantes para mim ... ;)

É simples Iceberg, é só ver o que registam as estações automáticas ás 5h, 6h ou 7h, que é quando normalmente se dão as mínimas :D Claro que entre essas horas se podem ter dado temperaturas mais baixas por isso provavelmente a mínima tanto em Miranda do Douro como em lamas de Mouro tenha sido ainda mais baixa.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
É tal como o Fil já disse. Hoje de manhã ainda consegui ver os dados das 7h UTC e os locais mais frios a essa hora eram Miranda do Douro, com 3,2ºC, e Lamas de Mouro, com 3,5ºC. Àquela hora, no Distrito, Bragança até era um dos locais com o valor mais elevado, já quase 6ºC.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Quando é que o IM digna a ter o histórico das estações na Web pelo menos das últimas 24 horas (já era mais do que excelente) ???
Não é nada de especial, é mesmo uma questão de fazer uma página porque os dados já têm eles nas bases de dados....
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Quando é que o IM digna a ter o histórico das estações na Web pelo menos das últimas 24 horas (já era mais do que excelente) ???
Não é nada de especial, é mesmo uma questão de fazer uma página porque os dados já têm eles nas bases de dados....

Os dados do IM são como aqueles soutiens pequenos, mostram quase tudo mas não mostram o essencial :rolleyes:

Talvez seja por razões comerciais.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
É tal como o Fil já disse. Hoje de manhã ainda consegui ver os dados das 7h UTC e os locais mais frios a essa hora eram Miranda do Douro, com 3,2ºC, e Lamas de Mouro, com 3,5ºC. Àquela hora, no Distrito, Bragança até era um dos locais com o valor mais elevado, já quase 6ºC.


O tempo UTC é o tempo actual da hora portuguesa, ou está atrasado uma hora em relação à nossa hora? :huh:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Os dados do IM são como aqueles soutiens pequenos, mostram quase tudo mas não mostram o essencial :rolleyes:

Talvez não mostrem por razões comerciais.

Ora aí está uma verdade €€€€€!! :disgust:

Eu já vi uma vez, e acho que não estou enganado, uma software que gravava páginas web a horas determinadas, não sei se tirava um print screen ou se guardava mesmo a página!? :unsure:

Alguém conhece? É que assim já era mais fácil, púnhamos o programa a funcionar e depois quando pudéssemos era só ver o que marcavam as EMAs nessas alturas!