. Sem dúvida que o abrigo pendurado debaixo duma árvore está a afectar as minhas medições... A máxima foi de 19,7ºC ás 12:57. Neste momento 18,3ºC, 50% e 1017,7hPa.
Mas por ex: o IM ás 14h UTC tinha 26,5ºC em Setúbal mas como é isso possível se eu neste momento tenho 22,8ºC que é a máxima até ao momento!Eu vou até a rua e sei distinguir o que são 26ºC e 26 só se tiverem ao sol!!![]()

O abrigo desapareceu....![]()
![]()

Eu acho as temperaturas das estações automáticas fiáveis salvo alguns casos mais pontuais (por exemplo Aljezur). O objectivo das estações é representar as temperaturas na cidade mas isso nem sempre acontece, especialmente se a cidade for acidentada e/ou grande, como provavelmente acontece com Setúbal. Estar junto ao mar nem sempre quer dizer que tenha que ter mínimas suaves e acho que tudo depende da localização da estação. Por exemplo em janeiro de 2005 a mínima de Portimão foi de -4,7ºC, a de Faro foi de 1,3ºC e a do Porto foi de -0,1ºC! A de Setubal foi de -3,9ºC e em Évora na mesma latitude mas no interior foi de -4,0ºC. Todos os dados das estações automáticas são submetidas a validação e portanto não são finais (penso eu de que!).
Hoje a estação automática de Bragança teve uma mínima de 5,1ºC (e está mal localizada para as mínimas) e a minha mínima foi de 7,6ºC. Sem dúvida que o abrigo pendurado debaixo duma árvore está a afectar as minhas medições... A máxima foi de 19,7ºC ás 12:57. Neste momento 18,3ºC, 50% e 1017,7hPa.
Segundo o Dan , Miranda do Douro teve mínima de 3,2ºC e Lamas de Mouro mínima de 3,5ºC![]()

Uuupss, no meu último post não queria colocar a interrogação, queria mesmo afirmar, ou seja, esses registos de Miranda do Douro são mesmo muito importantes para mim ...![]()
Claro que entre essas horas se podem ter dado temperaturas mais baixas por isso provavelmente a mínima tanto em Miranda do Douro como em lamas de Mouro tenha sido ainda mais baixa.Quando é que o IM digna a ter o histórico das estações na Web pelo menos das últimas 24 horas (já era mais do que excelente) ???
Não é nada de especial, é mesmo uma questão de fazer uma página porque os dados já têm eles nas bases de dados....
É tal como o Fil já disse. Hoje de manhã ainda consegui ver os dados das 7h UTC e os locais mais frios a essa hora eram Miranda do Douro, com 3,2ºC, e Lamas de Mouro, com 3,5ºC. Àquela hora, no Distrito, Bragança até era um dos locais com o valor mais elevado, já quase 6ºC.

Os dados do IM são como aqueles soutiens pequenos, mostram quase tudo mas não mostram o essencial![]()
Talvez não mostrem por razões comerciais.