Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2009



Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Parece que existe unanimidade entre os modelos: a instabilidade vai continuar durante sexta-feira (principalmente) e sábado, a partir de domingo o AA regressa ao nosso convívio, com subida de temperatura, muito sol, enfim, nada a que não estejamos habituados...:rolleyes:

Portanto, toca a aproveitar estes três dias de fenómenos metereológicos interessantes!:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois é .. as nossas esperanças para o resto do mês residem nestes ..não digo 3 dias .. mas sim dois dias que serão na Sexta e no Sábado !!

O que posso dizer é que estes dois dias (Terça e Quarta) aqui em Faro contribuiram com cerca de 6.5 mm de precipitação o que foi dentro daquilo que estava á espera de acordo com os mapas de precipitação !!
Se Sexta e Sábado contruibuirem com cerca de 20 mm então já será bastante bom !! (para somar cerca de 30 mm)
Num pequeno á parte o que podemos afirmar é que efectivamente o que foi pior aqui para os algarvios foi mesmo o Outono em que Outubro/Novembro/Dezembro não ultrapassaram os os 30/40 mm, enquanto Janeiro e fevereiro tiveram cerca de 60 mm, o que já foi mais perto do normal!!

Isto para sublinhar que este ano é muito diferente de 2004/2005 ... esse sim um ano extremamente seco ...
É verdade que este foi um ano seco .. mas sem extremismos, e o cenário de seca hidrológica para este ano está completamente afastado !!
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não tenho grandes espectativas para a frente prevista para amanhã aqui na zona Norte.. a precipitação tem vindo a ser tirada...a maior actividade e possibilidadde de chuvas fortes será no sul (Algarve e baixo Alentejo) isto segundo a ultima actualização do GFS 6 Z.

O panorama já esteve bem melhor em anteriores runs ....

No Norte estou á espera de um dia de chuva normal....
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Isto para sublinhar que este ano é muito diferente de 2004/2005 ... esse sim um ano extremamente seco ...
É verdade que este foi um ano seco .. mas sem extremismos, e o cenário de seca hidrológica para este ano está completamente afastado !!

Completamente de acordo com a tua análise anterior.
E quando ainda são esperadas precipitações importantes
até sábado,
a quantidade da dita entre as 06 UTC de terça-feira e as 06 UTC de hoje acumulada nas principais estações do IM é significativa

my.php
[/URL][/IMG]

Em défice estará o extremo nordeste transmontano e algum Algarve.
Quanto ao resto, bem interessantes os valores já acumulados.

Quanto ao AA que a partir de Domingo virá de armas e bagagens para se instalar não sei para quantos dias, nem quero ouvir falar...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Não tenho grandes espectativas para a frente prevista para amanhã aqui na zona Norte.. a precipitação tem vindo a ser tirada...a maior actividade e possibilidadde de chuvas fortes será no sul (Algarve e baixo Alentejo) isto segundo a ultima actualização do GFS 6 Z.

O panorama já esteve bem melhor em anteriores runs ....

No Norte estou á espera de um dia de chuva normal....

O panorama regressa ao que era uns dias atrás: a maior intensidade de precipitação para amanhã volta a ser colocada no sul, sobretudo no Algarve (mais satisfeito, Aurélio?;)). Aqui para o norte, chuva concerteza, mas nada de especial, isto a acreditar no GFS, claro.:)

gfs-2-36_wec2.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Esta run das 6 está mesmo boa para o pessoal dos Algarves se concretiza-se era mesmo bom cerca de 25 mm para Olhão, nada mau ou será que os modelos metem água a mais :lmao::angry:. Na última vez que choveu razoavelmente no Algarve os modelos falharam todos:angry:.:unsure:. O modelo espanhol Hirlam também mostra mais precipitação no Algarve:D.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
a run das 12 não tá grande coisa :(

o temporal que se previa para amanhã parece querer passar ao lado...se chover alguma coisa de jeito será no Algarve...

No norte e centro não me parece que existam grandes diferenças em relação às últimas Runs.:). Vai chover, mas nada de espectacular.

Quanto ao Algarve, conforme o Vince explicou, a situação é complexa, aquilo que entendi é que só na hora da verdade se vai ter certezas, a esperança continua...:thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
ouvi agora na RFM a previsão do IM pra amanhã..

aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada..mas só de manhã

Lá estão os média a enganar o zé povinho :angry: o pico da instabilidade amanha é precisamente de tarde!! Falta apenas saber as zonas mais afectadas pelo possível SCM ou lá o que se forme :D Só amanha se vai saber...Sabendo já que vai ser no Sul.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
ouvi agora na RFM a previsão do IM pra amanhã..

aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada..mas só de manhã

Na língua portuguesa, uma só palavra ou inversao de algumas pode fazer uma diferença monumental ;)

Previsão para 6ª Feira, 17 de Abril de 2009

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, diminuindo de frequência a partir da tarde.
Queda de neve acima dos 1400 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste.
Descida de temperatura na região Sul.


Fonte: www.meteo.pt

A partir da tarde é uma ideia muito diferente... :)