Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2009

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
No meu entender não vai ser uma simples linha de chuva(frente) que vai provocar aquilo mas sim um sistema mais organizado tanto que se repararem é durante a tarde que ocorre e para mim um Sistema convectivo de mesoescala (SCM) não é impossível :) e poderia explicar aquela mancha tão forte de chuva mostrada a vários dias e sem estar definida a 100% o local pelos vários modelos...


Hmmm...
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Com o SCM, ou o MCS de alguns foristas não irei lá. Mas o Stormy traduziu há pouco tempo tais siglas pela "coisa"....mas que coisa.....????

:D:thumbsup:


As trovoadas podem ser unicelulares, apenas uma célula, de curta duração, menos de uma hora, ou podem ser multicelulares, várias células.
Por vezes há condições para as trovoadas multicelulares persistirem durante várias horas actuando como um sistema único. Basicamente é um sistema que se autonomiza um pouco da envolvente adquirindo uma dinâmica própria onde estão envolvidos novos processos físicos para além dos presentes numa trovoada normal, é o próprio sistema que gera parte das condições necessárias para se manter, gerando trovoadas novas atrás de novas durante horas. Isso é um SCM, sistema convectivo de Mesoescala (MCS em inglês) e temo-los às vezes por cá nas alturas do ano mais instáveis. Por vezes pode adquirir dimensões tal (50,000-100,000km2) e persistir durante um dia ou mesmo dias, e aí considera-se que é um CCM, Complexo Convectivo de Mesoescala (MCC em inglês). São mais raros, mas em Espanha e no norte de Africa por vezes vêem-se.

De qualquer forma não vejo condições para tal coisa amanhã, nem CAPE existe.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Será que o que vem atrás nos atingirá...

Provavelmente sim , deve ser isto que aparece representado para Sábado na última run do GFS 18 Z :

6hrprecip.png



Depois atravessa mais o Centro do País...
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Numa análise visual, a frente que está para chegar ao nosso país parece ser composta por nebulusidade mais "desordenada" do que por exemplo os sistemas que se vislumbram a norte da Europa...:huh:

Desordenada vai ser, agora, talvez arrisque dizer que podemos apanhar por aqui no centro com um bom pedaço de chuva algo forte, mas sempre se focará no Alentejo e Algarve.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Desculpem mas eu sou um bocadinho mais simplista e gosto muito das cartas de superfície:

O resultado da ciclogenese que se estão a referir é esta depressão que a aparece a Este de Lisboa?

brack01.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Neste site http://www.tiemposevero.es/mapa-alertas-tormentas-a-kokas.php estou com dificuldades em colocar a imagem, alerta amarelo para trovoadas em quase todo o território tirando a região norte, já o alerta laranja engloba o sotavento algarvio e o interior alentejano na zona do Vale do Guadiana.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro