Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2009

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Neste site http://www.tiemposevero.es/mapa-alertas-tormentas-a-kokas.php estou com dificuldades em colocar a imagem, alerta amarelo para trovoadas em quase todo o território tirando a região norte, já o alerta laranja engloba o sotavento algarvio e o interior alentejano na zona do Vale do Guadiana.

Aguardo ansioso... só no que toca ao CAPE da carta GFS está-me a deixar confuso... ou o modelo não está assimilar bem ou então é só mesmo chuva pesada (optimo para as inundações-relampago)...:huh:

O unico modelo que aponta algum CAPE é o WRF galego:

http://www.meteogalicia.es/galego/modelos/numerico/wrf_arw_12/hoxe/anim_wrf_arw_d02_cape_sfc.gif

E mesmo assim coisa pouca...

Ou algo está a falhar ou então não sei... é muita precipitação sem convectividade:huh:
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Lá estamos nós a recorrer aos espanhóis!:mad: O nosso IM ainda não formulou nenhum alerta!:(

Realmente....:disgust:

Aquela linha amarela quase que toca no Porto, será que chega cá alguma coisinha mais substancial? :rolleyes:

A situação parece prometer para o Centro e Sul, mas não será nada de extremos a meu ver...
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
]ToRnAdO[;140366 disse:
Aguardo ansioso... só no que toca ao CAPE da carta GFS está-me a deixar confuso... ou o modelo não está assimilar bem ou então é só mesmo chuva pesada (optimo para as inundações-relampago)...:huh:

O unico modelo que aponta algum CAPE é o WRF galego:

http://www.meteogalicia.es/galego/modelos/numerico/wrf_arw_12/hoxe/anim_wrf_arw_d02_cape_sfc.gif

E mesmo assim coisa pouca...

Ou algo está a falhar ou então não sei... é muita precipitação sem convectividade:huh:

Aí está!
Como é possível "tanta fruta com tão poucas árvores"?!

Algo estranho!:huh::confused:
Ou então isto é uma partida pregada pelo GFS...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Aí está!
Como é possível "tanta fruta com tão poucas árvores"?!

Algo estranho!:huh::confused:
Ou então isto é uma partida pregada pelo GFS...

O que é certo ou não, com CAPE ou sem ele visto pelo www.sat24.com estão-se a formar 'bombardeiros' e vem a todo o vapor...:shocking:

Parece que a festa poderá começar mais cedo!!

Algo se passa com os modelos:disgust:
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
]ToRnAdO[;140369 disse:
O que é certo ou não, com CAPE ou sem ele visto pelo www.sat24.com estão-se a formar 'bombardeiros' e vem a todo o vapor...:shocking:

Parece que a festa poderá começar mais cedo!!

Algo se passa com os modelos:disgust:

image.ashx

:unsure::unsure::huh:
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
A caminho e devagar, lá vem a tropa:D, agora, realmente os modelos estão algo confusos e trocados:confused:, será mesmo precipitação sem convectividade? os modelos acusam muito pouca, ou mesmo nenhuma, é que com tanta precipitação, é muito estranho...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu estou admirado darem tantas definições para um simples sistema frontal:huh::huh: que vem no enfiamento do jet stream, em que irá dar alguma chuva forte no centro e sul.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Também acho estranho tanta precipitação e tão pouca convectividade prevista....

Será que a quantidade de precipitação prevista para o Sul tem a ver com intensidade num curto espaço de tempo ou com a persistência de chuva mais moderada durante um periodo mais longo?

A ser intensidade num curto espaço de tempo terá que ser com mais conveção ( formação de cumulunimbos ) e o CAPE é practicamente inexistente....:confused:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Eu estou admirado darem tantas definições para um simples sistema frontal:huh::huh: que vem no enfiamento do jet stream, em que irá dar alguma chuva forte no centro e sul.


Poderá ser psm...(aquilo que te referes)

Mas neste caso a minha confusão está na carta GFS de precipitacão, um nucleo tão concentrado de chuva...

rtavn244.png


:confused:
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
]ToRnAdO[;140379 disse:
Poderá ser psm...(aquilo que te referes)

Mas neste caso a minha confusão está na carta GFS de precipitacão, um nucleo tão concentrado de chuva...

rtavn244.png


:confused:

Lá está, tanta precipitação(que supostamente teria de ser causada por sistemas convectivos) e forte, sem praticamente haver CAPE:confused:
Mas que grande confusão...:wacko:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As zonas modeladas de maior precipitação são provocadas pelo PVA e divergência nos níveis altos devido à saída esquerda do jetstreak. Quem quiser perceber melhor o assunto que procure na Net por Positive Vorticity Advection (PVA). É esse pormenor que varia muito quer na intensidade quer na localização de modelo para modelo ou mesmo de saída para saída do mesmo modelo. Noutras condições com mais instabilidade disponível esse factor poderia ser um grande auxiliador para células severas, mas não me parece nada que essas condições existam amanhã, pelo menos do lado português.