Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Há-de chegar o dia em que a ficção do GFS se torne realidade !!

Até lá ... espero sentado !!

Isto apenas para dizer que não consigo entender estas saídas do GFS !!!
Depois das 180 horas este modelo fica maluco !!
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Há-de chegar o dia em que a ficção do GFS se torne realidade !!

Até lá ... espero sentado !!

Isto apenas para dizer que não consigo entender estas saídas do GFS !!!
Depois das 180 horas este modelo fica maluco !!

Tendências não se trata de outra coisa se não tendências que se pode ver no segundo painel, e esta tendência já está a ser acompanhada por mim :p a Europa poderá ter a partir do dia 15 uma coisa muito potente :rain::cold:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A NOAA coloca um storm track a apontar em direcção (em cheio) rumo a Portugal de 12 a 19 de Dezembro !!!
Apesar de estar todos os dias a variar, o facto é que neste momento a tendência está lá !!

As coisas acabam sempre por mudar bastante mas quando a tendencia está lá, acaba sempre por acontecer alguma coisa como este fim de semana cujo modelo GFS apesar de exagerar sempre há imenso, imenso tempo que mostrava sinais ... afinal de contas o sul fica a ver navios mas o norte vai ser bem contemplado !!

Para dia 12 espero uma mudança (aqui pro Sul) .....
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
no curto/medio prazo mantem-se a tendencia NAO- sendo que o ensemble se mantem conciso até dia 7 e com alguns afastamentos e aproximaçoes pouco significativos á media até dia 17.
estes pequenos pontos de discordancia serao "aparados" certamente com consequencias que eu julgo nao serem muito de rotura com o padrao geral actual ( se quiserem leiam o meu post no topico das sazonais);)
este prox evento prevjo-o animado, no sabado e domingo no norte centro e no domingo/2f no centro e sul.
as areas mais afectadas serão as que se situam a norte de setubal-evora-portalegre, com precipitaçao por vezes forte e continua, ventos moderados a fortes, e eventos convectivos intensos e esporadicos; no sul, especialmente SE os fenomenos serao menos intensos e continuos;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos modelos parece que o ECM e o GFS até ás 216 horas tem uma previsão muito parecida, e mantém que lá pro dia 11 Dezembro as regiões do Sul deverá ser contemplado finalmente com alguma coisa de jeito !!
O ECM ás 240 horas tem um cenário que eu considero muito pouco provável, mas começo a gostar de ver um Anticiclone continental naquela posição que os modelos começam a mostrar.

A meu ver será o primeiro passo para tornar o NAO mais negativo, mas sobretudo para que as Altas pressões no Norte da Europa, se tornem mais expandidas e menos concentradas na Gronelândia.
Isto porque este NAO que temos agora apesar de negativo não nos interessa porque tem baixas pressões á volta dele !!

Creio que pouco a pouco o cenário vai-se moldando ......

Claro que o Stormy tem a opinião dele que eu respeito .....
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Aqui fica uma comparação entre vários modelos da precipitação para o final da tarde de domingo :rain:

COAMPS



GFS



NOGAPS



já agora a previsão do Grupo de Meteorologia e Climatologia da Universidade de Aveiro [ CliM@UA ] :D




em relação ás trovoadas..o cape/li não tá grande coisa..mas ha que ter esperança :D
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
Aqui fica uma comparação entre vários modelos da precipitação para o final da tarde de domingo :rain:

COAMPS



GFS



NOGAPS



já agora a previsão do Grupo de Meteorologia e Climatologia da Universidade de Aveiro [ CliM@UA ] :D




em relação ás trovoadas..o cape/li não tá grande coisa..mas ha que ter esperança :D

ha algum mapa ou assim pra ver sobre as trovadas?
se souberem alguem que poste sff :D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Por aqui começou agora a chover. Dizem-nos que vai ser para muitas horas
com a agravante de ir "chover no molhado".
Estão já tomadas as devidas precauções.Veremos se haverá ocorrências significativas.
Tudo dependerá de variáveis ainda por quantificar,
Mas não deixa de ser estranho esta diferença abismal nas precipitações registadas no último mês entre o norte e o sul:
Claro que é normal chover mais no noroeste que no sudeste.
Mas com esta acentuada discrepância em que os do Noroeste quase se afogam e os do sudeste , mal conseguem ver o verde na planície?
Assim tão acentuado ? Uns bem acima da média e logo ali ao lado ,
outros bem abaixo dela?Assim em abrupta rotura , sem transição?
Não me lembro de tal situação...
Pois assim vai continuar como sabemos, pelo fim de semana dentro,
irá até extremar.
Depois os cenários começam a divergir, para variar:
-Das particularidades já aqui anunciadas, às novidades fresquinhas de amanhã,um ror de hipóteses, pouca certeza...

Só uma sugestão : -Quando postarem mapas para milhentas horas, façam-no
com sentido de humor .Sei lá: adicionem-lhe um texto engraçado. Caso contrário , talvez seja aconselhável algum recato...
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Para as proximas horas, a Accuweather voltou a tirar precipitação para Lisboa, e aumentou para o coração do Minho:

Para Ponte de Lima

fullscreencapture051220.jpg
[/URL] [/IMG]

Para Lisboa:

fullscreencapture051220.jpg
[/URL]

Ponte de Lima: 118,8mm ( em 3 dias, Sabado, Domingo e Quarta)
Lisboa:22,3mm (em 3 dias, Sabado, Domingo e Segunda)

Isto de Leiria para baixo....:disgust:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Mas não deixa de ser estranho esta diferença abismal nas precipitações registadas no último mês entre o norte e o sul:
Claro que é normal chover mais no noroeste que no sudeste.
Mas com esta acentuada discrepância em que os do Noroeste quase se afogam e os do sudeste , mal conseguem ver o verde na planície?
Assim tão acentuado ? Uns bem acima da média e logo ali ao lado ,
outros bem abaixo dela?Assim em abrupta rotura , sem transição?
Não me lembro de tal situação...

Também corroboro com a tua ideia, amigo nimboestrato, no passado existia mais "democracia" na distribuição da precipitação:(.

Não admira que os algarvios se queixem, resta saber se isto é uma tendência ou caso esporádico.

Entretanto, no litoral norte, só nos resta preparar-nos para mais água, será este ano que o rio Douro galgará as margens?:rain:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.