Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Meus Amigos, como aqui neste tópico se fala essencialmente de modelos, vou colocar uma questão muito directa, que já há muito tempo andava para fazer:

Qual o melhor link/endereço/sítio para aceder facilmente a todos os modelos ?

É consultar no próprio sítio do modelo na internet, é recorrer à barra do Meteored (estão lá todos, mas alguma informaçao sai com alguns problemas), enfim, qual o melhor método para ter todos os modelos(ou pelo menos os principais, ECMWF, GFS, UKMO, NOGAPS, etc.) de uma forma rápida e fiável ?

www.meteociel.com

Os meteogramas estão a começar a ficar interessantes espero que assim se mantenham.

boa noite
Esta saida das 18z do GFS é um sonho para os Açorianos com cotas de neve nos 600 e 700 m de altitude (faz me lembrar o ano passado!) ou seja, isto nos Açores podemos apontar para uma cota de neve por volta dos 1000m de altitude, sendo que no grupo ocidental esta cota poderá descer mais um bocado, ficando as Flores outra vez brancas...

há que sonhar e ter esperança que nas proximas 135 horas o tempo não varie muito....:thumbsup:

boa noite
Esta saida das 18z do GFS é um sonho para os Açorianos com cotas de neve nos 600 e 700 m de altitude (faz me lembrar o ano passado!) ou seja, isto nos Açores podemos apontar para uma cota de neve por volta dos 1000m de altitude, sendo que no grupo ocidental esta cota poderá descer mais um bocado, ficando as Flores outra vez brancas...

há que sonhar e ter esperança que nas proximas 135 horas o tempo não varie muito....:thumbsup:

Antes disso, pelo menos o Pico poderá ver neve a cotas médias.

semttulo5hd.jpg

Não esquecer que por se tratarem de Ilhas (pouca retenção de ar frio) no Atlântico "quente", à cota de neve prevista pelos modelos, há que somar uns 400-500m.

Penso que com vento de Leste ou de Nordeste apenas poderá chover:

- com muita sorte, no Nordeste Transmontano, graças a uma depressão situada no leste de Espanha;

- com uma gota fria;

- com uma depressão à superfície no Golfo de Cádiz, e aqui a precipitação ficará maioritariamente no Algarve e Baixo Alentejo.

Bem, mudando de assunto...

Parece que dia 12 poderá ocorrer alguma chuva no Sul, em especial na costa alentejana e no litoral algarvio... alguns modelos parecem apontar para isso... penso que não irá muito além de um dia de céu nublado, e de alguns chuviscos... mas corrijam-me se estiver enganado!

Estas ultimas runs como se pode observar ainda nada está definido .... muito longe disso !!

Senão repare-se:
O IM dá para Sabado Ceu pouco nublado ou limpo.
Olhando á ultima run do ECM ou GFS pode-se observar que não é bem assim ....

Contudo esta run das 06h é um sedativo aos mais entusiastas .... esfumou-se o vento e muita da precipitação !!

Hoje acordei e deu-me para isto.Para falar de modelos a mais de 200 horas;
Vejam lá para o que me deu. Mas perceberão que o consenso que neste momento,se verifica entre os modelos é bonito de se ver.
A tantas horas e tanto consenso ...E que consenso:

O ECM diz mata:

recm2161.gif
[/URL][/IMG]

O GFS esfola:

Precipitações mil de norte a sul, de leste a oeste:

rtavn2164.png
[/URL][/IMG]

A 216 horas este consenso é bonito.E assim é que deve ser:
Ou seja : os modelos devem dar-se bem para não baralhar os utilizadores
e dar-se bem significa caminharem juntos , de mão dada, para que
as certezas aumentem entre nós.
Mais logo ,este matrimónio estará desfeito:
um já apontará outros ímpios caminhos, enquanto o outro
abandonado, quedará tonto sem saber para que lado cair.
A tantas horas é assim que invariavelmente as coisas acontecem.
Divórcios bruscos e abruptos.
Peço desculpa por hoje ter falado de modelos a tantas horas
mas hoje não resisti a este belo casamento entre o GFS e o ECM.
Um pouco mais a sério:
-Os cenários podem não ser estes, como é óbvio mas a tendência
está bastante interessante para mais episódios de Inverno já para o início da semana que vem , agora e de uma vez por todas do Minho ao Algarve...
Veremos...

Pois a mim algo me diz para não olhar tão a longe para não ter depois uma grande desilusão, porque se as runs das 00h eram bonitas de se ver a das 6h, nem por isso ....

Repare-se que nem mesmo a 96 horas isto encontra-se minimamente definido !!

Principalmente quando vejo uma dorsal africana a quer imergir !!

Ainda não estou nada convencido com os modelos ... mas espero estar redondamente enganado !!

bons dias a todos:)
as ultimas saidas teem vindo a colocar uma crista nos niveis altos entre a PI-mediterraneo ocidental e a escandinavia com um anticiclone de expressão em todos os niveis da troposfera a evoluir para NE fundindo-se com o A. termico siberiano e o AMP ,nas prox 48-72h, com isto isto da-se uma disrrupcçao da circulaçao do jet o que terá como consequencia o establecimento dum pantano barometico ou cut-off sobre o atlantico central, açores, canarias e PI, no mediterraneo ocidental forma-se um sistema depressionario alimentado por ar polar siberiano que progride sobre a europa central e de leste
ás 72h ,no E/NE europeu, forma-se um cavado que vai corroendo o anticiclone termico e que dá origem a uma nova baixa que se conecta á que se encontra no mediterraneo ocidental, enquanto isto decorre a crista com alta embebida inicia o movimento para NW/WNW e funde-se ao AMP na gronelandia, entretanto da-se uma reorganizaçao do jet a latitudes baixas ( 40º ou menos) dando origem á formaçao de vastos campos depressionarios no atlantico central que se fundem com aqueles que se encontram no mediterraneo e europa central/de leste, ás 120-130h.
o cenario apos as 130h é de anticiclone sobre a gronelandia e todo o atlantico NE e de campos depressionarios sobre o atlantico NW central e E ligados a outros sobre o mediterraneo e europa ....algo divinal:w00t::rolleyes:
a massa polar nunca atingirá a peninsula sendo gradualmente desviada para NW no seio da circulaçao do anticiclone que se establece no atlantico norte/NW:thumbsup:

Olhando á previsão de localidades do AEMET, tb não surge ainda qq previsão de chuva para os próximos dias sendo que a maior probabilidade de precipitação aqui mais perto em Huelva é para Terça Feira !!

E isto ainda vai dar tantas e tantas voltas senão repare-se que as runs mesmo a 120 horas nada tem a ver umas com as outras !!

Quando a esmola é muita, o povo desconfia e desculpem lá a minha desconfiança ou pessimismo .... mas é que estes modelos estão muito instáveis !!

Olhando á previsão de localidades do AEMET, tb não surge ainda qq previsão de chuva para os próximos dias sendo que a maior probabilidade de precipitação aqui mais perto em Huelva é para Terça Feira !!

E isto ainda vai dar tantas e tantas voltas senão repare-se que as runs mesmo a 120 horas nada tem a ver umas com as outras !!

Quando a esmola é muita, o povo desconfia e desculpem lá a minha desconfiança ou pessimismo .... mas é que estes modelos estão muito instáveis !!

Não custa nada sonhar... mas quanto mais se sonha maior e a queda...
Nas previsões do meteored... que têm o valor que têm, o frio previsto para Lisboa diminuiu.... e quando a chuva prevista aparece (se aparecer porque tambem diminuiu) vai diminuir automaticamente o frio para a região:disgust::angry:... nada de especial para a epoca...

Continuo a ter um feeling para Janeiro:cold::)

Caro Aurélio, estás desculpado :p !! mas a mudança de padrão mais dia menos dia teria que acontecer...

Seria inédito que algo assim não o fosse. Estamos a falar num padrão generalizado nos modelos, em que coloca uma Gota Fria a SW que quanto a mim poderá ser de moderada a forte intensidade...

Este ano parece que as gotas frias ficaram mais timidas mas o que custa é a primeira e espero que depois seja sempre aviar :D

Não poderiamos estar nesta secura constante... mas tambem a paciencia da minha parte já tinha acabado e alias tinha passado a desespero puro e duro...

Finalmente uma luz ao fim do tunel... desta vez vamos ter fé, pois os modelos estão consistentes na formação da mesma!!

A ver vamos :thumbsup:

]ToRnAdO[;179559 disse:
Caro Aurélio, estás desculpado :p !! mas a mudança de padrão mais dia menos dia teria que acontecer...

Seria inédito que algo assim não o fosse. Estamos a falar num padrão generalizado nos modelos, em que coloca uma Gota Fria a SW que quanto a mim poderá ser de moderada a forte intensidade...

Este ano parece que as gotas frias ficaram mais timidas mas o que custa é a primeira e espero que depois seja sempre aviar :D

Não poderiamos estar nesta secura constante... mas tambem a paciencia da minha parte já tinha acabado e alias tinha passado a desespero puro e duro...

Finalmente uma luz ao fim do tunel... desta vez vamos ter fé, pois os modelos estão consistentes na formação da mesma!!

A ver vamos :thumbsup:

Até desta vez, pela 1ªvez estou a ficar optimista estamos quase no Natal talvez o pai natal traga o saco cheio de água em vez de prendas.:lmao: Tornado mal de nós, se em Dezembro não chover a média desse mês, nem no ano de 1981 que é igual a este, Dezembro foi seco. Estou optimista, já vários dias que metem chuva a partir do dia 15. Vamos aoompanhar os modelos, porque eu já estou a sonhar mas ainda baixinho, para a queda não ser muito grande.:lol:

Neste momento, como bem diz o Aurélio, nada está definido, tudo pode acontecer. Até a cut-off que se vai formar a menos de 72h não tem trajectória definida.

Temos neste momento vários cenários em aberto. O primeiro, aquele que a maioria dos modelos estão a colocar neste momento, seria algo que eu desde que acompanho modelos, há já 4 ou 5 anos, nunca tinha visto. Choque de massas nas imediações da PI, uma marítima fresca e uma continental muito fria. Se isto se suceder, será algo muito difícil de modelar, daí a grande discrepância de saída para saída a poucas horas, mas será algo grande. Aqui fica o ensemble para o Alentejo central.

grapheens3phpp.gif

Seria muita chuva. Mas eu já vi isto antes, há cerca de 10 dias, e apontava para grandes dilúvios nesta semana. E não houve nada. Há outro cenário em aberto, que nenhum modelo marca, mas como andam muito voláteis não seria de estranhar que logo à tarde já mostrassem, que seria a manutenção do bloqueio nos Açores por mais algumas horas e uma entrada siberiana a sério. Não é de descartar, neste momento a siberiana é colocada no Golfo da Biscaia, atraída pela depressão atlântica desloca-se no sentido E-O, mas se a dorsal se mantiver entre os Açores e a Madeira, poderia ser empurrada para sul e afectar-nos. Não é impossível, mas ontem era mais provável que hoje.

Por fim é possível que aconteça o que tem acontecido sempre desde Fevereiro. O UKMO presenteia-nos com isto:

uw12021.gif

Por favor, tudo menos isto, esta dorsal tem de parar de meter o bedelho onde não é chamada.

Mas tem que ser referida uma coisa. As runs do GFS das 12h e 18h de ontem, a das 0h e a das 6h de hoje mostravam cenários sempre diferentes para a próxima Segunda. Variaram desde cut-offs geladas que deixariam neve a cota zero, nordestes secos, sudoestes húmidos, mas tinham estes mapas para dia 18/19:

gfs0228.png

gfs20091209000228.png

gfs20091208180252.png

gfs20091208120264.png

Como já referiu o nimboestrato, o ECM também está de acordo. Isto é bom sinal, todos os caminhos vão dar ao mesmo. Aguardemos novos desenvolvimentos.

Realmente qual o efeito de um possível choque de massas de ar quente e ar frio possivelmente á mesma altitude ?????
Uma possivel anulação de uma depressão vinda de Oeste/Sudoeste ou a criação de algo em grande ...................
Os modelos parece que não estão lidando muito bem com isso !!
Além disso estou vendo de leste a colidir junto á costa portuguesa com ventos de oeste :huh:

Tudo muito incognitivo ainda ......
Sinceramente acho que ao mesmo tempo só há espaço para uma dessa situações !!!!

E já agora aquilo que o David muito bem mostrou lá para Segunda não poderá estragar tudo o que nós vamos vendo (sonhando) nos modelos !!!

O AEMET dá precipitações fracas a moderadas a partir de Segunda no sudoeste e Oeste Peninsular !!

Fonte: Aemet.es

Predicción
VALIDA PARA LOS DIAS DEL 14 AL 18 DE DICIEMBRE DE 2009

DIA 14 (LUNES)
EN BALEARES SE ESPERAN CHUBASCOS DEBILES O MODERADOS Y CON
ALGUNAS TORMENTAS. ES PROBABLE QUE AFECTEN AL AREA MEDITERRANEA
PENINSULAR SIENDO MAS PROBABLES A PRIMERAS HORAS. EN EL AREA
CANTABRICA, PROBABILIDAD DE PRECIPITACIONES DEBILES. EN EL RESTO
DE LA MITAD SUR PENINSULAR, POSIBILIDAD DE PRECIPITACIONES
DEBILES EN GENERAL, MENOS PROBABLES CUANTO MAS AL NORTE. EN EL
RESTO DE LA PENINSULA, PREDOMINIO DE POCO NUBOSO. EN CANARIAS,
PROBABILIDAD DE PRECIPITACIONES DEBILES O MODERADAS SOBRE TODO EN
EL NORTE. COTA DE NIEVE: 200-500 M EN EL NORTE PENINSULAR,
500-900 EN LA ZONA CENTRO Y BALEARES Y 900-1500 EN EL SUR.

TEMPERATURAS SIN CAMBIOS O EN LIGERO DESCENSO. HELADAS DEBILES O
MODERADAS EN EL INTERIOR DE LA MITAD NORTE.

LO MAS PROBABLE ES QUE PREDOMINE EL VIENTO DE COMPONENTE N FLOJO
O MODERADO EN TODO EL PAIS.

DIA 15 (MARTES)
EN EL CUADRANTE NORDESTE PENINSULAR Y AREA DE LEVANTE, PREDOMINIO
DE POCO NUBOSO. EN EL RESTO DE LA PENINSULA Y BALEARES,
PROBABILIDAD DE PRECIPITACIONES DEBILES O MODERADAS, MAS
PROBABLES CUANTO MAS AL SUR Y AL SUROESTE. EN CANARIAS,
PROBABILIDAD DE PRECIPITACIONES DEBILES SOBRE TODO EN EL NORTE.

COTA DE NIEVE: 200-800 M EN EL NORTE PENINSULAR Y 800-1500 EN EL
SUR Y BALEARES.

TEMPERATURAS EN LIGERO ASCENSO EN GENERAL. HELADAS DEBILES O
MODERADAS EN EL INTERIOR DE LA MITAD NORTE.

DIAS 16, 17 Y 18 (MIERCOLES, JUEVES Y VIERNES)
AUNQUE CON BASTANTE INCERTIDUMBRE, HAY UNA PROBABILIDAD ALTA DE
PRECIPITACIONES DEBILES O MODERADAS EN LA MITAD OESTE PENINSULAR
SIENDO MAS PROBABLES CUANTO MAS AL OESTE Y MENOS CUANTO MAS AL
ESTE, DE TAL MANERA QUE EN EL AREA MEDITERRANEA PREDOMINARA LA
ATMOSFERA ESTABLE CON POSIBILIDAD BAJA DE PRECIPITACIONES. EN
BALEARES Y CANARIAS, POSIBILIDAD DE PRECIPITACIONES DEBILES SOBRE
TODO EN EL NORTE DE CANARIAS.

LAS TEMPERATURAS TIENDEN A SUBIR DE MANERA PROGRESIVA.

Estado
Fechado para novas mensagens.