Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
De facto entradas de nordeste no Inverno em 90% das situações trazem apenas frio, muito frio e baixa humidade. Foi graças a este tipo de entradas que quando comecei nestas coisas da meteorologia apanhei os maiores baldes de água fria... era ver os espanhóis em grande gáudio e eu, por cá, com um céu azul arreliante por cima.

Passos seguintes, já como foi referido pelo Snifa, é verificar se o ECM converge com o GFS e esperar a eventualidade da formação de uma depressão secundária (não vejo fácil pois a temperatura a 500hPa não está muito baixa) e estar atento à depressão que o GFS modela neste momento para o Sul do país.

boas
não sou expert na matéria
e quando vejo runs como as que vi hoje até o cabelo me cresce e o coração até dá saltos de felicidade
mas...........................................
a pouca experiência que tenho faz-me cair em mim e runs para mim só a ....................vá lá 48 / 72 horas
e mesmo assim ás vezes...............................
ah mas que era fixe era
era ALTAMENTE
:D

De facto entradas de nordeste no Inverno em 90% das situações trazem apenas frio, muito frio e baixa humidade. Foi graças a este tipo de entradas que quando comecei nestas coisas da meteorologia apanhei os maiores baldes de água fria... era ver os espanhóis em grande gáudio e eu, por cá, com um céu azul arreliante por cima.

Passos seguintes, já como foi referido pelo Snifa, é verificar se o ECM converge com o GFS e esperar a eventualidade da formação de uma depressão secundária (não vejo fácil pois a temperatura a 500hPa não está muito baixa) e estar atento à depressão que o GFS modela neste momento para o Sul do país.

Percebo muito bem o que queres dizer, Minho... ... ...
Entrada siberiana de Dezembro de 1996... ... entre outras...

Gostaria de ver uma analise por parte do Vince sobre esta matéria.

Há aí excelentes opiniões e análises nos últimos dias, não precisas de esperar por uma análise minha, é só identificar as fundamentadas e ponderadas ;)

Eu para já voto numa entrada fria de nordeste (que o David anteveu já há muitos dias atrás) e tradicionalmente seca e não me atrevo a mais, não tenho tendências de professor Karamba ou bolas de Cristal. Alguma instabilidade a acontecer, andará à volta, no efeito "rotunda" com tudo a perder-se por Espanha. E aquela cutoff modelada pelo GFS a SW seria um verdadeiro milagre com aquela potência e, infelizmente, não costumo acreditar em milagres. Vejo as coisas negras para o sul, mas também não espero que seja a partir de agora que o problema do Sul seja resolvido. O dano está feito e quanto a mim vem de trás, resta agora esperar pacientemente pela época mais favorável. Soa-me estranho que num Outono quente e húmido teoricamente favorável a instabilidade e chuva pelo sul que não se concretizou, essa fosse agora aparecer e logo na altura das entradas frias e secas de nordeste. Mas, é como tudo, milagres existem. E se calhar até por aí, quando menos espero.

Já querem mais chuva aí para cima? Não vos chegou esta toda que caiu?
Bem, vamos (em princípio) ter uma descida das temperaturas, provavelmente umas valentes geadas no Interior Norte e Centro e um vento fresco de Este.

LOOL
não é essa a questão
eu nao percebo muito disto,mas lembrome que quando houve aquela seca de 2004/2005 no inverno lembrome que era esta "corrente" de leste seca e fria que fez com que isso acontecesse. o meu medo é que venha para ficar como naquele ano aconteceu :X

Gostaria de ver uma analise por parte do Vince sobre esta matéria.

Há aí excelentes opiniões e análises nos últimos dias, não precisas de esperar por uma análise minha, é só identificar as fundamentadas e ponderadas ;)

Eu para já voto numa entrada fria de nordeste (que o David anteveu já há muitos dias atrás) e tradicionalmente seca e não me atrevo a mais, não tenho tendências de professor Karamba ou bolas de Cristal. Alguma instabilidade a acontecer, andará à volta, no efeito "rotunda" com tudo a perder-se por Espanha. E aquela cutoff modelada pelo GFS a SW seria um verdadeiro milagre com aquela potência e, infelizmente, não costumo acreditar em milagres. Vejo as coisas negras para o sul, mas também não espero que seja a partir de agora que o problema do Sul seja resolvido. O dano está feito e quanto a mim vem de trás, resta agora esperar pacientemente pela época mais favorável. Soa-me estranho que num Outono quente e húmido teoricamente favorável a instabilidade e chuva pelo sul que não se concretizou, essa fosse agora aparecer e logo na altura das entradas frias e secas de nordeste. Mas, é como tudo, milagres existem. E se calhar até por aí, quando menos espero.

De facto seria um pequeno grande milagre acontecer o que o GFS modela neste momento, uma típica siberiana com uma cutoff bastante potente, já o ECMWF esta muito mais comedido :) quando ultrapassar a barreira das 96h ai a historia concerteza será outra :rolleyes:

24nkw81.jpg

Esta saída do ECM mete para segunda essa pequena bolsa fria que poderia criar alguma instabilidade com muito ar frio associado também mostrado na run das 12 pelo GFS...Agora uma coisa que já não resta duvidas é que vai fazer muito frio a partir de Domingo :cold: penso que poderemos ter depois a partir de 15 uma depressão em condições ;)

Deves ter atençao nas AE pq lá eles ñ perdoam, nas portagens andam com 1 bloco d notas cheio d matriculas dos prevaricadores e pagas logo na hora:cold:

Para quem diz que o GFS é que dá grandes este ECM tem andado a variar nos ultimos dois dias entre o sonho e o pesadelo !!

Por isso e com a enorme instabilidade nos modelos na modelação da situação recomenda-me enorme prudencia na análise dos modelos porque quanto mais expectactivas criar maior pode ser a desilusão depois !!

Preciso de mais dois dias para ter certezas do que quer que seja ...

Para quem diz que o GFS é que dá grandes este ECM tem andado a variar nos ultimos dois dias entre o sonho e o pesadelo !!

Por isso e com a enorme instabilidade nos modelos na modelação da situação recomenda-me enorme prudencia na análise dos modelos porque quanto mais expectactivas criar maior pode ser a desilusão depois !!

Preciso de mais dois dias para ter certezas do que quer que seja ...

Claramente Aurélio, se o GFS o total da precipitação nos próximos 15 dias (115 mm) é parecido ao Mês de Dezembro de 1981, agora se não chover como os 130 mm desse ano de 1981, podemos dizer Aurélio, que não há memória de um ano igual a este. Pode ser o pior ano que há memória no Algarve.

Meus Amigos, como aqui neste tópico se fala essencialmente de modelos, vou colocar uma questão muito directa, que já há muito tempo andava para fazer:

Qual o melhor link/endereço/sítio para aceder facilmente a todos os modelos ?

É consultar no próprio sítio do modelo na internet, é recorrer à barra do Meteored (estão lá todos, mas alguma informaçao sai com alguns problemas), enfim, qual o melhor método para ter todos os modelos(ou pelo menos os principais, ECMWF, GFS, UKMO, NOGAPS, etc.) de uma forma rápida e fiável ?

Estado
Fechado para novas mensagens.