Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Afinal já não é Terça e é Quarta e afinal a maior parte ruma a Espanha e vai mais para o sul de Andaluzia e Estreito !!
Depois dois dias de aguaceiros fracos e depois Sexta o GFS continua dizendo que chega mais qq coisa !!

Pois é o GFS a ir atrás do ECM, e no final quando isto terminar não vai sobrar quase nada ... assim como foi o filme da semana passada !!
No inicio era o diluvio pro sul e depois o que sobrou foi um redondo zero !!

Contudo foi apenas uma run .... mas infelizmente creio que isto agora é sempre a tirar e no final sobra a miséria que o ECM oferece !!


Desde 2004 que o pouco que passa pelas latitudes algarvias roça a nossa costa sul e vai tudo para Cádiz e Marrocos, parece que temos algo que repele a chuva, venha ela donde vier... seis anos assim é frustrante...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,914
Local
Figueira da Foz
Desde 2004 que o pouco que passa pelas latitudes algarvias roça a nossa costa sul e vai tudo para Cádiz e Marrocos, parece que temos algo que repele a chuva, venha ela donde vier.

Pois, o facto de 2006 e 2008 terem tido precipitação superior ao normal no Algarve devem-se dever a milagres e não a depressões...
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Como há certas pessoas que achem que o Norte vai quase até Lisboa, vou ter esperanças:D.

Eu queria pensar como tu... mas...

Sebem que a probabilidade, ainda que minima de haver surpresas na região centro, é maior aí na Figueira do que aqui... digo eu;)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pois, o facto de 2006 e 2008 terem tido precipitação superior ao normal no Algarve devem-se dever a milagres e não a depressões...

Mesmo nesses anos perdemos muita coisa, e a precipitação não foi nada de extraordinário nem deu para compensar o défice dos anos secos. 2008, por exemplo, foi praticamente um ano normal, 2006 um pouco mais chuvoso, mas como nada como os anos chuvosos de décadas anteriores.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,966
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Pois... mas por instantes sonhei:lmao:

Mas enfim...

Acho que vou viver mas e para Bragança:lmao:

Bragança tem muito mais para oferecer do que um inverno rigoroso...mas sou-te sincero eu não nasci aqui, e uma das motivações que me fez vir parar aqui foi o clima...costuma-se dizer: "quem corre por gosto não cansa"! Em Lamego cidade em que vivi até aos 24 anos vi alguns nevões...não muitos, mas em Bragança via nas noticias que era um paraíso no Inverno e por isso quando profissionalmente me apareceu a opurtunidade segui em frente...eu sei que parece ridículo termos o " mau tempo" como motivação para uma mudança de vida, mas o ser humano é assim vive de paixões...e a minha é o frio e a neve!(mulher e filha).
Em relação à próxima semana se houver algum membro do fórum que saiba o que realmente se vai passar que me diga( nem que seja em privado :D) é que eu estou com uma ansiedade por saber e os modelos não me conseguem convencer!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,245
Local
Oeiras / VN Poiares
Como estão os modelos neste momento, é IMPOSSÍVEL haver surpresas em sítios pouco habituais. A cota de neve mais baixa, que neste momento é a do GFS, em momentos de chuva não anda abaixo dos 500m a não ser no interior norte, onde é habitual nevar (e onde não é necessária uma cota tão baixa, pois estão bem acima).

Claro que ainda há espaço para os modelos mudarem e existirem surpresas lá para Quarta feira, mas é preciso que aquela região de geopotenciais baixos que o GFS modela no noroeste na península, não seja absorvida pela depressão no Mediterrâneo, mas que origine uma ciclogénese secundária quando estiver sobre o Atlântico, ou então que a depressão atlântica atraia a do Mediterrâneo e a chegue mais para perto de nós, de modo a meter noroestes. São hipóteses improváveis, ainda não modeladas por nenhum organismo, mas possíveis, e não nos devemos esquecer que é uma situação extraordinária, que não é fácil de modelar, e que na minha opinião, ainda não foi modelada correctamente.

Agora, parece que começa a ser visto algo, lá para 21 de Dezembro, uma depressão muito grande centrada na Escandinávia, que poderia trazer uma entrada mais fria que esta, de norte e depressionária. É provável um segundo embate frio, pois ele ficará por aí a rondar, e pode acontecer através desta depressão que eu referi, ou de qualquer uma que venha do Atlântico, e que após atravessar a Península se centre no Mediterrâneo e volte a meter nordestes.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
O Freemeteo já actualizou outra vez, mas mantém a "saraiva" com 3ºC para aqui. Vou acompanhar as próximas actualizações ( se bem que o freemteo não é de fiar muito:lol:)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
nesta nova RUN 18h, o GFS antecipou novamente a chuva...mas que dilema, vai ser uma incerteza até ao fim:huh:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,693
Local
Aveiras de Cima
Eu tenho esperança que nos dias de mais frio aquela precipitação prevista no Nordeste da Península aínda dê o ar da sua graça aqui no Nordeste...

Também gostava de acreditar nessa possibilidade;), mas já conteceu no possado a neve ficar toda do lado espanhol e em Bragança apenas frio e nuvens altas:(

De qualquer das formas esta é uma situação muito interessante de acompanhar nos principais modelos:cold::cold:

Eu gostava de acreditar que este evento é apenas a ponta do Iceberg do que ha-de vir em Janeiro e Fevereiro, mas como este site é de meteo e não de desejos, cá estaremos para ver a neve da proxima semana(se nevar):pray::uau:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
É muito raro eu analisar previsões das saidas das (18) mas faço um a parte nesta saida, e que é o que se pode desejar para que aconteça, é que aconteça grandes quantidades de precipitação para o sul de Portugal!
 

Aggie

Cirrus
Registo
11 Dez 2009
Mensagens
3
Local
Lisboa
Boa Noite pessoal!
Estou bastante contente em relação a precipitação prevista pelo EMCWF, ,afinal não a nada mais monótono que frio chuvoso sem gelo, ficaria muito feliz caso ocorra uma geada em meu quintal, vamos a torcer para o GFS erre e tire tudo como na semana passada!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,184
Local
Setúbal
Eu penso que a situação está definida,a temperatura vai ter uma queda a partir de Domingo, segunda e terça serão dias muito frios principalmente as noites com mínimas negativas ou perto do negativo em grande parte do pais, depois com o aproximar da frente que vem de SW vai trazer consigo um aumento das temperaturas e fica um cenários mais chuvoso com ventos marítimos que afastam o ar frio, essa depressão do dia 15 ao fim do dia e dias 16 e 17 deverá ter uma pressão máxima possivel de 995hpa e uma pressão mínima possivel de 985hpa ...Mais tarde dia 18 e 19 espero uma depressão que pode ter uma ciclogenese explosica com pressão atmosférica que quanto a mim vai variar entro os 990hpa de máximo possivel e 970hpa de mínimo possivel e chuva muito forte...




 
Estado
Fechado para novas mensagens.