Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
É a 3ª vez que num mês o GFS, sempre na saída das 18z, cava muito uma depressão na zona de Lisboa que depois desaparece.
Não lhe atribuo qualquer importância para já, mas era só para dar conta dessa curiosidade pois notei que é a 3ª vez que isto acontece nas últimas semanas.

gfspiv10m174.png

O que levará o modelo a ter este comportamento ? A saída das 18z seguirá algum membro do ensemble que tem certa perturbação que leva a este tipo de solução, até aqui sempre errada ? O mais estranho ainda é ser com sinópticas completamente distintas.

Esta run, está linda do GFS, vendaval, ondulação nos 8.5 metros na Praia de Faro, porque em Portimão as ondas serão de 9 metros, é desta que a ilha afunda e chuva que passou dos 51 mm para 70 mm. Por mim, só mais um bocadinho de chuva, porque vento e ondulação está bom.:D:D Vai ser um temporal daqueles.:lol:

Boa Noite pessoal!
Estou bastante contente em relação a precipitação prevista pelo EMCWF, ,afinal não a nada mais monótono que frio chuvoso sem gelo, ficaria muito feliz caso ocorra uma geada em meu quintal, vamos a torcer para o GFS erre e tire tudo como na semana passada!

Sinceramente, acho melhor haver mais respeito pelos outros utentes do fórum. Cada um tem as suas preferências, e não critico quem gostaria que não chovesse, mas a maneira como as expões aqui soa a troçista para aqueles que desejam, e mais importante ainda, que necessitam de chuva! Não sei se foi essa a intenção, mas foi o que me pareceu. Se estou errado, desde já as minhas desculpas.

Quanto ao que interessa, foi muito boa esta run do GFS. Ao que parece, continua a meter frio e depois chuva e muito vento, ou seja, agrada a gregos e troianos! Parece não querer desarmar, o modelo americano...

Bragança tem muito mais para oferecer do que um inverno rigoroso...mas sou-te sincero eu não nasci aqui, e uma das motivações que me fez vir parar aqui foi o clima...costuma-se dizer: "quem corre por gosto não cansa"! Em Lamego cidade em que vivi até aos 24 anos vi alguns nevões...não muitos, mas em Bragança via nas noticias que era um paraíso no Inverno e por isso quando profissionalmente me apareceu a opurtunidade segui em frente...eu sei que parece ridículo termos o " mau tempo" como motivação para uma mudança de vida, mas o ser humano é assim vive de paixões...e a minha é o frio e a neve!(mulher e filha).
Em relação à próxima semana se houver algum membro do fórum que saiba o que realmente se vai passar que me diga( nem que seja em privado :D) é que eu estou com uma ansiedade por saber e os modelos não me conseguem convencer!

OFF TOPIC: Compreendo-te bem... Não sou de Bragança, não tenho quaisquer raízes nessa zona do país e não consegui evitar ir aí em dois anos seguidos...
Não fossem alguns motivos pessoais que me impedem nesta altura de sair daqui, considerava certamente Bragança como local para viver e educar uma família...
Não é tempo para tal, talvez mais uns anos e avance, pois a minha profissão assim o permite, pois a paixão pelo tempo e clima é forte e é algo que mexe com o nosso dia a dia, com o quotidiano que vivemos... Adoro frio e neve, adoro a pacatez de um local mais sossegado...

ON TOPIC:
As incertezas são enormes neste momento acerca do que aí vem, não do "big picture", mas do pormenor...
Vejo muitas análises, muitos prognósticos, muitos milhões investidos em GFS's e ECM's e afins, mas não há consenso... É mais um exemplo da nossa dificuldade em prever e dominar o que nunca conseguimos e talvez nunca venhamos a conseguir...
O Weather Watcher, baseado no GFS, e embora muita gente ache este tipo de programas uma heresia, embora acabe por ser relativamente fiável, não dá mínimas abaixo dos 6ºC em Almada, pelo que não estou à espera de milagres...
Frio sim, mas sem exageros, precipitação pouca, neve nos sítos habituais, enfim, habemus inverno...:D
Isto ainda agora começou, mesmo que todos os anos não sejam como o ano passado...

Sinceramente, acho melhor haver mais respeito pelos outros utentes do fórum. Cada um tem as suas preferências, e não critico quem gostaria que não chovesse, mas a maneira como as expões aqui soa a troçista para aqueles que desejam, e mais importante ainda, que necessitam de chuva! Não sei se foi essa a intenção, mas foi o que me pareceu. Se estou errado, desde já as minhas desculpas.

Quanto ao que interessa, foi muito boa esta run do GFS. Ao que parece, continua a meter frio e depois chuva e muito vento, ou seja, agrada a gregos e troianos! Parece não querer desarmar, o modelo americano...

Pela 18z pode ter certeza que vai :rain: bem ao Sul, agora para nós o ideal mesmo é que o céu fique estrelado!!! quero muito ver uma geada como antigamente!

Pela 18z pode ter certeza que vai :rain: bem ao Sul, agora para nós o ideal mesmo é que o céu fique estrelado!!! quero muito ver uma geada como antigamente!

Estou a ver que percebe de previsões:rolleyes:!

O que deseja não é o que está modulado, e poderá verificar pelos posts anteriores!

Esta run, está linda do GFS, vendaval, ondulação nos 8.5 metros na Praia de Faro, porque em Portimão as ondas serão de 9 metros, é desta que a ilha afunda e chuva que passou dos 51 mm para 70 mm. Por mim, só mais um bocadinho de chuva, porque vento e ondulação está bom.:D:D Vai ser um temporal daqueles.:lol:

É a run das 18h, o bobo da corte do resto das runs. :lol:
É muito extremista e pouco fiavel, embora nos possa dar algumas nuances , algumas tendencias!

Do que tenho visto dos modelos...

1º A próxima 2ª feira vai ser um dia muito frio. Veremos se alguma estação do IM ultrapassa os 10º de máxima. Lástima não haver precipitação e por isso não poder ser ultrapassado o até agora dia mais frio do ano que foi a 9 de Janeiro de 2009... :cold::cold:

2º Não há precipitação à vista a um prazo temporalmente fiável e por isso a seca continua a agravar-se no sul do país. Vamos com pouco mais de meia-dúzia de mm neste ano hidrológico... :cold::cold:

Eu sinceramente acredito que vai cair neve em Bragança..entre segunda e terça...pouca ...mas vai!
Acredito que se passe alguma coisa parecida com isto :
http://www.meteociel.fr/modeles/gfs...heure=18&jour=25&mois=12&annee=2008&archive=1
http://www.meteociel.fr/modeles/gfs...heure=18&jour=25&mois=12&annee=2008&archive=1

Acredito que vá nevar em Bragança no fim de dia de Terça ou início de Quarta, quando chegar o pré frontal.
Como curiosidade, nessa Quarta, segundo a previsão automática do IM, Bragança terá máxima de -99 graus. Interessante...

Estado
Fechado para novas mensagens.