Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Para quem gosta de chuva esta saida do ECMWF é magnifica, e em especial para o Algarve;).

Bem aquela coisa:p que está no fim, é extrodinaria! Mas 10 dias são 10 dias:rolleyes::p!

A curto prazo esta saída do ECMWF está parecida ao GFS com aquela baixa secundária frente à costa portuguesa que fará toda a diferença.

O snow-forecast já actualizou os seus mapas de previsão de neve de acordo com a saída das 1Z do GFS:
ibsnownext3days2009121312Z.jpg

ibsnownext3to6days2009121312Z.jpg

http://pt.snow-forecast.com/maps/static/ib/6days

Sobre a neve, deixo aqui uma serie de perfis verticais para verem melhor o provável comportamento da atmosfera.

Tracei uma linha azul em cima da recta da temperatura dos 0ºC.
Nestes perfis para quem está menos familiarizado é fácil identificar a chegada da humidade e provável precipitação. Reparem quando a atmosfera começa a ficar mais saturada (a curva da temperatura e da temp. de orvalho se aproximam) começando nos níveis altos alastrando para a superfície e reparem como a curva da temperatura imediatamente passa para a direita da recta que tracei, ou seja, fica positiva nos níveis baixos da atmosfera, inviabilizando neve até certas altitudes.

Lisboa

lisboa.gif

Évora

evora.gif

Covilhã

Observemos agora outro local, Covilhã por exemplo

covilha.gif

Esta cidade já está bem melhor, quando vemos a humidade a chegar aguentam-se melhor as temperaturas. Mas não é perfeito obviamente, anda tudo ali demasiado próximo dos 0ºC.

Bragança

Muito melhor é Bragança, observem como consegue manter-se negativa em toda a vertical

braganca.gif

Contudo, refiro que mesmo em Bragança não estava assim até aqui, na 4ªfeira pelas 18h finalmente a temperatura ficaria positiva pelas 18h, nesta última saída em que se baseou este perfil houve uma novidade que não havia até aqui, há uma segunda incursão de frio vinda de NE e simultaneamente um núcleo depressionário ao largo do Porto. Isto pode perfeitamente desaparecer novamente nas próximas saídas.

Em contrapartida se observarem o perfil de Bragança, eles já tem humidade nestes dias que nos outros são lados secos antes de terça/quarta-feira, pode nevar antes da superfície frontal devido à proximidade da depressão em altura que está agora a entrar no norte de Espanha. A probabilidade não é muita, mas pode acontecer, e aí incluo o restante interior norte.

Regressemos ao litoral, vamos ao Porto. O Porto poderia ver sleet nos instantes iniciais da chuva. Mas atenção, isto devido ao que referi, a saída das 12z traz um núcleo depressionário já na 4ªfeira para junto do Porto, e isso é novo, pode perfeitamente desaparecer.

Porto

portox.gif

Deixando de lado um pouco a neve, o médio prazo está um bocado caótico.

Há de tudo, desde o "chato" do ECM que anda numa maré pessimista para nós e teima em ser o menos interessante, ao GFS que faz uma ciglogenese meio marada a SW da Madeira (mais uma!) com ventos muito intensos neste arquipélago, depressão essa que encheria de forma misteriosa em 24 horas quando chegasse ao Algarve (coisa estranha), ou um UKM que traz uma forte entrada polar directamente ao norte do país, uma verdadeira autoestrada directa de frio.

Enfim, esta agitação atmosférica não está fácil para os modelos, mas quase de certeza que vem aí dias interessantes.

31282148.gif

Desculpem lá estar outra vez a falar de neve, mas não me contive...:w00t:

33979940.gif

Maravilha, eh?(quase impossível, mas ok):lol:

será possível alguma surpresa, como por exemplo Nevar na serra do Montejunto?

Mas curiosamente no Freemeteo já retiraram a "saraiva".:lol:

Boa noite.

Gostaria que alguém me explicasse o seguinte.
De acordo com o freemeteo, meteoblue, prevê neve para Loriga na proxima quarta feira, estando esta localidade a 770m.

De acordo com as cotas de neve que retirei do snow serra da estrela e do meteopt.com Modelo gfs são bem mais altas.

Se não vejamos:

Segundo o meteo:​

image1it.jpg

segundo o meteoblue:

image2ch.jpg

segundo snow serra da estrela​

image3x.jpg

segundo meteopt.com modelos gfs

image4ry.jpg

Alguém me pode explicar esta situação??

Obrigado.

Obrigado.

Não te quero induzir em erro, e se eu estiver errado agradecia correcção mas acho que de grosso modo o problema da tabela do GFS é não ter em conta o frio acumulado à superficie. Isto é, na mesma tabela repara para a T2M esta sempre abaixo de 1ºC. Penso como já aqui foi explicado em Novembro a cota de neve dada no modelo só diz respeito à T850 e 500hPa!

Mas agora surgiu-me outra questão... se a maioria dos sites automatizados de previsão do tempo: freemeteo, accuweather, etc etc, se baseiam em modelos e principalmente no GFS gostaria de saber se esses sites tem em conta a T2M ou também se baseiam só nas Temps da baixa e média atmosfera!

Obrigado.

Repara no perfil vertical que o Vince deixou em cima para a cidade da Covilhã, a partir das 54h.
Com o ar frio instalado, apesar de a temperatura aos 850ºC subir ligeiramente acima de 0ºC (os cálculos das cotas de neve têm em conta a temperatura aos 850hPa e aos 500hPa), dos 850hPa para baixo, a temperatura volta a baixar dos 0ºC.
Logo, a neve, não derrete na cota de neve prevista, e mantém-se até encontrar ar quente. Se não encontrar ar quente que a faça derreter, então poderá cair sob essa forma aos 700m de altitude em Loriga. ;)

Regressemos ao litoral, vamos ao Porto. O Porto poderia ver sleet nos instantes iniciais da chuva. Mas atenção, isto devido ao que referi, a saída das 12z traz um núcleo depressionário já na 4ªfeira para junto do Porto, e isso é novo, pode perfeitamente desaparecer.

Porto

portox.gif

Bem, essa hipótese já me deixou animado, se não for no Grande Porto, talvez em Rio Tinto...:D

A cota de neve tem 3 factores em conta, temperatura a 500 hPa e 850 hPa e altitude da isoterma 0ºC a 850 hPa. Contar na fórmula com o frio em superfície é complicado porque isso depende muito da orografia da zona. Quem nos garante que o ar frio em superfície em Loriga não é logo varrido na passagem do frente? Loriga não está precisamente num vale nem numa encosta a N ou NE da Serra da Estrela protegido dos ventos de SW.

Estado
Fechado para novas mensagens.