Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Coloquei a questão há algum tempo e ainda ninguém me respondeu :(

Moro na Póvoa de Lanhoso, muito perto da Serra do Geres e da Serra da cabreira (Vieira do Minho). Haverá influência na proximidade com estes locais? Lembro que a povoa de lanhoso fica a 300m de altitude (onde eu moro, o que faz com que a media de altitude seja inferior a este valor).

Mapa de Localização: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0e/LocalPovoaDeLanhoso.svg
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Segundo o Centro Europeu, o perfil vertical da atmosfera em Lisboa a 16 de Dezembro às 0000, apresentará uma inversão/isotermia da temperatura do ar (cerca de + 5 ºC), desde a superfície até cerca de 1900 mt (800hPa) o que significa, neste prognóstico do C.E. (consultar perfis verticais na página do I.M., em 14 de Dezembro, fc 48h)...que teremos chuva e visibilidades reduzidas...na região de Lisboa e concerteza num raio de 100 km.
Cumpts
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Perdoem-me o cepticismo...mas nevar em Monchique/Caldeirão com -15ºC a 500hpa, 8ºC a 850hpa e vento SE?!
Por muito que a temperatura desça esta madrugada, sendo provável que chegue a valores negativos nalguns pontos do interior algarvio (incluindo os locais de maior altitude), o natural aquecimento diurno amanha e o vento E/SE que começará a sentir-se a partir da tarde (associado à aproximação da frente e de isos mais "subtropicais") eliminam, quanto a mim, qualquer hipótese de queda de neve nos pontos mais altos das serras algarvias.
É raro ocorrer precipitação na forma de neve nestes locais, no Pico da Fóia nem chega a ocorrer todos os anos. Quando ocorre, exige mais dias de arrefecimento persistente e exige precipitação proveniente de aguaceiros dum pós-frontal de N, quando uma bola de ar frio em altitude fica instalada no centro da PI com alguma ciclogénese associada. Não é o caso, a ciclogénese está sobre as Baleares e a grande maioria da neve a cotas baixas é no leste espanhol.
Compreendo que a vontade seja muita, mas nevar no Algarve com uma frente de sul!? Eu penso é que, se tudo se mantiver assim, temos motivos de sobra para ficar satisfeitos porque associados a este tipo de frentes podem ocorrer aguaceiros moderados no litoral sul, talvez seja o primeiro dia com precipitações superiores a 10mm no litoral do sotavento algarvio e algumas trovoadas!
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Parece realmente haver boas hipóteses de neve para locais de cotas médias da zona centro dadas as horas de chegada da frente, durante a madrugada, ainda dá para novo arrefecimento até lá. Agora Sintra e serras do Algarve? ridículo esse video do IM - alguém me explica COMO é que seria possível com máximas de 9-10, arrefecer tanto até às 21-24 horas, quando da chegada da frente? Aposto que nem vai arrefecer e começa a chover com cerca de 10 graus, menos uns 2/3 graus nas serras... Em 9/1/09 eu estava abaixo de zero às 21 horas, 4 horas antes da chegada da frente, e até lá subiu para 4º, e nem aqui nem Sintra nem Arrábida (e vinha de N, não de SW)!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Perdoem-me o cepticismo...mas nevar em Monchique/Caldeirão com -15ºC a 500hpa, 8ºC a 850hpa e vento SE?!
Por muito que a temperatura desça esta madrugada, sendo provável que chegue a valores negativos nalguns pontos do interior algarvio (incluindo os locais de maior altitude), o natural aquecimento diurno amanha e o vento E/SE que começará a sentir-se a partir da tarde (associado à aproximação da frente e de isos mais "subtropicais") eliminam, quanto a mim, qualquer hipótese de queda de neve nos pontos mais altos das serras algarvias.
É raro ocorrer precipitação na forma de neve nestes locais, no Pico da Fóia nem chega a ocorrer todos os anos. Quando ocorre, exige mais dias de arrefecimento persistente e exige precipitação proveniente de aguaceiros dum pós-frontal de N, quando uma bola de ar frio em altitude fica instalada no centro da PI com alguma ciclogénese associada. Não é o caso, a ciclogénese está sobre as Baleares e a grande maioria da neve a cotas baixas é no leste espanhol.
Compreendo que a vontade seja muita, mas nevar no Algarve com uma frente de sul!? Eu penso é que, se tudo se mantiver assim, temos motivos de sobra para ficar satisfeitos porque associados a este tipo de frentes podem ocorrer aguaceiros moderados no litoral sul, talvez seja o primeiro dia com precipitações superiores a 10mm no litoral do sotavento algarvio e algumas trovoadas!

Não vai haver trovoadas e a chuva quanto muito será moderada !!
Para quem pensava que ia haver uma depressão de 980 a passar perto de nós tb esqueçam vai ficar muito longe de nós ... e depois sim já menos cavadas avançarão até nós as depressões ou linhas de instabilidade com precipitações fracas a moderadas na Sexta/Sábado e Domingo.
Para quem esperava chuvas fortes na Sexta e no Sábado tb esqueçam porque cada vez mais o GFS as vais tirando ....

A ocorrer alguma precipitação de jeito no Algarve (em 24h) será na Sexta/Sábado/Domingo devido á persistência da instabilidade no nosso território !!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,212
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Coloquei a questão há algum tempo e ainda ninguém me respondeu :(

Moro na Póvoa de Lanhoso, muito perto da Serra do Geres e da Serra da cabreira (Vieira do Minho). Haverá influência na proximidade com estes locais? Lembro que a povoa de lanhoso fica a 300m de altitude (onde eu moro, o que faz com que a media de altitude seja inferior a este valor).

Mapa de Localização: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0e/LocalPovoaDeLanhoso.svg

Fica muito perto, ou já na encosta da Serra?

Peguemos no caso de Loriga/Manteigas.
Loriga fica na encosta oeste da Serra da Estrela, Manteigas fica do lado este, ao fundo do vale glaciar.
Ambas ficam mais ou menos à mesma altitude (+-800m).

Mas em Loriga neva mais. E porquê? Porque a Serra influência.

Como as massas húmidas vêm predominantemente de oeste, ao encontrarem um obstáculo (serra), têm de subir (perder humidade/ganhar calor), para o poder transpor. Logo, a cota de neve do lado oeste, neste caso acaba por ser menor que na vertente este. E neste caso especifico de Loriga/Manteigas ainda chega a ser por vezes uma boa diferença.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Fica muito perto, ou já na encosta da Serra?

Peguemos no caso de Loriga/Manteigas.
Loriga fica na encosta oeste da Serra da Estrela, Manteigas fica do lado este, ao fundo do vale glaciar.
Ambas ficam mais ou menos à mesma altitude (+-800m).

Mas em Loriga neva mais. E porquê? Porque a Serra influência.

Como as massas húmidas vêm predominantemente de oeste, ao encontrarem um obstáculo (serra), têm de subir (perder humidade/ganhar calor), para o poder transpor. Logo, a cota de neve do lado oeste, neste caso acaba por ser menor que na vertente este. E neste caso especifico de Loriga/Manteigas ainda chega a ser por vezes uma boa diferença.

:( Moro em linha recta a 5 km da Cabreira e a 10 do geres :(

Obrigado pela explicação. No meu caso não conto com nada de especial. :sad:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Não vai haver trovoadas e a chuva quanto muito será moderada !!
Para quem pensava que ia haver uma depressão de 980 a passar perto de nós tb esqueçam vai ficar muito longe de nós ... e depois sim já menos cavadas avançarão até nós as depressões ou linhas de instabilidade com precipitações fracas a moderadas na Sexta/Sábado e Domingo.
Para quem esperava chuvas fortes na Sexta e no Sábado tb esqueçam porque cada vez mais o GFS as vais tirando ....

A ocorrer alguma precipitação de jeito no Algarve (em 24h) será na Sexta/Sábado/Domingo devido á persistência da instabilidade no nosso território !!

Concordo quando dizes que grandes "temporais" que por aí se previam para o final da semana são cada vez menos prováveis. Era a tendência natural ir modelando-se cada vez menos precipitação. Vai haver instabilidade, chuva, vento por vezes forte, mas nada de extremo penso eu.
Não concordo quando dizes que não vai haver trovoadas para a noite de quarta. Claro que pode não haver, mas não vejo porque tens tanta certeza. Vê o exemplo de ontem, também ninguem pensou sequer nessa eventualidade, e o que é certo é que houve bastante actividade eléctrica a apenas 30-50km daqui. Apenas quis dizer que, por ser uma frente de sul, com ventos de SE e com um CAPE razoável, as condições até são propícias a alguns aguaceiros moderados acompanhados de trovoada.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.