Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Se o Alentejo for referente a Portalegre/São Mamede/Marvão acredito bem que sim, uma vez que sempre que é 'prevista' queda de neve para o Alentejo acontece aí e até com alguma regularidade, o que para mim é mais chato, tenho de fazer cerca de 150 km para ver neve. :lol:

tudo bem, se fosse só Algarve e Alentejo ainda tolerava, pois pode nevar nas serras (Monchique/Caldeirão/S.Mamede) e mesmo assim tenho dúvidas....agora, Sintra??? Nem na Serra acho eu.
Mas pronto...era bom sinal "engolir as minhas palavras" na hora do acontecimento.;)
 


trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
tudo bem, se fosse só Algarve e Alentejo ainda tolerava, pois pode nevar nas serras (Monchique/Caldeirão/S.Mamede) e mesmo assim tenho dúvidas....agora, Sintra??? Nem na Serra acho eu.
Mas pronto...era bom sinal "engolir as minhas palavras" na hora do acontecimento.;)

Monchique e Caldeirão duvido muito, uma vez que como mostram as cartas não irá estar favorável para isso, agora na Serra de Sintra, aquilo tem um clima um bocadinho diferente do restante, tudo é possivel. :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Temos que cair na real. Ontem já achava improvável qualquer coisa no sul, hoje então nem se fala. Olhem para os mapas das temperaturas, aos 500hPa, aos 850hPa do GFS e à superfície do GFS, ECM e ALADIN do IM.

O frio aos 500hPa esta tarde já começa a diminuir a partir de agora, está a ir para o leste de Espanha. Já passámos o pico do frio aos 500hpa, daí as cotas calculadas de forma clássica estarem um bocado altas para o frio que temos.
O frio vai alastrando para níveis mais baixos, pelo que aos 850hPa ele ainda está a aumentar bem como a expandir-se durante mais algum tempo, pelo que na próxima madrugada teremos novamente temperaturas baixas.

Mas a partir da manhã de amanhã, essa fonte de frio esgota-se gradualmente, o sul vai aquecer com o sol durante o dia tal como aquece hoje, mas já não conseguirá arrefecer à noite antes da chegada de precipitação. Apenas o interior norte e centro conseguem arrefecer novamente, porque o frio nos níveis altos ser superior e por serem os últimos a receberem a entrada de SW, dando ainda razoável tempo de arrefecimento nocturno.

Não gosto de dizer impossível em Meteorologia, há sempre espaço para alguma surpresa, mas sinceramente não vejo como possa nevar a sul. Só alguma improvável nuvem com precipitação pela madrugada/manhã de amanhã muitas horas antes da entrada de SW
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Tenham um bocado de racionalidade nas afirmações que aqui escrevem!
Nevar em sintra é impossivel com ventos de sul mas se fossem de leste ou nordeste era outra história!,
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Para a Madeira a previsão indica para amanhã vento muito forte, com rajadas até 120 km/h nas zonas montanhosas. Chuva, possibilidade de trovoadas e ondulação forte.

gfspiv10m027.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,952
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
O Video já não está disponível....dá 20 segundos de publicidade, fica ecrã preto e diz Video não disponível...

Mas essa de nevar no Algarve, Serra de Sintra e Alentejo é no mínimo uma afirmação bizarra....:huh::disgust:


pois.... já não dá não para ver o vídeo.... O IM deve ter dito a sic para não passar esse vídeo
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
O Video já não está disponível....dá 20 segundos de publicidade, fica ecrã preto e diz Video não disponível...

Mas essa de nevar no Algarve, Serra de Sintra e Alentejo é no mínimo uma afirmação bizarra....:huh::disgust:

Eu ainda o estou a ver... Infelizmente o IM já nos habitou a situações deste tipo... que não se toleram a orgãos deste tipo.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,952
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
pois.... já não dá não para ver o vídeo.... O IM deve ter dito a sic para não passar esse vídeo

Tinha que vir uma insinuação sem lógica...:disgust:

O video está disponível sim e de facto a afirmaçao proferida está lá com todas as letras aquilo que foi afirmaram aqui no tópico.


O IM afirma, o IM terá a responsabilidade disso.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
então mas na quarta feira dão mínimas de 2 graus para santarem..... então até pode nevar na noitre de terça para quarta na serra sintra por causa do frio instalado
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Tinha que vir uma insinuação sem lógica...:disgust:

O video está disponível sim e de factoa afirmaçao proferida está lá comt odas as letras aquilo que foi afirmaram aqui no tópico.


O IM afirma, o IM terá a responsabilidade disso.

eh calma.... espero não ser banido pelo que disse....

eu não disse por mal...

apenas pelo facto de vocês referirem que isto é impossível de acontecer
 
Estado
Fechado para novas mensagens.