Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Falta frio em altitude. Na madrugada de Quarta apenas -17,9ºC a -20ºC a 500hPa.

Sinceramente acho que vai dar para verem alguns flocos, mas não esperem grandes acumulações, isto se der para acumular.
Durante a manhã/inicio da tarde de Quarta passará definitivamente a chuva...



Eu apenas Sábado irei para Bragança, mas uma subida às serras não vai escapar:)

Mas o frio instalado à superfície e a temperatura a 850hPa (entre -2 e -5 à hora da precipitação) pode dar uma ajudinha, não achas?
 


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Meus amigos nao vale a pena andar com "ses" "ses"!
Agora é esperar pouco ou nada vai alterar!
Eu ja vi o que queria, alias o que nao queria..o frio amanha por esta hora ja andara longe daqui..


EPIC FAIL!

neve para as zonas habituais! ;)
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
acabei de ouvir agora na rfm que poderá nevar em locais pouco habituais....

por isso vamos ver o que vai dar

A informação é dada por Bruno Café do Instituto de Meteorologia.

Amanhã as temperaturas vão ainda baixar mais. Esta noite os termómetros registaram em Sintra um grau negativo.

“Tivemos temperaturas mínimas de menos cinco em Bragança, menos seis em Penhas Douradas, menos um em Sintra e amanhã prevê-se ainda uma descida das temperaturas. Isto em conjugação com a entrada de um sistema frontal que trará alguma chuva na passagem de terça para quarta-feira pode originar a queda de neve em terras com quota superior a 400 metros. Pode cair alguma neve em Monchique, serra de Sintra e Alentejo (…) Prevê-se depois períodos de chuva com abertas até ao final da semana” – explicou Bruno Café”.


fonte rfm
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Mas o frio instalado à superfície e a temperatura a 850hPa (entre -2 e -5 à hora da precipitação) pode dar uma ajudinha, não achas?


O poderá ser decisivo é a hora a que entra a neblusidade. Para já tudo indica que o céu começará a encobrir entre as 21 e as 22H. Quanto mais tarde encobrir melhor, mas já me parce bem bom;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince se não te importares, qual a tua opinião sobre a possível queda de neve em Bragança?


Eu vejo uma boa nevada em Bragança (GFS 12z)

Ora olha para aqui:

brag.gif


Vocês estão praticamente sempre negativos em toda a vertical, só na 4ªfeira à tarde deixam de estar à superfície. As primeiras nuvens chegam amanhã pelas 21 e a partir das 2 ou 3 da manhã só um grande azar não não transforma aquela humidade em precipitação. Teoricamente há condições para nevar parte da madrugada e toda a manhã.

E esquecendo as sondagens, olhando para as cartas do GFS, dizem a mesma coisa:

gfspit2cn042.png


gfspiprec048.png


Mesmo outras cotas de outros sites estão iguais:

4235.gif



Claro que ainda pode mudar qualquer coisa no GFS
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Está tudo a falar de neve e cotas, mas se esquecem quanto é que vai cair de precipitação no Algarve, e que poderá dar boas quantidades(finalmente):).
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Com a entrada da frente vai nevar em cotas acima dos 600m 700m embora não podemos pedir acumulações pois a cota sobe bruscamente mas la esta voltamos a mesma conversa depende da capacidade das localidades reterem mais ou menos frio com a entrada do sector quente da frente.
Isto é tudo uma caixinha de supresas portanto resta esperar e fazer nowcasting :D

Já agora vejam a reportagem que esta a passar na tvi :rolleyes:
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Passei o dia todo fora de casa...
Estava a jantar e qual não é o meu espanto, ouço a Clara de Sousa dizer no jornal da Sic que o IM prevê queda de neve acima dos 300metros!! :shocking:
Bem... o IM nunca preveu queda de neve tão baixa... Fui ao site do IM e eles mantêm-se 400metros...
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Temperatura actual -3º
Em relação aos modelos e á sua previsão acho que para a minha terra poderei contar com neve para a madrugada de quarta feira sendo mais frequente no periodo compreendido entre as 5/7 da manhâ, apartir da madrugada a cota de neve irá subindo (1200m por volta do meio dia, 1400m para o final da tarde).
Acho que será este o cenário mais previsivel. Neve em locais acima dos 400m, poderá acontecer mas num periodo de tempo curtissimo e só em locais do interior centro e norte.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bem se não fosse a Run das 18 ficaria entusiamado...já viram a nova entrada fria que mostram para Sábado? Talvez tudo dependa da forma com a massa de ar frio se vai comportar quarta-feira em relação à massa de ar húmido e quente que virá de sudoeste...talvez o resultado desse confronto sirva para análises futuras...
 

frusko

Cumulus
Registo
30 Jan 2009
Mensagens
158
Local
fafe
Frio: Protecção civil alerta para a formação de gelo nas estradas e recomenda cuidados na condução
14 de Dezembro de 2009, 19:05

Lisboa, 14 Dez (Lusa) - A Protecção Civil alerta para a formação de gelo nas estradas de quase todo o país, sobretudo na madrugada de quarta-feira, recomendando cuidado na condução e o transporte de correntes de neve na viatura.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para as próximas madrugadas uma progressiva descida da temperaturas mínimas, que podem continuar a atingir valores abaixo dos zero graus.

Segundo o IM, as temperaturas baixas vão registar-se sobretudo na madrugada de quarta-feira, quando poderá ocorrer também precipitação, o que cria condições para a formação de gelo nas estradas em quase todo o país.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Uma pergunta!

Essa chuva ou neve acima dos 400 metros é só para o centro e sul? O Norte não vai ser atingido?! Estará prevista queda de neve nos arredores de Braga, refiro-me ao monte sameiro, falperra e bom jesus.

Agora uma outra pergunta um pouco off topic. Tendo em conta que na ilha do Pico cai neve, não entendo pq que o IM nunca faz referencia a isso nos seus boletins, visto que o faz para os Picos da Ilha da Madeira. Que eu saiba na madeira na maioria das vezes só deve nevar mesmo no topo do Pico Ruivo e do Areeiro ou seja a 1800 metros, quanto muito a 1600 ou 1700. Ora na montanha do Pico as cotas devem andar mais ou menos por essas altitudes durante o inverno e por vezes até mais baixas (1300 a 1600 m), podendo mesmo em ocasiões especial descer aos 1000 ou 900 metros. Qual é a razão de não porem nas previsões o seguinte por exemplo:"Grupo central, aguaceiros que serão de neve ou poderão ser de neve no Pico acima dos 1800, 1900 etc"?
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boa noite

O que me traz aqui a este fórum (já passei pelo tópico das apresentações), é o vicio por meteorologia ;).

Adoro o inverno, e como tal decidi marcar umas mini férias antes do natal com a minha esposa, no norte do pais. Mais concretamente Bragança (5ª a 6ª feira) e Outeiro (+/- 18 Km's de Montalegre), no Geres.
Gostaria de saber a possibilidade de nevar nesta ultima localidade, entre 6ª feira e 3ª feira.
Tenho acompanhado alguns modelos (no freemeteo, meteograma para 7 dias e o GFS), e têm variado muito. Penso que já não irei ter essa sorte:(, embora apareça por lá essa vaga possibilidade no meteograma.
Em todo o caso gostava de ouvir a vosso opinião, em especial do Vince (peço desculpa aos restantes membros). É uma pessoa da qual admiro os seus conhecimentos e os seus comentários realistas.

Cumprimentos a todos e que os próximos dias sejam de felicidade para todos :)
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Uma pergunta!

Essa chuva ou neve acima dos 400 metros é só para o centro e sul? O Norte não vai ser atingido?! Estará prevista queda de neve nos arredores de Braga, refiro-me ao monte sameiro, falperra e bom jesus.

Agora uma outra pergunta um pouco off topic. Tendo em conta que na ilha do Pico cai neve, não entendo pq que o IM nunca faz referencia a isso nos seus boletins, visto que o faz para os Picos da Ilha da Madeira. Que eu saiba na madeira na maioria das vezes só deve nevar mesmo no topo do Pico Ruivo e do Areeiro ou seja a 1800 metros, quanto muito a 1600 ou 1700. Ora na montanha do Pico as cotas devem andar mais ou menos por essas altitudes durante o inverno e por vezes até mais baixas (1300 a 1600 m), podendo mesmo em ocasiões especial descer aos 1000 ou 900 metros. Qual é a razão de não porem nas previsões o seguinte por exemplo:"Grupo central, aguaceiros que serão de neve ou poderão ser de neve no Pico acima dos 1800, 1900 etc"?

A razão deve ser por as previsões para os Açores serem feitas na Região e não entenderem(?) ser necessária essa informação.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Está tudo a falar de neve e cotas, mas se esquecem quanto é que vai cair de precipitação no Algarve, e que poderá dar boas quantidades(finalmente):).

Ora nem mais psm!
Eu esta tarde postei nesse sentido, na previsão, a meu ver, virtualmente impossível de nevar em Monchique/Caldeirão e na possibilidade de o litoral do sotavento algarvio ver, finalmente, precipitações superiores a 10mm. Esta frente do quadrante sul, com ventos de SE e um CAPE/LI razoáveis associados, traz condições favoráveis quer a algum aguaceiro moderado/intenso mais localizado, quer a algumas trovoadas! Esperemos que assim seja! :thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.