Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Na actualização da meia-noite... quase todo o país perto dos 0ºC... é possível escapar à geada nalguns sítios do litoral centro e sul. Noite mais interessante do que eu esperava... :)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Mas que animação. Que gosto dá, ver estas páginas assim tão preenchidas.
Que prazer, ver esta " precipitação " de posts com "acumulação"...
E que qualidade informativa em alguns deles... ( bem hajas Vince) .
Sim senhor. Este foi mais um bom dia para este tópico que,
apesar de ter algum " acentuado aquecimento diurno" em posts "desabrigados",conseguiu manter-se num nível de informação, porque não dizê-lo, de excelência,face "às condições favoráveis para a ocorrência de ruídos desinformativos " sempre que situações meteorológicas deste tipo se aproximam.
Esperemos que a partir de amanhã os outros tópicos de seguimento por regiões,comecem a tirar protagonismo a este.
Desde logo com os relatos de alguma chuva de lés-a-lés , alguma neve em cotas um pouco abaixo dos locais habituais e depois mais chuvas generalizadas (Algarve incluído , ( será desta?), lá para sexta/sábado sempre com o frio "a rondar"...
Não está mau...isto ( o Inverno), está a começar bem...
Sim. Ele , ainda está só a começar...
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Uma pergunta!

Agora uma outra pergunta um pouco off topic. Tendo em conta que na ilha do Pico cai neve, não entendo pq que o IM nunca faz referencia a isso nos seus boletins, visto que o faz para os Picos da Ilha da Madeira. Que eu saiba na madeira na maioria das vezes só deve nevar mesmo no topo do Pico Ruivo e do Areeiro ou seja a 1800 metros, quanto muito a 1600 ou 1700. Ora na montanha do Pico as cotas devem andar mais ou menos por essas altitudes durante o inverno e por vezes até mais baixas (1300 a 1600 m), podendo mesmo em ocasiões especial descer aos 1000 ou 900 metros. Qual é a razão de não porem nas previsões o seguinte por exemplo:"Grupo central, aguaceiros que serão de neve ou poderão ser de neve no Pico acima dos 1800, 1900 etc"?

Pois é amigo, ora aí está uma grande verdade!

Na ilha do Pico neva muito mais sem sombra de dúvida no que na Madeira, ou quando muito e em condições pontuais em S.Miguel a 1105 metros de altitude, mas mesmo assim o IM "prefere omitir" a queda de neve nos Açores sabe lá Deus porquê...O que nos vale é que ao menos as fotos e as webcams não nos deixam mentir!

E não é apenas em relação à neve. Por exemplo ventos na ordem dos 100km/h ou ondulação de 5-6metros o IM prefere colocar a Madeira em alerta laranja (valha-nos Deus), quando ainda essa semana toda tivemos ondulação a rondar esse mesmo valor ou mais até, e os Açores tiveram sempre o alerta verde... ou seja sem alerta :lol: e o mesmo se aplica para os ventos..

Por isso que eu sempre digo que nunca me fiei nesses alertas do IM do continente português em relação aos Açores. Ao contrário opto pelas previsões locais que ao menos são sempre mais seguras e fidedignas.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Previsão significativa do IM para a manhã de amanhã...:w00t:

95202216.jpg
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Por isso que eu sempre digo que nunca me fiei nesses alertas do IM do continente português em relação aos Açores. Ao contrário opto pelas previsões locais que ao menos são sempre mais seguras e fidedignas.

Com o devido respeito, na minha opinião o pessoal do IM não passam de uma cambada de "amadores"! Prefiro orientar-me pelas imagens de satelite ou por outras fontes Internacionais, que no meu entender são mais fiáveis e são muito mais despachados nas actualizações...:thumbsup:

cumps
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois é amigo, ora aí está uma grande verdade!

Na ilha do Pico neva muito mais sem sombra de dúvida no que na Madeira, ou quando muito e em condições pontuais em S.Miguel a 1105 metros de altitude, mas mesmo assim o IM "prefere omitir" a queda de neve nos Açores sabe lá Deus porquê...O que nos vale é que ao menos as fotos e as webcams não nos deixam mentir!

E não é apenas em relação à neve. Por exemplo ventos na ordem dos 100km/h ou ondulação de 5-6metros o IM prefere colocar a Madeira em alerta laranja (valha-nos Deus), quando ainda essa semana toda tivemos ondulação a rondar esse mesmo valor ou mais até, e os Açores tiveram sempre o alerta verde... ou seja sem alerta :lol: e o mesmo se aplica para os ventos..

Por isso que eu sempre digo que nunca me fiei nesses alertas do IM do continente português em relação aos Açores. Ao contrário opto pelas previsões locais que ao menos são sempre mais seguras e fidedignas.


Como já foi referido por outros, provavelmente tem a ver com a realidade social das montanhas da Madeira e a do Pico. Que não são comparáveis, na Madeira há vias de comunicação importantes que atravessam a montanha, há populações, e ainda o turismo, todos os dias devem andar centenas senão milhares de turistas a caminhar nos montes e levadas na Madeira, sendo relativamente frequentes os problemas causados pelas mudanças de tempo.

Relativamente ao vento e ondulação, é diferente o risco numa zona mais habituada a ela (Açores), tal como no continente é diferente o risco de teres determinada temperatura muito fria em Bragança ou em Faro.

Mas nestas coisas, nada como se dirigirem directamente ao IM e exporem as vossas razões, de forma civilizada, é assim que se ajuda a melhorar o que se pensa estar mal.
 

raposo_744

Nimbostratus
Registo
14 Out 2008
Mensagens
695
Local
Alváres - Góis
Como já foi referido por outros, provavelmente tem a ver com a realidade social das montanhas da Madeira e a do Pico. Que não são comparáveis, na Madeira há vias de comunicação importantes que atravessam a montanha, há populações, e ainda o turismo, todos os dias devem andar centenas senão milhares de turistas a caminhar nos montes e levadas na Madeira, sendo relativamente frequentes os problemas causados pelas mudanças de tempo.

Relativamente ao vento e ondulação, é diferente o risco numa zona mais habituada a ela (Açores), tal como no continente é diferente o risco de teres determinada temperatura muito fria em Bragança ou em Faro.

Mas nestas coisas, nada como se dirigirem directamente ao IM e exporem as vossas razões, de forma civilizada, é assim que se ajuda a melhorar o que se pensa estar mal.

:thumbsup:
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Como já foi referido por outros, provavelmente tem a ver com a realidade social das montanhas da Madeira e a do Pico. Que não são comparáveis, na Madeira há vias de comunicação importantes que atravessam a montanha, há populações, e ainda o turismo, todos os dias devem andar centenas senão milhares de turistas a caminhar nos montes e levadas na Madeira, sendo relativamente frequentes os problemas causados pelas mudanças de tempo.

Relativamente ao vento e ondulação, é diferente o risco numa zona mais habituada a ela (Açores), tal como no continente é diferente o risco de teres determinada temperatura muito fria em Bragança ou em Faro.

Mas nestas coisas, nada como se dirigirem directamente ao IM e exporem as vossas razões, de forma civilizada, é assim que se ajuda a melhorar o que se pensa estar mal.

Não sei se tens conhecimento mas no Pico existe a casa da montanha a 1300/1400 metros de altitude. E tem estradas que atravessam a montanha a mais de 1200 metros, altitudes onde muitas vezes neva durante o inverno. Acho que se justificaria essa informação. Por exemplo o ano passado com a vaga de frio fizeram referencia para a queda de neve aqui para S. Miguel acima dos 1000 metros e que eu saiba, o unico local acima dos 1000 m na ilha é o Pico da Vara, que não tem acesso de carro ao topo, apenas caminhos pedestres normalmente apenas usados mais no verão pelos turistas, logo tb não se justificava a informação neve naquela altura, pois como digo naquele ponto da ilha nao existe circulação automovel e os turistas de inverno sao em numero reduzido.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não sei se tens conhecimento mas no Pico existe a casa da montanha a 1300/1400 metros de altitude. E tem estradas que atravessam a montanha a mais de 1200 metros, altitudes onde muitas vezes neva durante o inverno. Acho que se justificaria essa informação. Por exemplo o ano passado com a vaga de frio fizeram referencia para a queda de neve aqui para S. Miguel acima dos 1000 metros e que eu saiba, o unico local acima dos 1000 m na ilha é o Pico da Vara, que não tem acesso de carro ao topo, apenas caminhos pedestres normalmente apenas usados mais no verão pelos turistas, logo tb não se justificava a informação neve naquela altura, pois como digo naquele ponto da ilha nao existe circulação automovel e os turistas de inverno sao em numero reduzido.

Sei, conheço ambas as realidades, já estive no Pico uma vez e várias nas montanhas da Madeira.
Como disse, é a população interessada que se deve mexer, podem começar por fazer chegar as vossas impressões ao IM directamente:

Formulário de contacto:
http://www.meteo.pt/pt/siteinfo/contactos.jsp

Instituto de Meteorologia
Rua C do Aeroporto
1749-077 Lisboa, Portugal
Telefone (351) 218 447 000
Fax (351) 218 402 370
 
Estado
Fechado para novas mensagens.