Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Por isso que eu sempre digo que nunca me fiei nesses alertas do IM do continente português em relação aos Açores. Ao contrário opto pelas previsões locais que ao menos são sempre mais seguras e fidedignas.


Tenho apenas a informar que os "alertas" nos Açores são da competência e responsabilidade do I.M. Açoreano...Hoje na Nordela no passado em Santa Maria.
Cumpts
 


*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Alo a todos! Alguem me sabe dizer a que horas saem os avisos da protecção ciivil? Não consigo encontrar essa info no site do IM. Pode parecer excesso de zelo, mas queria saber se me devo preocupar com o tempo logo de madrugada, de manha e se se trabalha amanhã (lolol).

cumprimentos


Os do IM já saíram!! Alerta amarelo para neve acima dos 400 metros, a partir das 00 horas.
Pelo sim, pelo não, levo trabalho para casa hoje, para o caso de amanhã não poder vir!! LOL
 

Y2KBOY

Cirrus
Registo
21 Fev 2009
Mensagens
8
Local
SANTO TIRSO
so uma pequena pergunta!

alguem me sabe dizer porque é que no site http://www.meteociel.fr/ alguns dos modelos deixaram de funcionar?

a imagem simplesmente nao aparece!! está a acontecer a mais alguem?

alguem me sabe dizer outro site onde encontre os mesmos modelos ou semelhantes?
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Bom, essa previsão do ECM para toda a semana de Natal é incrível! Acho que vou arranjar um barco! Ainda por cima o GFS está mais ou menos de acordo. Que depressão enorme! Alguém consegue calcular a partir dos modelos qual o total de precipitação que prevêem desde amanhã até dia 26?
 

Y2KBOY

Cirrus
Registo
21 Fev 2009
Mensagens
8
Local
SANTO TIRSO
cá para mim ainda vai haver surpresas ainda hoje aqui para o norte!!

a frente aproxima-se rapidamente, e ao frio que está instalado , penso que a chuva (neve) vai apanhar o frio antes de ele ter tempo de sair!!

alguem me pode dizer o que se passa com o site www.meteociel.fr?:sad:
 

Y2KBOY

Cirrus
Registo
21 Fev 2009
Mensagens
8
Local
SANTO TIRSO
:thumbsup:vá!acreditem que é posivel:D

todos se lembram do "nevão" do inicio do ano!? pois bem!!aqui no monte da assunção (450+-) passado dois dias desse nevão, deu-me na telha e fui la, la para o final do dia... e não é que nevou!!não acumulou porque tinha muita agua ja no chão, mas podem querer que ela caiu e bem durante uma hora...

infelizmente estava sozinho....

acreditem que tudo é possivel
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Onde estão a ver a previsão de precipitação do ECMWF?

Clica no mapazinho do canto superior esquerdo da homepage.

Afinal fiz eu o cálculo: cerca de 140mm aqui para a zona de Lisboa desde amanhã até dia 25, tanto pelo ECM como pelo GFS, que batem certo, e mais 40mm pelo GFS até 27. Claro que sei que isto não é para ser levado à letra, mas sempre é uma tendência clara...:rain:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Vendo os valores do GFS da temperatura a vários níveis, às 18h, o ponto mais próxima de Lisboa tem aos 925hPa 4º, aos 850hPa 6º, portanto uma inversão importante.. Mesmo ar quente a entrar nos níveis médios.
O freezing level está perto dos 700hPa, onde estarão 0º..

Se houver neve em cotas médias/baixas por estas paragens, eu passo a acreditar em milagres! :p
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Onde estão a ver a previsão de precipitação do ECMWF?

O ECMWF não tem o output de precipitação, essa previsão de muita chuva para o Natal é apenas um interpretação dos outros dados fornecidos pelo modelo. Para essa altura, o ECM coloca uma potente depressão a noroeste da península que nos iria deixar muita chuva e vento.

No entanto, o IM tem um output de precipitação baseado no ECM, mas apenas para curto/médio prazo.

EDIT: Ao que parece, no site no oficial do ECMWF, há mesmo um mapa onde se consegue ver a precipitação, como diz o seqmad. Estava-me apenas a referir ao Meteociel, peço desculpa.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já saiu a sondagem de hoje, e infelizmente confirma temperaturas negativas apenas aos 3013 metros. A sondagem até está ligeiramente pior que o previsto ontem, ou por diminuição do frio, ou devido a uma pequena antecipação da superfície frontal.

850hPa 3.8 vs 3.2 (previsão ontem)
500hPa -15.9 vs -16.4 (previsão ontem)

Mesmo contando com arrasto de frio de níveis mais altos com a precipitação e com a sobrevivência da neve ao longo de mais de mil metros positivos, parece-me difícil haver surpresas de cotas baixas nesta região e todo o sul.


sondagem.gif


sondagem2.gif
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não gosto de comentar previsões a médio prazo mas a próxima semana promete:rain::) São previsões espectaculares...
Talvez acabasse com a seca que ainda se regista na zona sul do nosso país e desse alegrias ao membros algarvios deste fórum que andam há semanas e semanas em desespero total;)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Pelo Sat24 parece evidente que a chegada da instabilidade vai acontecer mais cedo que o previsto.
Penso que pela hora de jantar já estou a fazer nowcasting :thumbsup:
Esperemos que a linha de instabilidade que vem da Madeira se mantenha activa. E ao chocar com esta massa de ar frio até pode ocorrer alguma surpresa localizada.
Como já foi dito, a precipitação deve começar pelo barlavento algarvio.
Esta situação parece-me propícia a fenómenos convectivos, e acho que é desta que ultrapassamos os 10mm diários no litoral do sotavento algarvio, acompanhados de vento forte de sul e possibilidade de trovoadas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.