Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Por aqui o céu já está completamente coberto.E continua bastante frio.Se o IM pôs Castelo Branco em Alerta amarelo pela possibilidade de queda de neve acima dos 400m, acredito que por cá aconteça o mesmo, pelo menos em S.Mamede. !!!
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Previsão da AEMET para amanhã na Península:

EN LA VERTIENTES ATLANTICA Y CANTABRICA DE LA PENINSULA, CEUTA Y MELILLA, PRECIPITACIONES DEBILES O LOCALMENTE MODERADAS, QUE SE IRAN EXTENDIENDO DESDE EL SUROESTE Y OESTE HACIA EL NORESTE A LO LARGO DEL DIA, CON PROBABILIDAD DE QUE LLEGUEN A SER LOCALMENTE FUERTES EN PONTEVEDRA; PODRAN EXTENDERSE AL RESTO DE LA PENINSULA, CON MENOS PROBABILIDAD CUANTO MAS AL ESTE.
COTA DE NIEVE: EN LA MITAD NORTE Y ZONA CENTRO, 100 A 300 M SUBIENDO A PARTIR DE LA TARDE A 400M EN PIRINEOS, 600 A 1300M EN LOS SISTEMAS CANTABRICO E IBERICO, 1500 A 1700M EN EL SISTEMA CENTRAL; EN ANDALUCIA, DE 1600 M SUBIENDO POR ENCIMA DE 1900 M.


Razões que aponto para a possibilidade de neve a cotas baixas no interior: acumulação de ar frio junto ao solo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Espero que não levem a mal pois não é uma critica mas acho que este modelos estão passados dos carretos de vez:surprise:
o GFS depois do ECM ter posto 960 a Noroeste de Portugal tb ele coloca imagine-se 960 hpa a noroeste de Portugal mas perto da Galiza !!
Neste momento garantido apenas é que amanhã está de chuva e quinta de sol ... o resto não se sabe onde e quando !!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
O GFS está remodelado, a primeira impressão que tenho é que agora tem melhor definição, vamso ver se também conseguirá ser mais apurado que os outros modelos :D (vou tentar ver que mudanças foram introduzidas no novo GFS)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja


mais logo é possível nevar no Montejunto?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O GFS está remodelado, a primeira impressão que tenho é que agora tem melhor definição, vamso ver se também conseguirá ser mais apurado que os outros modelos :D (vou tentar ver que mudanças foram introduzidas no novo GFS)

A resolução é a mesma, implementaram a paralela hoje.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Desejo a todos que vejam neve ainda hoje aí em Portugal!
Pelo menos para aqueles acima dos 400 metros há hipóteses, para lá de Braga, Viseu, Guarda, Bragança, Castelo Branco...
A frente a SW e as células já estão a entrar....
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Olha para te responder a essa questão sinceramente não sei mas eu vou lá estar.

Estou com grandes expectativas para hoje.

:thumbsup:

Sinceramente não percebo como é possível estar-se com expectativas com a situação sinóptica prevista mas vocês é que sabem. Uma frente de SW não dá neve em locais pouco habituais, por muito ar frio que esteja instalado previamente.

À altitude a que está o Montejunto só acredito em neve no interior norte e mesmo assim com algumas reservas.
 

chuvinha

Cirrus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
26
Local
Amadora
Uma perguntinha aos expert cá do fórum: a chuva que se prevê para amanhã , em Lisboa , é forte, moderada ou forte? eo vento? obrigada desde já pelas respostas a uma frequentadora assidua do forum, mas que não entende nada de meteorologia....:rolleyes:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.