1. Devido ao upgrade do modelo GFS para o v16 e resultantes mudanças de parametrização, as cartas estão temporariamente indisponíveis. Meteogramas já disponíveis!
    Seguimento Meteorológico: Litoral Norte | Interior Norte e Centro | Litoral Centro | Sul | Açores e Madeira | Livre
    Previsões: Curto prazo: até 3 dias | Médio prazo: até 2 semanas | Longo prazo: mensal e sazonal    (Regras e links úteis nos 1ºs posts)
     Twitter |  Facebook | Avisos IPMA/Alertas ANPC

Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Agreste 29 Nov 2009 às 19:07.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Estou com a impressão que alguém aqui anda a chamar a tudo o que mexe nas latitudes ao nível do Reino Unido e respectiva Europa do Norte ,de Siberiana, mas se calhar é impressão minha :huh:
    para ser siberiana tem que vir o frio das latitudes lá mais dos países de Leste nomeadamete Ucrania, Russia, ect ...
    Existe um outro que é o Anticiclone ao nível polar, sendo que normalmente funciona de forma interligada com o Anticiclone Açoriano e normalmente ainda com uma depressão mais a leste de nós (na zona mais leste de Espanha), para criar uma fluxo de forte e muito frio de Norte !!
    O que por vezes acontece é existir (embora raro) e uma junção dos anticiclones polar (na zona da Gronelãndia) com o Anticiclone siberiano (na zona da escandinávia (aconteceu na segunda quinzena de dezembro) criando em toda a Europa do Norte um tempo extremamente frio !!

    Tal como já foi aqui dito um fluxo frio Siberiano não funciona bem com neve porque antes teria que vencer as montanhas altissimas Espanholas .... hum não me cheira !!
    Um fluxo frio Siberiano costuma ser frio e seco, mas pode acontecer haver por exemplo um choque de camadas fria e mais quentes proveniente de Oeste e dar origem a neve, mas isso é episódeos de muito curta duração !!
    ( 1 ou 2 dias ) no máximo ....
    O tempo neste momento é de chuva ...... e neve na Serra da Estrela
     
  2. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora


    Correcto:thumbsup:!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Quanto à água, concordo com o David, no norte a água já sai por tudo o que é poros, não tem lógica querer resolver problemas numa região afogando outra. Um intervalozinho acho que era bem vindo e penso que até seria saudável para as terras e própria produção agrícola.
     
  4. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / Portel
    Claro que não é uma semana de chuva que acaba com a seca, nem foi isso que eu disse. O que disse foi que era benéfico que houvesse um interregno anticiclónico de cerca de uma semana para permitir uma recuperação da capacidade de infiltração dos solos. Até para evitar cheias. E é óbvio que um terreno saturado não absorve tanta água como um terreno seco. É evidente, qualquer criança na praia pode verificar isso. Encha um balde com areia seca, outro com areia molhada, coloque a mesma quantidade de água e veja o que acontece. Os poros dos solos estão neste momento preenchidos na sua quase totalidade por água, enquanto que em períodos secos estão quase todos preenchidos por ar, logo há nessas condições mais espaço para a água circular.

    Se em Janeiro não houve siberiana, não sei o que lhe chamar. Fluxo de nordeste originado por um anticiclone centrado na Dinamarca, que na sua circulação trouxe uma depressão em altitude, que ao chegar à Península foi barrada pelo anticiclone atlântico, sendo obrigada a deslocar-se para sul, afectando todo o país. Mas a origem da massa fria é claramente siberiana.

    EDIT: Há dois tipos distintos de entradas frias. As polares marítimas e as polares continentais. As polares continentais são referidas na gíria como 'siberianas', não por virem directamente da Sibéria, mas por terem características semelhantes às massas de ar de lá. Não faz sentido designar todas as entradas frias com o sítio de onde provêm. Olha lá vem uma dinamarquesa. Para a semana é uma báltica,

    O Joe Bastardi tem a mania de sempre que há frio no Reino Unido e na Alemanha dizer que está frio em toda a Europa. Vai de facto a Europa Oriental e até mesmo a Alemanha e o UK estar afectada por uma onda de frio, mas a França, Ibéria e Itália estarão sob a influência atlântica.
     
  5. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Falando em termos gerais ... sim !!
    Mas claro que tb depende muito do tipo de solos !!
    Por exemplo no Alentejo parece-me (devido ao tipo de solos) que o nível de absorção é muito menor do que no Norte e Algarve por exemplo devido ao tipo de solo caracteristico .... digo eu, mas deixo isso para os especialistas !!
    Um terreno bastante vegetativo tb tem uma capacidade de absorção extremamente maior do que um terreno árido .... Percebe-se o porquê ou não ??
    Mas isto já é quase como analisar todos os problemas da: relva do Estádio de Alvalade lmao::lmao::lmao:
     
  6. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Falando em termos de previsão ... mudou o meteorologista de serviço mudou a previsão significativa e o que estava colocado em chuva forte na Segunda e Terça foi colocado chuva moderada excepto na Segunda para o Norte ...
    Acho que faz mais sentido ....
    É verdade que poderão existir alguns periodos de chuva intensa em todo o país, mas parece-me no geral a chuva será em 90% dos periodos moderada !!
     
  7. psm

    psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2007
    Mensagens:
    1,509
    Local:
    estoril ,assafora



    Escreve em solos mas se esquece dos aquiferos, em que as rochas demoram muito tempo na sua absorção, é um processo lento e demorado, e é assim no clima mediterraneo de extremos, são estes anos de abudancia em agua, que repôem os aquiferos para os anos de seca.

    Que escreva que é o tipo de precipitação (forte) seja o problema, ai concordo, isto porque antigamente havia mais dias com precipitação mais fraca, e prolongada nos dias.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / Portel
    Mas é mesmo por isso que os solos precisam de recuperar. A água que se infiltra percorre verticalmente a camada de solo e ao chegar à rocha ou ao solo menos poroso a sua velocidade diminui, logo a camada superficial fica saturada e não absorve quase nada. Por isso mesmo que não chova durante uma semana continua a haver afluência de água aos aquíferos, pois a água presente no solo continua lentamente a atravessar a rocha.
     
  9. filipept

    filipept
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    11 Out 2006
    Mensagens:
    492
    Local:
    Bico-Amares-Braga
    Aqui pela zona já se nota nas rochas a precipitação dos ultimos tempos. Ontem fui até um monte aqui perto e já vi as rochas molhadas, mesmo com um dia de sol como o de ontem. Mas por aqui a precipitação não costuma ser problema. Moro numa freguesia nas margens do rio Homem, os meus avós tinham(agora herdeiros) terrenos junto ao rio e ainda não vi cheias como costumavam acontecer.

    Relativamente ás previsões, não concordo com a ideia de que o sector privado trabalhe só para vender. Prefiro a ideia de que trabalha melhor porque é mais exigente, e se falhas terás de justificar muito bem porquê ou enfrentar as consequencias.
    Obviamente que todos podem falhar nas previsões a longo prazo (se não conseguimos acertar a 24h!!), porque são isso mesmo, previsões.
    A realidade, para já, é que o Joe Bastardi acertou. Ainda estamos no inicio do inverno, mas podem ver aqui o que previa o metoffice http://uk.reuters.com/article/idUKTRE5AQ1JW20091127

    Como já todos reparamos, os modelos tem estado a mudar constantemente, isto porque talvez não estivessem 'habituados' a estas situações. No entanto acho que o GFS tem estado mais activo (isto de ter 4 runs por dia pode ter as suas desvantagens mas também tem as suas vantagens).

    Já tivemso uma entrada bem fria modelada para o inicio do ano, entretanto amaciaram um pouco esse frio, porém ninguém poderá afirmar com certezas que não a voltarão a colocar. O que parece certo é a ultima semana do ano com muita chuva.
     
  10. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / Portel
    Mas o mais interessante nos próximos dias nem deverá ser a chuva, que só deverá criar problemas pela sua persistência, mas que não deverá ter uma grande intensidade, mas a ondulação de sudoeste. Com a intensidade dos ventos e o enorme fetch, praticamente desde os Açores, poderemos ter registos interessantes de altura das ondas.
     
  11. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,451
    Local:
    Olhão (24 m)
    Eu tenho um terreno e mesmo com a chuva desta semana, não tem nenhuma água há de cima nem poças sequer. Como é que podem dizer que os terrenos estão saturados no Algarve, que bastou 24 horas sem chuva e muitos terrenos que tinham água ela desapareceu num ápice. Tal como o psm disse são estes dias continuados de chuva que repõem os aquíferos, basta fazerem essa pergunta a qualquer pessoa que trabalhe nas àguas que dizem logo, para que as condições de um Aquífero sejam repostas e no Algarve principalmente devido ao seu clima, é preciso que chova abundantemente durante muitos dias. As condições estão óptimas para os aquíferos principalmente o Aquífero Querençs-Silves, e assim espera-se que continue a chover, se ele parar não vai parar uma semana mas sim meses como é hábito, e farto de seca está o Algarve. Basta terem um mês chuvoso esquecem-se logo o passado, e o défice de precipitação que temos tido, o último mês chuvoso no Algarve foi o Setembro de 2008. Por isso, até dia 10 de Janeiro espero que ela caia no Algarve, isto basta fazer um dia de sol e a água evaporasse toda. Aqui, o Dezembro está a ser chuvoso mas muito longe do Dezembro de 1992 com 424 mm e ainda mais longe dos 560 mm em 1989, por isso, a precipitação não tem sido nada de outro mundo.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. ferreira5

    ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Mar 2007
    Mensagens:
    1,925
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Venha a chuva e neve...que afinal estamos no Inverno!
    Se não for agora quando é que virá?
     
  13. iceworld

    iceworld
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Dez 2007
    Mensagens:
    1,052
    Local:
    coimbra ( 85m )
    Nunca aqui escrevo pois não tenho conhecimentos suficientes para fazer previsões.
    Mas devo dizer-vos que na minha opinião este tópico( que é dos meus preferidos) se tem tornado muito aborrecido de acompanhar pois sistematicamente se tem abordado e discutido outros assuntos que não o de Seguimento Previsão do Tempo e Modelos

    Desculpem o off- topic e boa continuação ;)
     
  14. blood4

    blood4
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Nov 2009
    Mensagens:
    156
    Local:
    Ponte de Lima
    o ferreira5 tem razão
    esta é a altura da chuva pois o inverno normal é assim
    intervalo ja houve ontem com ceu limpo em todo o pais
    acho que nao se pode pedir mais xD
    agora vamos é aproveitar os proximos dias que parecem ser de festa :D
     
  15. godzila

    godzila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    2 Nov 2008
    Mensagens:
    539
    Local:
    Barragem de santa luzia -600m
    Pois é amigos isto desta vez não sei no que vai dar, os modelos trocarão de lugar, o freemeteo não prevê neve, que até costuma prever neve de mais, o modelo numérico do meteopt baseado no gfs dá neve para aqui, que não costuma dar neve nem á lei da bala .
    Agora não sei o que dizer será que vai mesmo nevar dia 31.12 2009 e 1.1 2010? Era muito bom para animar a festa.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página